Redação do Diário da Saúde
Clareza
nas decisões
"Se
você está prestes a tomar uma decisão financeira ou econômica
importante, é melhor antes dar uma olhada no clima.
Isto
porque experimentos com mais de 2.500 pessoas mostraram que a
luminância do ambiente exerce um fator importante sobre a qualidade
e a consistência das nossas decisões financeiras.
A
luminância é uma medida da quantidade de luz que incide na
superfície da Terra, que pode ser afetada pela cobertura de nuvens,
umidade, partículas em suspensão no ar, hora do dia e época do
ano.
Já
se demonstrou largamente que a luminância afeta o comportamento
humano graças a células sensoriais na retina que continuamente
transmitem informações sobre os níveis de luz no ambiente para o
hipotálamo, uma seção do cérebro que
regula funções como fome, sono e desejo sexual.
Luz
e decisões
Agora,
Agnieszka Tymula (Universidade de Sydney - Austrália) e Paul
Glimcher (Universidade de Nova York - EUA) investigaram se a
luminância afetaria as decisões de 2.530 pessoas sobre questões
monetárias.
E
afeta bastante.
"Nos
dias com maior intensidade de luz, as pessoas tomam decisões piores
e são mais inconsistentes nas escolhas que fazem," disse
Tymula.
Na
verdade, a luminância afeta a tomada de decisões de diferentes
maneiras, com níveis muito altos e muito baixos de intensidade de
luz afetando o nível de risco que as pessoas conseguem tolerar, quão
confortáveis elas se sentem tomando decisões em situações
ambíguas e quão consistentes são suas decisões ao longo de uma
larga faixa de escolhas.
Por
exemplo, quando o nível de luminância era alto, as pessoas se
mostravam mais propensas a evitar riscos conhecidos. Quando lhes foi
oferecida uma escolha entre um pagamento de $5 ou uma chance de 50%
de ganhar US$ 20, elas se mostraram mais propensas a pegar os US$5
certos e esquecer dos US$20 duvidosos.
Efeitos
no mercado financeiro
Surpreendentemente,
nas mesmas condições os voluntários mostraram uma maior tolerância
a riscos desconhecidos. Por exemplo, nesses dias de alta luminosidade
eles se mostraram mais propensos a escolher uma chance desconhecida
de obter US$ 20 em vez do recebimento imediato de US$5.
"No
geral, os efeitos não são de uma magnitude enorme, mas de todo modo
são consistentes, significativos e fortes o suficiente para se
esperar que tenham efeitos significativos nos mercados financeiros,"
disse Tymula."
O
estudo foi publicado na revista PLOS ONE.
Fonte: Diário da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!