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quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Decisões financeiras são influenciadas pela luz ambiente

Redação do Diário da Saúde

Clareza nas decisões

"Se você está prestes a tomar uma decisão financeira ou econômica importante, é melhor antes dar uma olhada no clima.
Isto porque experimentos com mais de 2.500 pessoas mostraram que a luminância do ambiente exerce um fator importante sobre a qualidade e a consistência das nossas decisões financeiras.

A luminância é uma medida da quantidade de luz que incide na superfície da Terra, que pode ser afetada pela cobertura de nuvens, umidade, partículas em suspensão no ar, hora do dia e época do ano.

Já se demonstrou largamente que a luminância afeta o comportamento humano graças a células sensoriais na retina que continuamente transmitem informações sobre os níveis de luz no ambiente para o hipotálamo, uma seção do cérebro que regula funções como fome, sono e desejo sexual.

Luz e decisões
Agora, Agnieszka Tymula (Universidade de Sydney - Austrália) e Paul Glimcher (Universidade de Nova York - EUA) investigaram se a luminância afetaria as decisões de 2.530 pessoas sobre questões monetárias.

E afeta bastante.
"Nos dias com maior intensidade de luz, as pessoas tomam decisões piores e são mais inconsistentes nas escolhas que fazem," disse Tymula.

Na verdade, a luminância afeta a tomada de decisões de diferentes maneiras, com níveis muito altos e muito baixos de intensidade de luz afetando o nível de risco que as pessoas conseguem tolerar, quão confortáveis elas se sentem tomando decisões em situações ambíguas e quão consistentes são suas decisões ao longo de uma larga faixa de escolhas.

Por exemplo, quando o nível de luminância era alto, as pessoas se mostravam mais propensas a evitar riscos conhecidos. Quando lhes foi oferecida uma escolha entre um pagamento de $5 ou uma chance de 50% de ganhar US$ 20, elas se mostraram mais propensas a pegar os US$5 certos e esquecer dos US$20 duvidosos.

Efeitos no mercado financeiro
Surpreendentemente, nas mesmas condições os voluntários mostraram uma maior tolerância a riscos desconhecidos. Por exemplo, nesses dias de alta luminosidade eles se mostraram mais propensos a escolher uma chance desconhecida de obter US$ 20 em vez do recebimento imediato de US$5.

"No geral, os efeitos não são de uma magnitude enorme, mas de todo modo são consistentes, significativos e fortes o suficiente para se esperar que tenham efeitos significativos nos mercados financeiros," disse Tymula."

O estudo foi publicado na revista PLOS ONE.


Fonte: Diário da Saúde

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