sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Previsões para a virada de 2021 para 2022 E as previsões para os signos

Por Ana Lúcia Dias, Galadriel Astrologia Cármica e Psicológica

Vamos ver como será a virada para o ano de 2022.

Em primeiro lugar temos de agradecer a força de Deus por estarmos passando por mais uma virada de ano. Enquanto tanta gente como a gente não terá a família como antes… Nem que você passe sozinho, em função da distancia, não é bom pegar ônibus de viagem neste período da variante ômicron, em função dela ser de alta transmissibilidade. Todo o cuidado é pouco.


Não existe essa história da Lua minguante, minguar o que você desejar. Nós já tivemos outras viradas de ano com a Lua minguante e as pessoas casaram-se, tiveram trabalhos melhores, quer dizer, vamos deixar a Lua iluminando o céu de acordo com as fases dela.


Mas vamos às previsões para a virada desse ano que não foi fácil para ninguém.


Neste ano teremos o ascendente Libra, o que nos trará a Justiça e equilíbrio necessários para sabermos como agir, o que podemos ou não fazer em relação ao impedimento das aglomerações mesmo em família. Estaremos muito mais atentas(os) a esta questão. Ao mesmo tempo, mais sensuais e belas(os), de branco ou azul não importa a cor. Escolha um perfume que lhe agrada, o cheiro suave e agradável é muito importante para o ascendente do ano, Libra.


Teremos a Lua em Sagitário, que indica um ano novo com perspectivas muito boas para quem está pensando em viajar ou estudar, programe-se algum curso para fazer mesmo que seja online para aprimorar sua profissão para conseguir a capacitação necessária para crescer profissionalmente ou já pensando em um futuro bem próximo.


Teremos o Sol em Capricórnio, o que nos faz querer ficar perto de nossa família, especialmente da mãe. Agora, se ela não estiver mais entre nós, pense nela com muito carinho e com certeza, você se lembrará muito dela, do que ela sentia em relação ao ano novo, o que ela fazia para agradar. Peça a benção dela, que de onde ela estiver, ela te abençoará. Mesmo que você esteja longe, aproveite as chamadas de vídeo via whatsapp e fale com ela, não se esqueça que ela te carregou antes de nascer por 9 meses.


E não esqueça-se também do seu pai, que determinou seu sexo, ele é importante também, você tem parte dele ou na fisionomia ou então no comportamento… Você é parte dos dois. E se ele ficou feliz com a notícia e acompanhou a gravidez dando a sua mãe todo carinho, se deu a ela, deu a você também.


Agora se você não tem seus pais biológicos, mas foi acolhida(o) por outros pais, que te dão carinho deve ficar ainda mais feliz por ser um(a) filho(a) do coração.


Vênus retrógrada em Capricórnio o que indica uma certa insegurança em demonstrar todo o amor que você tem dentro de você e que durante esses dois anos ficou guardado. E a vontade de exercer proteção a todas as pessoas que ama. Mas vá com calma! 


Marte em Sagitário mostra o seu poder de persuasão sobre as pessoas ou a situações que envolvam ação (Marte). Mas atenção naquilo que vai propor.  


Júpiter está transitando em peixes desde 30 de dezembro, o que propicia uma expansão de tudo o que faz bem. Que tal, dividir a ceia de Ano Novo com gente próxima, pode ser até um vizinho. Utilize sua criatividade neste dia. 


Saturno está em Aquário, o que propicia o prazer com responsabilidade e competência associada ao prazer em realizar suas tarefas cotidianas. Não estamos em um Ano Novo como foram os outros antes da pandemia. Ainda temos de cuidar de quem amamos. Explique para as crianças o porquê da máscara, use sua criatividade, propondo uma brincadeira com elas. 


Urano retrógrada em Touro - aprenda a ser mais impessoal na definição de suas necessidades e escolhas. Urano é o planeta da originalidade, inovação, trabalho em equipe. “Juntos somos mais fortes”. Esse deverá ser o lema deste ano que se inicia, no mundo todo.


Netuno em Peixes Você busca oportunidades e situações onde seja necessária(o). A maioria de seus sonhos e ambições envolvem outras pessoas. Então, vamos colocar seus e os nossos sonhos em prática.


Plutão em Capricórnio Quebre os velhos hábitos que a(o) levam de volta ao passado. Na verdade, você está experimentando uma transformação completa de sua Alma, para que de suas verdadeiras raízes, possa nascer uma nova flor. Plutão é conhecimento e as transformações a que todos nós temos de ultrapassar. 


Nós temos de pensar no futuro com esperança. Embora a economia esteja em baixa, no Produto Interno Bruto, o PIB estimado em 1,1% e o desemprego esteja em 12,9 milhões, o que requer um novo ministro da economia mais conectado com o mundo atual e o país um novo presidente. Nós vamos conseguir mudar esse cenário caótico tenha esperança, especialmente no povo brasileiro. Depende de cada um de nós!


Acreditando em nosso potencial, enquanto povo do Brasil e como recomenda Urano, um planeta que é a Renovação e a Coletividade: JUNTOS, SEMPRE SEREMOS MAIS FORTES!



Previsões para 2022 para o Signo Solar / nascimento e o Ascendente  (Determinado pelo dia, mês, ano, local e a hora do nascimento).

Mas é sempre bom lembrar que o Mapa Astrológico é pessoal e que a interpretação do mapa depende de outros planetas e de suas posições nas suas áreas de experiência.


Por Equipe Personare

"As datas mais importantes para sua vida, as tendências, os desafios e as oportunidades estão nas previsões para os signos em 2022." 

Feliz Ano Novo, Brasil

Fonte: whatsapp


”ESPERANÇA”

"substantivo feminino

"sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja”

Eu desejo para esse ANO NOVO

A cura para as doenças incuráveis,

A fortuna para a pobreza miserável,

O Amor para os corações partidos,

A coragem para os aflitos,

A redenção para os que se perderam. 

Porém são tantos desejos que eu não conseguiria escrever em dezenas de páginas e tentar definir a “esperança” com palavras é quase impossível. 

O que  desejo hoje para o país está muito além do que se poderia realizar. 

Mas mesmo assim desejo para todos nós a “Esperança” de um amanhã melhor, pleno de saúde, amor e alegrias em nossos Lares. 

Um Ano Novo cheio de Paz e “Esperança” em nossos Corações." 

Fonte: Ronaldo Blotta - Acupunturista, Homeopata e Integrativista.  

Fogos de artifício, quem sofre com eles?

Fonte: deputado estadual Duarte

Você sabia que um cão tem uma audição apurada + quatro vezes que a nossa. Quer dizer, enquanto para gente já é difícil ouvir os fogos de artificio, imagine para eles.

E o gato então que tem uma audição apurada em + de seis vezes que a nossa. Imagine, para um gato o que é ouvir esses fogos barulhentos.

Uma criança pequena também tem sua audição mais apurada que a nossa, porque diferente da gente, ela ainda não está acostumada à poluição sonora do dia-a-dia, como buzinas, som em automóveis, por sinal isso é proibido por Lei Federal. Som exagerados em  bares. O barulho mata! 

Vamos ter consciência e não soltar fogos que façam barulho. Já existem fogos silenciosos. Vamos preservar a vida!

Uma Bela Mensagem para 2022 - PRA VOCÊ

Fonte: Vanda Alves, escritora

"BRASIL - Imposto demais e retorno de menos"

 "As contribuições e taxas estão diretamente ligadas a prestação de algum serviço público (federal, estadual ou municipal). Como por exemplo taxas de iluminação pública, esgoto, etc. Já o imposto, pode ser definido como um encargo financeiro presente em todo tipo de bem de consumo, renda e patrimônio." Fonte: google

          Fonte: Slideplayer

Se você leitor reparar nas notinhas de supermercado ou qualquer loja de departamento, embaixo vem o imposto estadual e para a União/Governo Federal. No link abaixo tem em tempo real o quanto pagamos de impostos. Sem nenhum retorno.

Clique para ver ao vivo, o quanto pagamos de impostos, neste momento, para o país

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Daiara Tukano | #Provoca | Reapresentação 26/10/2021

Fonte: TV Cultura, SP

"Daiara Tukano, da tribo Tukano, autora do maior mural já produzido por uma artista indígena do mundo e destaque na 34ª Bienal de São Paulo, é a entrevistada desta terça-feira (26/10) do #Provoca. Entre os assuntos conversados com Marcelo Tas estão o uso da Ayahuasca, o confronto entre mundos (cidade e floresta) e o racismo contra indígenas.

Marcelo Tas comenta no bate-papo que cientistas no mundo inteiro estão estudando a Ayahuasca, que a substância já é usada em tratamentos medicinais e ela acontece naturalmente no nosso corpo em alguns momentos da vida, como no nascimento e na morte. "O cipó da Ayahuasca, o Caapi, tem um desbloqueador neuronal do receptor DMT, que já está no nosso corpo e que quando é desbloqueado processa a substância e nos coloca em um outro estado de consciência (....) nas tradições indígenas a Ayahuasca é usada de uma maneira terapêutica (...) é uma medicina fitoterapêutica porque não é só tomar, você tem que estar num ambiente onde possa processar aquilo que aflora (...) as memórias, os sentimentos", diz Tukano."

Vacinação contra a Covid-19, nesta segunda-feira, 3 de janeiro de 2023, em Poços de Caldas

APLICAÇÃO DA 2ª DOSE SERÁ RETOMADA NA SEGUNDA-FEIRA (03)

As vacinas dos laboratórios Astrazeneca e Coronavac laboratórios serão aplicados somente na Sala de Vacina da Urca (acesso pela Rua Amazonas), das 08h às 17h.

A vacina do laboratório Pfizer se esgotaram na tarde desta quinta-feira (30), o município aguarda o recebimento de uma nova remessa de vacina para dar prosseguimento na imunização.


Segunda-feira (03/01)

-Pessoas que receberam a 1ª dose da Astrazeneca até 08/11 (somente na sala de vacina da Urca)

-Pessoas que receberam a 1ª dose da CORONAVAC até 06/12 (somente na sala de vacina da Urca)

ATENÇÃO

-Todas as pessoas devem levar comprovante de residência para a vacinação e documentos: RG, CPF.

LOCAIS DE VACINAÇÃO:

–Sala de Vacina da Urca (Acesso pela Rua Amazonas)– 08h às 17h

–UBS Regional Leste – Rua Cecília Fischela, 63 – Estância São José – 08h às 13h

–UBS Regional Sul – Av. Antonio Marinoni, 125 – São Sebastião – 08h às 13h

–UBS Jd. Country Club – Rua José Mendonça 131 – Jd. Country Club – 08h às 13h

– PSF Parque Esperança – Rua Lázaro de Lima, 280 – 08h às 13h



  Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas, MG

"Bolsonaro, no centro de uma greve geral"

Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto

 Por Valéria França - IstoÉ

"Não sem motivo, com olhos na reeleição que se torna cada vez mais uma mera miragem no deserto das intenções de votos, ele está destinando R$ 1,7 bilhão para reajustar salários de policiais federais – e somente de policiais federais.

A sensibilidade política de Bolsonaro não vai mesmo além de praias e jet-ski. Servidores públicos, dos mais diversos setores, foram e já ameaçam greve: a primeira delas, no dia 18 de janeiro.

Para o mês seguinte, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) já agendou uma greve geral. 

A reação de Bolsonaro será a mesma de sempre: chamará o Exército de “meu Exército”, ameaçará colocar tropas nas ruas, promoverá todo tipo de repressão. Como se não tivesse sido ele próprio o pivô da paralisação.

Os policiais precisam, sim, de reajuste salarial, como todos os funcionários públicos. Aliás, todos os brasileiros estão na mesma situação – 12,9 milhões se encontram em condições piores ainda, porque estão desempregados.

Será que há algum motivo especial (investigações, por exemplo) para que ele agrade a PF?"

Fonte: IstoÉ

Por Ana Lúcia Dias

No caso dos servidores federais, eles não recebem reajuste dos salários há bastante tempo, com essa inflação galopante, em função, em especial, da má gestão do executivo. O dólar hoje está em R$5,57, será que o governo Bolsonaro não percebe que a imagem do país no exterior está péssima. Ele representa o Brasil.

Primeiro pelo calote dos precatórios aprovados pela justiça. Depois por promessas não cumpridas pelo [governo Bolsonaro, por exemplo, o valor retroativo de novembro, no valor do "Auxílio Brasil". 

Inclusive o governo Bolsonaro não irá pagar aos brasileiros, neste mês de dezembro que se cadastraram no CadÚnico, para receberem o "Auxílio Brasil". 

Basta acompanharmos o quanto o país recebeu em impostos Impostômetro jan 2020 - Se você leitor, clicar do lado esquerdo "mais recentes" vai constatar em dezembro de 2021, o quanto os governos: federal, estadual e municipal receberam de impostos que nós pagamos, sem retorno algum. Onde foi parar todo esse dinheiro? Afinal são trilhões de reais.

Não foi para compra de vacina, pois o Tesouro Nacional, no qual temos alguns brasileiros que investem, é responsável por este gasto. Em casos de calamidade pública, como pandemias ou ainda acidentes naturais como a enchente na Bahia, no norte de Minas Gerais ou ainda no Tocantins, o dinheiro contido no Tesouro Nacional é responsável pelo socorro.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Jornal da Cultura | 29/12/2021

Fonte: TV Cultura, SP

"Marco Aurélio critica nomeação de general para o TSE e diz que isso não ocorreu nem no regime militar"

Bolsonaro e ex-ministro da defesa,  general da reserva Fernando Azevedo e Silva 

Por GUILHERME SETO, Folha de S. Paulo 

"Ex-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio Mello afirma que não compreendeu a nomeação do general da reserva Fernando Azevedo e Silva para diretoria-geral da corte eleitoral, que vê criticamente.

"Nem na época de exceção, no regime militar vivenciado pelo Brasil, isso ocorreu", diz o ex-ministro do STF à coluna Painel, da Folha de S.Paulo. Ele afirma que a escolha pelo ex-ministro da Defesa de Jair Bolsonaro (PL) pode gerar um mau exemplo para o restante do sistema de Justiça.

"Sob a minha ótica, talvez equivocada, é negativo. O exemplo frutificará, já que vem de cima? Os [Tribunais] Regionais buscarão assessoria militar?", diz Mello.

Outros ex-integrantes do TSE e do STF dizem não ver problemas na escolha de um militar para o posto.

"O general Azevedo é um brasileiro e um servidor público exemplar. Entende-se, por isso, que não tenha permanecido no governo de Jair Bolsonaro. Ele já serviu ao Supremo, com toda a sua qualidade, e não me ocorre melhor nome para, neste momento, assumir essa direção executiva da Justiça Eleitoral", diz Francisco Rezek.

"Se o nomeado se comporta à luz das funções do cargo, pouco importa que seja civil ou militar, o que importa é que o cargo é civil por si mesmo. Então, quando general é nomeado para cargo civil, enquanto estiver lá, deixa de ser general", diz Ayres Britto, que presidiu o TSE de 2008 a 2010.

Sepúlveda Pertence e Néri da Silveira argumentam no mesmo sentido. "A gente não tem que ter restrição ou favorecimento a determinada categoria de servidores. Temos que olhar para as qualidades pessoais", diz Silveira.

"É um cargo em comissão, daí poder ser ocupado por civis ou mesmo por militares. Não tenho conhecimento do nomeado, tive um contato na época que ele foi assessor da presidência do Supremo, apenas espero que não comprometa esse esforço gigantesco que tem feito o TSE, especialmente o seu presidente, ministro Luís Roberto Barroso, para que o pleito seja seguro e tranquilo", diz Pertence.

"Não vejo problema. É militar da reserva, é um cidadão", complementa.

​Além de comandar a pasta da Defesa na gestão de Bolsonaro, Azevedo atuou como assessor especial do Supremo, a convite do ex-presidente da corte Dias Toffoli. A passagem dele pelo tribunal propiciou a aproximação com ministros.

Enquanto esteve no Executivo, o militar da reserva do Exército trabalhou para manter as Forças Armadas com um viés mais institucional.

Sempre que o presidente insinuava acionar o Exército para resolver seus embates políticos, dizem ministros do STF, era o general quem entrava em cena. Procurava os magistrados para afirmar que os militares respeitam a Constituição Federal e não concordam com a ideia de novo golpe contra a democracia.

Essa postura foi considerada como um dos motivos para sua demissão. Foi substituído pelo general do Exército Walter Braga Netto, também da reserva, alinhado às visões de Bolsonaro."

Fonte: Folha de S. Paulo                

"Enchentes na Bahia são claro alerta das mudanças climáticas no Brasil, diz cientista"

Menina circula em meio às ruas inundadas de Itapetinga, próximo onde duas barragens se romperam devido às fortes chuvas na Bahia. AP - Raphael Muller

"As fortes chuvas que se abateram sobre o sul da Bahia em dezembro – e que agora podem se dirigir para o sudeste do Brasil – representam um alerta do impacto que as mudanças climáticas poderão causar no país daqui para a frente. As enchentes já provocaram ao menos 21 mortes e deixaram milhares de desabrigados."

Por Lúcia Müzell da RFI 

Para o físico Alexandre Costa, doutor em Ciências Atmosféricas pela Colorado State University e professor da Universidade Estadual do Ceará, a tragédia na Bahia é uma amostra do que pode estar por vir nos próximos anos, com o aumento da temperatura do planeta. “Hoje, todo evento extremo é influenciado pelo aquecimento global. Uma atmosfera com 414 partes por milhão de CO2 não tem como se comportar como a atmosfera de 280 partes por milhão de CO2, que era a que tínhamos na era pré-industrial”, sintetiza.

O pesquisador, colaborador do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, observa que a comunidade científica ainda adota uma “cautela excessiva” antes de associar eventos climáticos específicos às mudanças globais do clima. No caso baiano, a ocorrência simultânea de dois fenômenos naturais – a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), típica no verão, mas rara na região, associada ao evento climático La Niña neste ano – explicam as chuvas intensas e prolongadas. Porém, ambos estão “potencializados" pela maior concentração de calor na atmosfera. O resultado é que está ocorrendo seis vezes a média de precipitações para o período, com as piores chuvas no mês dezembro desde 1989.

"A gente costumava estar de olho na Europa, na África, na China, com enchentes extremamente severas, com quebras de recordes de precipitação às vezes concentradas em um único dia. E hoje, lamentavelmente, a bola da vez está conosco”, diz o climatologista. "Não é mais possível falar desse tipo de tragédia, de 21 mortes, 77 mil desabrigados e desalojados, quase meio milhão de pessoas atingidas de alguma forma, sem falar de alteração climática”, afirma.

“Não temos mais furacões normais”
Costa explica que, devido ao aumento do nível dos gases de efeito estufa, houve uma mudança na quantidade de vapor d’água que a atmosfera é capaz de armazenar. "Quanto mais quente o planeta fica, mais difícil é de conseguir chegar na saturação, que inicia o processo de condensação, formação de nuvens etc. Isso leva a taxas de evaporação maiores, induzindo a secas mais severas, e como a atmosfera fica com mais vapor d’água – quase 7% a mais, conforme o mais recente relatório do IPCC –, também temos mais matéria-prima para esse tipo de fenômeno. Não temos mais furacões normais, ZCAS normais. Isso é coisa do passado”, esclarece.

“Hoje, os eventos de precipitação intensa estão 30% mais frequentes, globalmente, e cerca de 7% mais intensos. A probabilidade de acontecimento desse tipo de tragédia cresce muito mais.”

Adaptação às mudanças inevitáveis do clima
A ocorrência desses fenômenos extremos não pode ser evitada, nem barrada. Mas os países, estados e municípios podem e devem se preparar melhor para a ocorrência deles. O Brasil vive um típico caso de adaptação às mudanças climáticas, tão debatidas nas negociações internacionais de clima.

O especialista cita como exemplos as ações de recuperação de matas ciliares, cobertura florestal, adaptação das cidade – com menos impermeabilização dos solos – e uma melhor política para as barragens pequenas e médias, suscetíveis a rompimentos, fonte de desastres. Duas já cederam na Bahia, no último domingo (26).

Neste sentido, a recente aprovação pelo Congresso do Projeto de Lei relativo à ocupação de Áreas de Preservação Permanente em áreas urbanas (PL 2.510/2019) vai na contramão do que seria necessário para proteger melhor as populações. Ao abrir caminho para construções em zonas hoje protegidas, a lei deixa essas áreas mais vulneráveis a fenômenos extremos como o que assola os baianos.

Urgência em controlar emissões de CO2
Alexandre Costa ressalta ainda que, devido ao desmatamento, o Brasil se distancia cada vez mais dos seus compromissos internacionais para evitar que a temperatura do planeta não sofra elevações ainda mais graves. "Nós estamos sob emergência climática. Precisamos cortar pela metade as emissões de gases de efeito estufa nesta década e zerar tudo até 2050”, lembra.

"A partir de determinados patamares de aquecimento, não haverá adaptação possível. Quando o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU) fala em 1,5C como um limite administrável, é para manter a sociedade parecida com o que temos hoje. Com 2 graus, será muito difícil e, além disso, será impossível”, destaca o climatologista."

Fonte: RFI

Mamães e Papais: "dentes nascendo: veja como aliviar as dores do bebê"

 

Rayane Santos - Revista Seleções - Seleções

"Quando nascem os primeiros dentes do bebê, tanto ele quanto os pais sofrem. A seção destinada aos bebês nas drogarias oferece vários produtos que aliviam a dor sem necessidade de receita médica, como o Tylenol infantil. No entanto, é melhor consultar um pediatra para usar esses remédios e sempre seguir as orientações da bula. 

Quando nascem os primeiros dentes do bebê, tanto ele quanto os pais sofrem. A seção destinada aos bebês nas drogarias oferece vários produtos que aliviam a dor sem necessidade de receita médica, como o Tylenol infantil. No entanto, é melhor consultar um pediatra para usar esses remédios e sempre seguir as orientações da bula.  

Essa logicamente é apenas uma opção para aliviar os problemas da dentição. Para mais sugestões, veja os remédios apresentados abaixo. O principal recurso, porém, é a paciência dos pais durante aquelas semanas nervosas em que os primeiros dentinhos aparecem.

Nascimento dos primeiros dentes

Dos 4 aos 8 meses de idade, quando os primeiros dentes começam a nascer, as gengivas do bebê ficam vermelhas, doloridas e inchadas. Alguns ficam nervosos e irritados e têm dificuldade para dormir. A maioria põe o dedo na boca e baba sem parar. O problema geralmente é maior durante o nascimento dos 2 ou 4 primeiros dentes. Mas algumas crianças continuam a ter dor durante a erupção dos outros dentes, período que se estende até os 3 anos de idade.

Itens para aliviar as dores do bebê

Existem alguns itens que podem ajudar a aliviar as dores causadas pelo nascimento de novos dentes. Além disso, a temperatura fria anestesia as gengivas e alivia a dor. Assim, guarde esse objetos na geladeira antes de oferecê-los a seu bebê. Confira a lista a seguir:

 Argola de dentição 

Tenha na geladeira uma argola de dentição (encontrada em lojas de produtos infantis), e ofereça-a para o bebê morder. Só não guarde-a no congelador. O contato com objetos congelados pode causar ulceração nas gengivas.

 Toalha limpa 

Os bebês com mais de 6 meses de idade podem morder uma toalha limpa embebida em água gelada.

 Cubos de gelo 

Envolva um cubo de gelo em um tecido limpo e esfregue suavemente nas gengivas do bebê. Cuidado para que o gelo não toque as gengivas diretamente; mantenha-o em movimento para distribuir o frio.

 Colher gelada 

Se os primeiros dentinhos estão nascendo, use uma colher gelada para aliviar a dor. Guarde a colher na geladeira (não no congelador) e aplique a sua parte convexa nas gengivas do bebê quando ele ficar irritado. À semelhança da argola de dentição, a colher gelada ajuda a anestesiar a área dolorida. Assim que o dente nascer, porém, pare de usar a colher gelada, pois ela poderá danificá-lo.

 Alimentos frios 

Alimentos frios ajudam a aliviar a dor nas gengivas. Guarde uma rosquinha dura em um saco e guarde-o no congelador. Quando o bebê ficar inquieto, dê-lhe um pedaço para roer. O frio ajuda a anestesiar as gengivas e a rosquinha massageia as gengivas do bebê. Lembre-se de ficar por perto e de descartá-la quando amolecer. 

Ofereça ao bebê uma banana congelada (sem casca, evidentemente). A fruta descongela rapidamente à medida que o bebê a mastiga, e alivia as gengivas. Quando a banana ficar mole, no entanto, tire-a da boquinha do bebê.

Outros modos de aliviar o incômodo

 Carinho é fundamental 

Um gesto de afeto pode aliviar a dor da dentição. Passe um tempo acarinhando a criança, ou caminhe um pouco com ela no colo para distrair sua atenção do desconforto. Massageie as gengivas com o dedo limpo. A pressão causa uma sensação boa, e a atenção dos pais é reconfortante.

 Cuide das gengivas 

Faça um calmante para a gengiva à base de óleo de cravo-da-índia, misturando 4 gotas de óleo essencial de cravo em pelo menos 1 colher de sopa de óleo vegetal. Antes de aplicar no bebê, experimente na própria gengiva para ter certeza de que a solução não está muito concentrada. Se sentir qualquer irritação, acrescente mais óleo vegetal. Nunca use o óleo de cravo diretamente nas gengivas do bebê. Pingue 1 ou 2 gotas de óleo de camomila em um cotonete úmido e aplique-o nas gengivas 2 vezes ao dia.

Um antigo remédio popular para a dor dos dentinhos é esfregar bebida alcoólica nas gengivas do bebê. Entretanto, dar álcool para bebês e crianças não é uma boa ideia. Use outro remédio mais seguro. 

Um gel de sabor cereja chamado Baby Orajel ajuda a aliviar a dor da dentição. Outra opção: cotonetes Orajel. Eles contêm o mesmo medicamento analgésico não alcoólico e o mesmo gosto do gel. Ambos devem ser usados em quantidades muito pequenas. Como anestesiam não apenas as gengivas, mas também o “reflexo do vômito”, há o risco de que o alimento engolido possa ser aspirado para as vias aéreas sem produzir a resposta normal de regurgitação.

O que fazer depois que os dentes nascerem

Assim que o dente nascer, comece uma rotina de limpeza. Esfregue as gengivas delicadamente com uma escova macia ou com uma toalhinha limpa 2 vezes por dia. Isso ajuda a controlar as bactérias na boca e reduz a irritação provocada pela erupção da dentição. Também é importante acostumar seu filho à sensação de dentes escovados. Em outro post, demos dicas sobre como cuidar da saúde bucal do seu filho.

Quando procurar um médico

Ao contrário da crença popular, a erupção da dentição não deve causar febre, diarreia, vômito ou perda de apetite. Tais sintomas são provavelmente sinal de outro problema de saúde, de forma que é melhor procurar o pediatra. É especialmente importante procurar um médico se seu filho apresentar febre — mesmo baixa — durante 2 ou 3 dias."

Fonte: Seleções          

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Notícias locais: Ano Novo, nova tarifa no transporte coletivo, em Poços de Caldas, MG

Exemplo de "conforto" nas linhas do transporte coletivo da  "Circullare", às 16h.
 
O mesmo ônibus no mesmo horário, às 16h
Por Ana Lúcia Dias

É por isso que você, usuário do transporte coletivo, em Poços de Caldas vai pagar uma tarifa maior.

A partir de segunda-feira, 3 de janeiro, A nova tarifa é de R$5,00. Essa tarifa que em novembro deste ano de pandemia, passou de R$ 4,00 para 4,50 para quem tem o "cartão Amigo" e para R$ 4,75 para quem não tem o "cartão Amigo". Um "presente de grego" para quem utiliza o transporte coletivo em Poços de Caldas. Aumento da tarifa de novo, porque a "Câmara de Vereadores não aprovou o subsídio para empresa Circullare", já tínhamos cantado essa bola antes, que a culpa pelo aumento seria jogada nas costas do poder legislativo, ou seja, para a Câmara municipal.

Com o preço que está o combustível, é natural que o cidadão troque o carro pelo transporte coletivo, mas um transporte coletivo de qualidade, em que todos os usuários possam viajar sentados. Além de conforto, a segurança é essencial. Como também menos gente, menos contágio da nova variante, a ômicron cuja a transmissibilidade é muito mais rápida.

Veja os argumentos que o vereador Diney Lenon, PT alegou, para não aprovar o subsídio de 2,4 milhões na crise


Fonte: assessoria de Comunicação do vereador Diney Lenon, PT


"Quando disserem pra você que a passagem de ônibus vai aumentar por causa da Câmara ter rejeitado o subsídio para a Circullare *(R$ 2.400.000,00)*, mostre esse vídeo acima para a pessoa.

Não é possível repassar quase *dois milhões e meio de reais* para uma empresa que se mantém por um "contrato irregular". 

E quem é o *responsável* por essa *lambança*? O chefe do Executivo Municipal, Sr. *Sérgio Azevedo*, do PSDB, que deve assumir a *sua responsabilidade*."  

Fonte: Assessoria de Comunicação do vereador Diney Lenon  

Vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 29 dezembro, em Poços de Caldas, MG

  Não esqueça da máscara mesmo estando imunizado com as duas doses e, não esquecendo do prazo de duas semanas para estar totalmente imunizado. E agora, em função da ômicron, a nova variante, temos de nos prevenir tomando a 3a dose da vacina contra a covid-19 

Quarta-feira (29/12)

–2ª dose – pessoas que receberam a 1ª dose da Pfizer até 08/12  

–Pessoas que receberam a 1ª dose da Coronavac até 01/12 (Somente na sala de vacina da Urca)  

–Pessoas que receberam a 1ª dose da Astrazeneca até 03/11 (Somente na sala de vacina da Urca); 

3ª dose – Pessoas a partir de 18 anos que receberam a 2ª dose até dia 28 de agosto.

ATENÇÃO:

-Todas as pessoas devem levar comprovante de residência para a vacinação. E os documentos: CPF, RG e Carteira de vacinação


LOCAIS DE VACINAÇÃO:

–Sala de Vacina da Urca – 08h às 17h

–UBS Regional Leste – Rua Cecília Fischela, 63 – Estância São José – 08h às 13h

–UBS Regional Sul – Av. Antonio Marinoni, 125 – São Sebastião – 08h às 13h

–UBS Jd. Country Club – Rua José Mendonça 131 – Jardim Country Club – 08h às 13h

– PSF Parque Esperança – Rua Lázaro de Lima, 280 – 08h às 13h

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas, MG 
     

Lembrando que o Ministério da Saúde estabeleceu o intervalo entre 2a e 3a doses ou dose de reforço é agora é de quatro meses. 

"Peneirando o sentido do Natal de Jesus Cristo"

Por Gilvander Moreira 

"Tempo de Natal e de virada de ano é tempo propício – kairós – para fazermos revisão de vida, retrospectiva e resgatar o que de mais humano existe em nós e na humanidade. Para isso, faz bem peneirarmos o sentido do Natal: o do mercado idolatrado e o de Jesus Cristo. Uma avalanche de mensagens natalinas chegou a nós por meio das redes virtuais, eufemisticamente chamadas de ‘redes sociais’. Mensagens para todos os gostos: muitas ingênuas e uma minoria, críticas, criativas e inspiradoras. Como desejar “feliz natal, boas festas e um próspero ano novo” diante de milhões que tiveram um infeliz natal, não puderam fazer nenhuma festa e não terão um próspero ano, porque estão adoecidos, em luto pelos mais de 620 mil mortos, não apenas pela pandemia da covid-19, mas principalmente pela política genocida que impera no nosso Brasil, porque têm seus corpos bombardeados pela bomba da fome causada pelo latifúndio, pelo agronegócio (que não produz alimentos, mas commodities para a exportação para acumulação de lucro e capital para poucas empresas transnacionais), pela epidemia de câncer e Alzheimer causada principalmente pelas centenas de agrotóxicos jogados pelos agronegociantes na agricultura empresarial, que envenenam a mãe terra, a irmã água, o ar e os alimentos; sob uma política econômica neoliberal/neocolonial que amputa diariamente o braço social do Estado e hipertrofia o braço repressor do Estado, privatizando a terra, as águas, as empresas estatais e públicas, as rodovias, ferrovias, os (aero)portos, cortando direitos trabalhistas, previdenciários e sociais toda semana e, pior, devastando o meio ambiente com desmatamento, mineração, garimpo e monoculturas, com um poder legislativo nos três níveis do Estado onde predomina o centrão e a direita e um poder judiciário que defende mais a propriedade privada capitalista do que a dignidade humana e a dignidade de toda a biodiversidade? Quem lidera ou é coadjuvante ou cúmplice desta brutal violência planejada a sangue frio para matar milhões são os Herodes de hoje e assassinam cotidianamente milhares de meninos-Deus que insistem em nascer todos os dias.


No natal trombeteado aos quatro ventos pelos arautos do mercado idolatrado, um antinatal, o “dono da festa”, que nasceu já ameaçado de morte, fica mais oculto do que o amigo oculto. Uma sociedade capitalista abusa do nascimento de Jesus Cristo para auferir lucro e acumular capital, promovendo gastança, viagens que resultam em centenas de mortes e comilanças; pior, humilham milhões de pessoas que não podem gastar, viajar e nem promover comilanças. Com roupa vermelha para induzir o consumo de um refrigerante (melhor não dizer o nome), de uma transnacional, que mais serve para desentupir pia, o papai noel é um mentiroso, nojento e fantoche do ídolo capital que cumpre uma tarefa suja: seduzir as crianças e as famílias para consumirem ao máximo até se consumirem e se desumanizarem gradativamente. É idolatria colocar esta representação do polo norte para seduzir as crianças para fomentar a cultura do “dar presentes” e encobrir a cultura do menino-Deus nascido em um cocho de curral na periferia de Belém que, como testemunham os pastores e os magos, pedem para sermos PRESENTE, PRESENÇA HUMANA, na vida das outras pessoas, não apenas de nossa família nuclear biológica, mas da família humana e ecológica mundial.

Ver e sentir o menino-Deus nas crianças recém-nascidas é mil vezes mais humano-divino do que ver o menino-Deus representado em presépios artificiais. Estranho pessoas colocarem suas próprias fotos em mensagens de natal. Não seria mais humanizador partilhar uma foto que atualizasse o menino-Deus nascendo atualmente de mil formas no meio dos empobrecidos?

Diante das mensagens natalinas ingênuas e/ou portadoras da ideologia do capitalismo, como desejar prosperidade, algo que diz respeito a crescimento econômico pessoal, sem responsabilidade social, na linha da ideologia da prosperidade, suplico a Deus, mistério de infinito amor: “Pai, perdoai-lhes, pois eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34). Porém, sobre os opressores, rezo: Pai, não perdoai-lhes, pois eles sabem que o que fazem, roubam os bens que deveriam ser comuns a todos/as. Fazem isso para curtir poder, status e prazer à custa do sangue de muita gente.


Ao peneirar as mensagens natalinas que recebi, me alegrei com várias e partilho algumas aqui abaixo no intuito de resgatarmos o verdadeiro e libertador sentido do Natal de Jesus Cristo.


Com Dom Hélder Câmara (1909-1999), reafirmamos: “Gosto de pensar no Natal como um ato de subversão... Um menino pobre, uma mãe solteira, um pai adotivo... Quem assiste seu nascimento é a ralé da sociedade, os pastores. É presenteado por gente ‘de outras religiões’, os magos. A família tem que fugir e assim viram refugiados políticos. Depois voltam a viver na periferia. O resto a gente celebra na Páscoa... mas com a mesma subversão... sim! A revolução virá dos pobres! Só deles pode vir a salvação! Feliz Natal subversivo!”


Provavelmente para não ser condenado à pena de morte como Jesus Cristo, um autor desconhecido nos diz: “Romantizamos o presépio, mas ele deveria ser a encarnação da denúncia. Nasce uma criança jurada de morte pelos poderosos. Portas fechadas nas propriedades dos abastados. Ausência de teto para uma família empobrecida. Ausência de leito para uma mulher dar à luz. O que sobra é um insalubre lugar onde ficavam os animais. O fedor do esterco, os ratos que corriam pelas madeiras do telhado. A criança que sai da segurança do útero é recebida já como sobrevivente, vulnerável. No lombo do jumento segue o caminho de tantos refugiados. Império infanticida manda sua polícia matar as crianças, tentando assim abortar a voz de uma vida dedicada à justiça. Mas há fuga. Há resistência. Há desobediência.”


Ao lado de uma fotografia de Jesus, um chargista anônimo, talvez para não assanhar perseguição sobre si mesmo, alerta: “Pô gente, acorda! Não morri só para salvar vocês, mas porque incomodei o sistema opressor”. Que beleza uma charge sobre os Magos visitando Maria com o menino no colo: Padre Júlio Lancellotti distribuindo solidariedade libertadora, um Sem Terra distribuindo alimentos saudáveis para amenizar a fome que golpeia mais de 22 milhões de brasileiros e uma enfermeira do SUS aplicando vacinas contra a covid-19, inclusive nas crianças.


Que maravilha em uma Comunidade Quilombola uma árvore de Natal feita com mandiocas, bananas e adereços simples! “Há presépios que são construídos todos os dias do ano”, onde estão Maria grávida ou com uma criança recém-nascida no colo e José, homem justo, ao lado sendo companheiro. Ou: “Todos os dias, em algum lugar do mundo, o presépio está vivo.” “É contraditório comemorar o nascimento de Jesus, uma criança refugiada, e querer imigrantes longe do seu país.” Inspirador também foi e sempre será participar de uma vigília de Natal em uma Ocupação onde mães com crianças e pais, na iminência de serem despejados, lutam aguerridamente por moradia, pão e dignidade.


Amar o/a próximo/a como Jesus amou, sem discriminar ninguém, sem exceção, nem por ser do grupo LGBTQIA+, espírita, do candomblé ou da umbanda. E jamais armar o próximo como os milicianos, eis a mensagem fundamental do subversivo Jesus de Nazaré que se humanizou a ponto de se tornar o Cristo, nosso Senhor e Salvador. Esta mensagem anima e fortalece a luta pela construção do Reino de Deus aqui e agora, no meio de nós, a partir dos preferidos de Jesus, os empobrecidos! E é com esse propósito que se pode falar de um ano verdadeiramente novo, (re)construindo a esperança que brota das lutas populares e massivas!"

Frei Gilvander Moreira
Frei Gilvander é Colunista de O Guardião da Montanha escreve às terças-feiras. Ele é frei e padre da Ordem dos carmelitas; doutor em Educação pela FAE/UFMG; licenciado e bacharel em Filosofia pela UFPR; bacharel em Teologia pelo ITESP/SP; mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, Itália; agente e assessor da CPT/MG, assessor do CEBI e Ocupações Urbanas; prof. de Teologia bíblica no SAB (Serviço de Animação Bíblica), em Belo Horizonte, MG