Matérias interessantes

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Oportunismo vence mais uma vez!

O Temer dando "barganha", ou seja, verbas para emendas para os partidos, principalmente o PSDB, e o toma lá da cá  com a votação do Aécio Neves, que o livrou de ser preso e desligado do Senado Federal  e, exonerando ministros para votarem a favor do arquivamento da denuncia contra ele. Mais uma vez ele conseguiu se livrar das acusações que pesam sobre ele. 

Vamos ver no final de 2018, se ele será julgado pelos crimes que vem cometendo para se manter no poder. Como o caso das malas de dinheiro encontradas no apartamento de Gedel, apenas para citar um dos casos que abalaram sua conduta como presidente da nação.   


 Oposição conseguiu empurrar votação para a noite - quando supostamente mais pessoas poderiam acompanhar a sessão de suas casas | Foto: Luis Macedo/Ag. Câmara 

Como esperado, a Câmara dos Deputados negou o prosseguimento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. Foram 251 votos favoráveis a Temer e 233 contrários. Dois deputados se abstiveram e outros 25 se ausentaram.”

"A vitória do peemedebista, porém, foi mais apertada do que na primeira denúncia barrada pela Câmara - foram 263 votos favoráveis a Temer e 227 contrários.
A segunda denúncia contra Temer, apresentada pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF), acusa o presidente de obstrução de Justiça e formação de quadrilha. Com a decisão da Câmara, a denúncia fica suspensa até que Temer conclua seu mandato. A Justiça poderá, no entanto, julgá-lo quando ele deixar de ser presidente, caso considere as acusações consistentes.

Embora favorável ao presidente, o resultado indica que ele terá dificuldades em reunir o apoio necessário (308 deputados) para aprovar sua ambiciosa proposta de reforma de previdência.
"Mesmo com todo o esforço do governo, perderam votos. Com esse resultado, sem chance de conseguirem aprovar a reforma da previdência. Os deputados da base não vão encarar mais esse desgaste", disse o líder do PSB, Julio Delgado, deputado de oposição ao governo.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que tem assumido uma postura mais conflituosa com Temer, voltou a manifestar total compromisso com a aprovação das mudanças na previdência, mas apontou certo desgaste na relação entre governo e a Casa após as duas denúncias. "O presidente saberá refletir qual o melhor caminho para restabelecer sua relação com os deputados", afirmou.

Novo cronograma do governo
Já aliados de Temer minimizaram a perda de votos. Para o ministro da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, que deixou temporariamente o cargo para votar como deputado, o governo só perdeu de fato 6 votos, que foi o número de deputados a mais que foram favoráveis ao andamento da denúncia. Os outros que deixaram de votar com o governo dessa vez optaram por se ausentar, ressaltou.
"A primeira denúncia foi muito mais difícil que essa", disse ainda, evitando, porém, fazer prognósticos sobre a reforma da previdência.
Vencida a denúncia, essa será a nova prioridade do Palácio do Planalto, que argumenta que as mudanças nas regras de aposentadoria são imprescindíveis para reverter o rombo bilionário das contas públicas.
 Com decisão, Temer só poderá eventualmente ser julgado após o fim do mandato

No cenário ideal do governo, a reforma será aprovada em novembro na Câmara dos Deputados e até março no Senado, onde precisa do apoio de 49 dos 81 senadores.
Depois disso, a fervura eleitoral tende a inviabilizar qualquer pauta mais sensível, reconhecem políticos da base. Eles admitem também que a reforma só será aprovada se o governo ceder em pontos polêmicos, como a criação de uma idade mínima para aposentadoria, que deseja fixar em 65 anos para homens e mulheres.
O líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), argumentou que o resultado desta noite não serve de parâmetro para a votação da reforma, já que alguns parlamentares favoráveis às mudanças na previdência ficaram contra Temer na votação da denúncia - foi o caso de parte da bancada tucana.
Ele acabou reconhecendo, porém, que o governo terá que negociar uma proposta mais modesta: "Mesmo que se vote esse ano (a reforma da previdência na Câmara), não será suficiente para o que o Brasil precisa".

Votação à noite

As semanas anteriores à votação foram marcados por intenso contato de Temer com deputados da base, que foram agraciados com a liberação de dinheiro para obras, por meio do empenho de emendas parlamentares - quase R$ 1 bilhão em setembro e outubro - e uma série de nomeações de aliados para cargos do segundo escalão.
Sem votos para aprovar o andamento da denúncia - que exigiria 342 dos 513 deputados - a oposição passou o dia tentando impedir que fosse atingido o quórum necessário de 342 deputados para abertura da votação. Não conseguiu, mas, com ajuda de alguns insatisfeitos da base governista, foi capaz de empurrar a votação para a noite, quando supostamente mais pessoas poderiam acompanhar a sessão de casa, gerando mais desgaste para os aliados de Temer.
Durante o dia, com um pequeno caixote e um megafone, improvisaram um palanque do lado de fora do plenário, onde se revezaram em ataques ao governo.
"Somos minoria aqui na Casa, mas somos maioria na sociedade. Mais de 90% do povo brasileiro quer Temer fora do governo. Essa casa, por força de manobras e da corrupção da compra de votos, é a única instância em que esse governo tem maioria", discursou a deputada Luiza Erundina (PSOL-SP).

 'O presidente saberá refletir qual o melhor caminho para restabelecer sua relação com os deputados', afirmou Rodrigo Maia, sinalizando desgaste entre governo e a Câmara | Foto: José Cruz/Agência Brasil
Deputados fiéis ao presidente, por sua vez, lançaram novamente mão do discurso da "estabilidade", argumentando que a continuidade do governo era fundamental para a recuperação da economia.
"Deixe o homem trabalhar", brandou da tribuna o polêmico deputado Wladimir Costa (SD-PA), que na primeira denúncia fez uma tatuagem falsa com nome de Temer no ombro.
Além disso, aliados do presidente repetiram o discurso contra a "inépcia" da denúncia apresentada pelo ex-procurador-geral Rodrigo Janot - críticas que ganharam novo fôlego depois que foram revelados no início de setembro indícios de ilegalidade na condução da delação da JBS pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
"Essa denúncia é inepta, fruto de uma armação sórdida para derrubar o presidente da República, o que seria uma irresponsabilidade", defendeu o líder do PMDB, deputado paulista Baleia Rossi.

Legado de Janot

Na segunda denúncia, Janot acusou o presidente de ter tentado parar a Lava Jato. Ele teria feito isso ao dar o aval para que o empresário Joesley Batista, do frigorífico JBS, "comprasse" o silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do suposto operador do PMDB, o empresário Lúcio Funaro.
Além disso, Janot acusa Temer de ser o chefe de um grupo criminoso, que seria formado por políticos do PMDB na Câmara dos Deputados. Para a PGR, Temer era o braço político da suposta quadrilha, responsável por viabilizar os interesses de empreiteiras e outras empresas dentro do Congresso em troca de subornos.
Além da delação da JBS, o acordo de delação de Lúcio Funaro também forneceu elementos para a nova denúncia.
Em sua defesa, Temer se diz vítima de uma "conspiração" e cita os indícios de possíveis ilegalidades na condução da delação da JBS pela Procuradoria. Informações reveladas em setembro, a partir de gravações entre os delatores, indicaram que procuradores podem ter orientado os delatores ilegalmente a gravar o presidente.”
Fonte: BBC-Brasil    

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Em São Thomé das Letras, o halloween neste ano será sábado (28)

Mais de 20 ideias de maquiagens para apostar neste Halloween

Por ObaOba

"Outubro é sinônimo de Dia das Bruxas – impossível não ficar ansiosa(o) para curtir as horripilantes festas de Halloween, né? Só que nem sempre temos uma graninha extra para comprar uma fantasia ou mandar fazer uma roupa especial para a data. Sendo assim, é preciso se virar nos 30! Mas quem disse que não dá pra dar um jeitinho e, mesmo quase sem nenhum tostão, arrasar na produção? Se liga nessas maquiagens para o Halloween que deixam muuuita fantasia no chinelo."



Conheça os cinco inimigos da suspensão



Por Garagem 360

O sistema de suspensão automotivo tem o objetivo de absorver impactos do veículo com o solo e manter os pneus em contato com o chão, garantindo a estabilidade do carro. Como ficam “escondidos”, os itens que o compõem acabam sendo esquecidos pelos condutores, gerando um desgaste maior das peças e comprometendo a dirigibilidade do carro.

Segundo Fábio Facca, gerente nacional de vendas varejo da Campneus, revendedora Pirelli, o correto é realizar manutenção da suspensão a cada 10.000 km ou quando ouvir ruídos anormais vindo da suspensão, falta de estabilidade e desgastes irregulares nos pneus. O profissional listou  cinco hábitos que diminuem a vida útil do sistema de suspensão do automóvel e, consequentemente, geram prejuízos para o motorista:

1. Transpor buracos e obstáculos (lombadas e valetas) com velocidade acima do recomendado. Isso pode gerar danos imediatos nos componentes.
2. Não fazer revisões periódicas nos componentes da suspensão. No decorrer da utilização do veiculo os componentes da suspensão sofrem desgastes naturais provocados por impactos.

3. Deixar de substituir componentes danificados da suspensão. “Essa atitude pode provocar danos nos demais itens, além de afetar a estabilidade e desgastar os pneus”, afirma Facca.
4. Andar com o veiculo com excesso de peso acima de sua capacidade. Isso diminui a vida útil dos componentes da suspensão.
5. Transitar com o veículo em estradas com piso irregular com frequência. “Os impactos constantes desgastam e exigem mais das suspensões” conta Facca."

Fonte: Garagem 360

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Campanha de natal dos Correios já começou!


Esta campanha é organizada pelos correios todos os anos,
mas só agora, com a tecnologia está sendo
divulgada.

Se puder, participe!

Faça uma criança feliz!

As crianças agradecem!

domingo, 22 de outubro de 2017

Vem aí a ração Doria!





Prefeito de São Paulo arrumou a fome no Brasil, não dando cestas básicas ou bolsa família e, sim, uma ração só para os pobres e miseráveis. Assista o vídeo e entenda!

sábado, 21 de outubro de 2017

Chuva de meteoros poderá ser observada nesta madrugada, no Brasil

   Chuva de meteoros poderá ser visto na madrugada de            sábado para domingo, ou seja, de hoje para amanhã.


Se estiver em áreas em que o céu está limpo, será mais         fácil enxergar os meteoros.
 
O fenômeno vem da constelação de Orion, será mais visível no Hemisfério Sul.

Esses meteoros são detritos do Cometa Harlley, de acordo com o Grupo de Astronomia de Pernambuco, as chuvas de meteoros estão associadas aos cometas. 

O melhor horário para observar as "estrelas cadentes" será entre às 2h e 3h da manhã, onde poderão ser vistas, em média, 20 e 25 meteoros por hora.



Os astrônomos deram o nome de Orionídeos, em função de vir da Constelação de Orion.

 Fonte: ultimo segundo

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Aécio Neves fica ileso e volta ao senado


Mais uma vez Aécio Neves fica de boa. Por 44 a favor 26 contra. Como podemos acreditar em um Senado que vai contra o Supremo Tribunal Federal - STF. Onde está a ética dos senadores que absolvem um colega "senador" com tantos fatores contra a ele? O que será que ele aprontou para ter de volta o cargo de senador e sair ileso de todas as acusações que pesam contra ele? Fica esta pergunta no ar! 

E mais, o PMDB votou quase em peso na absolvição de Aécio Neves (Tucano) em troca de nesta quarta-feira(18), dos Tucanos (PSDB) mais o PMDB  garantirem que o presidente Temer fique ileso também das acusações a ele imputadas. É o toma lá da cá!

Se fosse qualquer cidadão ou cidadã, será que sairia ileso(a)? Por muito menos, tem gente que está presa, sem julgamento. "Que país é esse?" Que pune quem paga esse bando de bandidos?

Pagamento do PIS/Pasep para idosos começa nesta terça-feira; veja calendário

Tem direito ao saque quem foi cadastrado no PIS/Pasep de 1971 a 4 de outubro de 1988. Veja como consultar seu saldo

Por Anderson Figo

São Paulo — "O dinheiro do PIS/Pasep de idosos acima de 70 anos será creditado nesta terça-feira (17) para clientes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Apenas o crédito em conta-corrente será antecipado —para os outros trabalhadores, o saque nas agências começa na quinta-feira (19).

De acordo com a Medida Provisória 797/2017, também poderão receber o benefício as mulheres com mais de 62 anos e os homens acima de 65 anos.
São mais de 3,59 milhões de brasileiros idosos com direito ao saque dos valores do PIS/Pasep, segundo a Caixa. O valor total disponível para saque neste mês ultrapassa os 6,7 bilhões de reais e equivale a 60% do total disponibilizado pela medida.
Tem direito ao saque quem foi cadastrado no PIS/Pasep de 1971 a 4 de outubro de 1988. Também é preciso que o empregador tenha contribuído com o fundo e que o trabalhador não ainda tenha sacado o dinheiro.

Veja abaixo o calendário de pagamento do


PIS/Pasep

Datas
Quem tem direito
17/10/2017
Crédito em conta-corrente para clientes Caixa e BB
19/10/2017
Idosos com 70 anos ou mais
17/11/2017
Aposentados
14/12/2017
Mulheres a partir de 62 anos e homens a partir de 65 anos



O que fazer

A partir de 19 de outubro, os saques das cotas do PIS com valor até 1.500 reais poderão ser realizados no Autoatendimento da Caixa apenas com a Senha Cidadão, sem a necessidade do Cartão do Cidadão, ou com Cartão Cidadão e Senha nas Unidades Lotéricas e Caixa Aqui, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto.
De acordo com o banco, os saques de valores até 3.000 reais podem ser feitos com Cartão do Cidadão e Senha Cidadão no Autoatendimento, Unidades Lotéricas e Caixa Aqui, com documento de identificação oficial com foto. Quem tem mais de 3.000 reais para sacar deve ir a uma das agências Caixa com documento oficial de identificação com foto.

Como consultar

Para saber se você tem direito ao saque do PIS, é preciso entrar no site da Caixa. Na página, o trabalhador pode visualizar o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

O trabalhador tem ainda a opção de se informar por meio do app Caixa Trabalhador, que está disponível para Android e iOS. Para realizar a consulta no site e no app, o trabalhador deverá informar o CPF ou NIS e data de nascimento.

Outras opções de atendimento aos trabalhadores são os terminais de Autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão, ou o internet banking para correntistas da Caixa, na opção “Serviços ao Cidadão”, além do Serviço de Atendimento ao Cliente pelo 0800 726 0207.
Os trabalhadores da iniciativa pública, inscritos no Pasep, devem se dirigir aos canais oficias do Banco do Brasil em caso de dúvida. No site do banco, é possível consultar o saldo disponível para saque e saber se você tem direito ao benefício.”

Fonte: Exame.com


Herdeiros já podem sacar dinheiro do PIS/Pasep de falecidos

Herdeiros não precisam esperar o início do calendário de pagamento das cotas para aposentados, homens com 65 anos ou mais e mulheres com 62 anos ou mais

Por Marília Almeida

São Paulo – Herdeiros não precisam esperar o início do calendário de pagamento do PIS/Pasep para sacar as cotas de falecidos. No caso de morte do beneficiário, o saque de cotas pode ser feito a qualquer tempo, em qualquer agência do banco, desde que seja apresentada a documentação necessária.

No caso de trabalhadores do setor privado, que recebem cotas do PIS, os herdeiros do parente falecido deverão comparecer a qualquer agência da Caixa, apresentando os seguintes documentos:
  • Documento de identificação pessoal válido
  • Certidão ou declaração de dependentes habilitados à pensão por morte expedida pelo INSS, ou;
  • Atestado fornecido pela entidade empregadora (no caso de servidor público), ou:
  • Alvará judicial designando o sucessor/representante legal e Carteira de Identidade do sucessor/representante legal (na falta da certidão de dependentes habilitados), ou;
  • Formal de Partilha/Escritura Pública de Inventário e partilha.
    – Comprovante de inscrição PIS/PASEP (opcional – caso os dados apresentados não permitam a identificação da conta PIS/PASEP).
    – Documento de identificação do sacador.
Já os servidores públicos devem comparecer a uma agência do Banco do Brasil e solicitar o saque apresentando um dos seguintes documentos:
  • Certidão de óbito e certidão ou declaração de dependentes (beneficiários) habilitados à Pensão por Morte emitida pelo INSS, na qual conste o nome completo do dependente, data de nascimento e grau de parentesco ou relação de dependência com o participante falecido; ou
  • Certidão de óbito e certidão ou declaração de dependentes (beneficiários) habilitados à Pensão por Morte emitida pela entidade empregadora, para os casos de servidores públicos, na qual conste o nome completo do dependente, data de nascimento e grau de parentesco ou relação de dependência com o participante falecido; ou
    – Alvará judicial designando os beneficiários do saque, caso o alvará não faça menção ao falecimento do participante deve ser apresentado a certidão de óbito; ou
    Escritura pública de inventário, podendo ser apresentado formal de partilha dos autos de processo judicial de inventário/ arrolamento ou escritura pública de partilha extrajudicial lavrada pelo tabelião do cartório de notas.
As cotas são o resultado dos créditos depositados por empregadores no Fundo PIS/Pasep entre os anos de 1971 a 4 de outubro de 1988. Ou seja, quem trabalha ou já trabalhou em empresa privada ou foi servidor público, tenha se cadastrado no PIS/Pasep até o dia 4 de outubro de 1988 e ainda não tenha feito o saque total do saldo após esta data tem direito a receber as cotas.
Quem entrou no mercado de trabalho a partir da década de 90 tem direito aos abonos salariais, pagos anualmente pelo PIS/Pasep. Os abonos têm outro calendário de pagamento.

Novo calendário começa no dia 19

Começa no dia 19 o novo calendário de pagamento das cotas do PIS. Têm direito a sacar as cotas do PIS aposentados, homens com 65 anos ou mais e mulheres com 62 anos ou mais.
Os pagamentos serão feitos em três fases. A partir do dia 19 poderão sacar o dinheiro os cotistas com mais de 70 anos. Já a partir de 17 de novembro serão disponibilizados os recursos para aposentados; e no dia 14 de dezembro poderão sacar o dinheiro mulheres a partir de 62 anos e homens a partir de 65 anos.
Veja abaixo o calendário de pagamento das cotas do PIS para idosos e aposentados:
Quem tem direito
Recebem a partir de
70 anos ou mais
19/10/2017
Aposentados
17/11/2017
Mulheres a partir de 62 anos e homens a partir de 65 anos
14/12/2017

A Caixa, que fará o pagamento aos trabalhadores privados cadastrados no PIS, e o Banco do Brasil, que fará o depósito dos valores para servidores públicos que participam do Pasep, criaram sites específicos para a consulta do dinheiro. Os trabalhadores privados devem consultar o site da Caixa, enquanto servidores públicos devem consultar o site do BB.
Na Caixa, basta informar o CPF ou o número do PIS, data de nascimento e se é aposentado ou não para ter acesso ao extrato. O número do PIS pode ser encontrado no Cartão Cidadão; em anotações gerais da Carteira de Trabalho antiga; na página de identificação da nova Carteira de Trabalho;​ e no extrato impresso do FGTS.

Depois, com o número do PIS em mãos, é necessário cadastrar uma senha na internet em outro site para concluir a consulta. Caso o trabalhador já tenha a senha do Cartão Cidadão, já é possível cadastrar a senha internet. Caso não se lembra qual é, basta clicar em “Esqueci senha”, ler e aceitar o contrato de prestação de serviços e preencher os dados solicitados.
No Banco do Brasil é preciso informar o CPF ou o número de inscrição no Pasep, que pode estar anotado na Carteira de Trabalho, e também a data de nascimento.

Saque por procuração

Os trabalhadores idosos e aposentados também podem fazer o saque do dinheiro por procuração, ou seja, permitir que outras pessoas realizem o saque para eles nas agências.

Na Caixa, é necessária uma procuração particular com firma reconhecida ou por instrumento público que contenha outorga de poderes para saque de valores do PIS.
No BB, é preciso apresentar procuração pública vigente, com poderes específicos, indicando o solicitante autorizado a movimentar a conta do participante.
Veja abaixo os outros casos nos quais o dinheiro pode ser sacado por representantes legais mediante documentos de procuração:
– Invalidez (participante ou dependente)
  • Transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar)
    – Idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada
  • Neoplasia Maligna – Câncer (participante ou dependente)
    listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS 2.998/2001 (participante ou dependente)
  • – SIDA/AIDS (participante ou dependente)

Saques foram antecipados

O presidente Michel Temer anunciou, nesta semana, a MP 797/2, que diminuiu a idade para os saques de contas do PIS/Pasep para homens com idade a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos. Antes, os recursos somente podiam ser sacados pelos trabalhadores que completassem 70 anos.
Foram liberados 15,9 bilhões de reais para aproximadamente 9 milhões de pessoas. Correntistas do Banco do Brasil e da Caixa terão os recursos creditados automaticamente, e não serão cobradas taxas para os trabalhadores que transferirem os recursos para outros bancos.
O saldo médio das contas é de 1,2 mil reais, sendo que a maioria dos trabalhadores tem saldo em torno de 750 reais na conta.”
Fonte: Exame.com  

sábado, 14 de outubro de 2017

Tatuagens geram nanopartículas que se depositam nos gânglios




"Os elementos que compõem a tinta usada nas tatuagens viajam dentro do corpo humano na forma de micropartículas e nanopartículas e atingem os gânglios linfáticos.

É a primeira vez que foram encontradas evidências analíticas do transporte de vários desses pigmentos orgânicos e inorgânicos e impurezas de elementos tóxicos, o que exigiu a caracterização em profundidade dos pigmentos ex vivo em tecidos tatuados.

Os resultados, obtidos por uma equipe da França e da Alemanha que utilizou o Laboratório Síncroton Europeu (ESRF) para caracterizar os tecidos e os contaminantes, foram publicados na revista Nature Scientific Reports.

"Quando alguém quer fazer uma tatuagem, frequentemente [essas pessoas] são muito cuidadosas na escolha de um estúdio onde se usa agulhas estéreis que não foram usadas anteriormente. Ninguém verifica a composição química das cores, mas nosso estudo mostra que essas pessoas deveriam fazer isto," resumiu o professor Hiram Castillo, membro da equipe.
Tatuagens geram nanopartículas que se depositam nos gânglios

As imagens de fluorescência de raios X mostram as nanopartículas já depositadas no tecido - incluindo partículas de dióxido de titânio.
[Imagem: ESRF/Ines Schreiver]

Colorindo os gânglios linfáticos

Segundo a equipe, pouco se sabe sobre as potenciais impurezas na mistura de cores aplicada à pele durante as tatuagens. A maioria das tintas de tatuagem contém pigmentos orgânicos, mas também incluem conservantes e contaminantes como níquel, cromo, manganês ou cobalto. Além disso, depois do carbono negro, o componente mais encontrado nessas tintas é o dióxido de titânio (TiO2) que, na forma de nanopartículas, pode ser ativado pela luz do Sol e tornar-se tóxico no interior do corpo humano.

"Nós já sabíamos que os pigmentos de tatuagens viajam para os gânglios linfáticos devido à evidência visual: os gânglios linfáticos ficam coloridos com a cor da tatuagem. É a resposta do corpo para limpar o local de entrada da tatuagem. O que nós não sabíamos é que os pigmentos viajam de forma nano, o que implica que eles podem não ter o mesmo comportamento que as partículas em um nível micro. E esse é o problema: não sabemos como as nanopartículas reagem," explicou o pesquisador Bernhard Hesse.

As medições de fluorescência de raios X mostram uma ampla gama de partículas, com até vários micrômetros de tamanho, na pele das pessoas que se tatuaram, mas apenas partículas menores (nano) foram detectadas nos gânglios linfáticos. Isso pode levar ao aumento crônico do linfonodo e à exposição ao longo de toda a vida.

A equipe também relata fortes evidências tanto da migração quanto da deposição a longo prazo dos elementos tóxicos e dos pigmentos das tatuagens, bem como de alterações conformacionais de biomoléculas que têm sido associadas à inflamação cutânea e outras adversidades após a tatuagem.

O próximo passo da equipe será inspecionar novas amostras de tecidos de pacientes com efeitos adversos em suas tatuagens, a fim de verificar se há ligações entre esses efeitos e as propriedades químicas e estruturais dos pigmentos usados para criar as tatuagens.”


Fonte: Diário da saúde

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Homenagem à padroeira do Brasil

No dia 12 de outubro é comemorado o dia da padroeira do Brasil, a Nossa Senhora da Aparecida. Assista que bela homenagem.


Fonte: whatsapp.



Em São Paulo, o prefeito estabelece limites para o barulho

Doria diz que carnaval de rua vai deixar Vila Madalena: 'Já deu o que tinha que dar'

"Prefeito anunciou que folia vai se mudar para a Avenida 23 de Maio. Blocos vão seguir da Praça da Bandeira até o Parque Ibirapuera.

 Carnaval de rua vai mudar de endereço em 2018, segundo Doria (Foto: Will Soares/G1
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou em entrevista à Rádio Trianon que o carnaval de rua da capital paulista vai deixar de vez a região da Vila Madalena, na Zona Oeste da cidade. A folia já tem novo endereço definido: a Avenida 23 de Maio. “A Vila já deu o que tinha que dar”, disse o tucano.

Nós não teremos carnaval de rua na Vila  Madalena. Quero deixar bem claro isso. A Vila já deu o que tinha que dar. Ou seja, ela se tornou pequena para o tamanho, para a dimensão que ganhou o carnaval de São Paulo”, anunciou na entrevista.

De acordo com Doria, a decisão foi tomada porque o bairro boêmio da Zona Oeste já não tem “condições físicas, nem de segurança, nem de respeito aos moradores que ali residem para manter o carnaval”. “Nós tivemos 1,7 milhão de pessoas nos carnavais de rua aqui em São Paulo. Um número estrondoso. Não há condição realmente”, completou.

Carnaval vai deixar Vila Madalena em 2018 (Foto: Will Soares/G1)
O tucano citou até a formação geográfica das ruas da Vila Madalena como um empecilho para a continuidade da folia por lá. Segundo ele, as “ruas estreitas, tortuosas, altas e baixas” não têm capacidade de abrigar um “volume tão grande de público”.

Doria afirmou que carnaval de rua paulistano vai passar, então, a ser realizado na Avenida 23 de Maio. “Onde há amplitude, beleza e uma capacidade de absorção de público”, justificou. O prefeito já definiu até qual será o trajeto dos blocos: “O sentido será sempre Centro-bairro, com a dispersão em frente ao Parque do Ibirapuera”.

"Eu diria que é uma emoção até, você descer a 23, começando na Praça da Bandeira e terminando no Parque do Ibirapuera. É algo contagiante", vislumbrou o tucano. Para a Doria, a mudança "vai aumentar ainda mais o número de pessoas que irão às ruas". Ele espera que, agora, o público possa bater a marca dos 2 milhões em 2018.
Questionado nesta quarta-feira (11) sobre o carnaval na Vila Madalena, o secretário das Prefeituras Regionais, Bruno Covas, disse: "Nós estamos em conversa ainda com os blocos e nós vamos ter os horários estabelecidos. O princípio é tudo o que for causar qualquer tipo de problema a gente vai passar para um lugar mais seguro e que provoque menos ruídos, que é a 23".

"Agora, é claro que nós vamos compatibilizar isso com uma série de agentes. A Prefeitura não vai em nenhum momento impor isso ou impor aquilo, o que temos certeza é que vamos fazer um carnaval ainda mais organizado", afirmou Bruno Covas." 
Fonte: O Globo

Em São Paulo as leis nacionais são respeitadas. Na capital paulista são cerca de 11 milhões de habitantes, enquanto em São Thomé das Letras, são cerca 3.350 habitantes. Antes eram 3500, mas agora em função do barulho, dos bares que permanecem mais de 24h abertos, sem isolamento acústico e com alvará expedido pela prefeitura até às 3h da manhã, importunando aos moradores da cidade, em função disso, os moradores da cidade estão  se mudando para a área rural. 

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Educação: 'Novo analfabetismo': por que tantos alunos latino-americanos terminam ensino fundamental sem ler ou fazer contas

Inabilidade em compreender textos básicos afeta a obtenção de outras capacidades básicas

Por Ángel Bermúdez

A conclusão do ensino fundamental é uma etapa essencial da vida estudantil, mas para grande parte dos alunos latinos-americanos ela é concluída sem que sejam aprendidas habilidades mínimas.

Segundo um informe recente do Instituto de Estatísticas da Unesco, braço da ONU para a educação, grande parte dos jovens da América Latina e do Caribe não alcançam os níveis exigidos de proficiência em capacidade leitora ao concluírem o que no Brasil equivale à segunda etapa do ensino fundamental, em geral, aos 14 anos.
O estudo diz que, em média, 36% das crianças latino-americanas no ensino fundamental não estão atingindo as habilidades mínimas de leitura. Em matemática, esse índice sobe para 52%.
Em números absolutos, 19 milhões de adolescentes do continente concluem o fundamental "sem conseguir níveis mínimos" de compreensão nessas áreas.
Especificamente no Brasil, dados compilados pela plataforma QEdu com base no Prova Brasil 2015 dão a dimensão do problema nessa etapa do ensino: apenas 30% dos alunos da rede pública saem do 9º ano com aprendizado adequado em leitura e interpretação.
Em matemática, apenas 14% dos alunos do 9º ano aprenderam o adequado em resolução de problemas.

'Novo analfabetismo'
Silvia Montoya, diretora do Instituto de Estatísticas da Unesco, considera "dramática" a ausência de compreensão de leitura em tantos estudantes do continente.
"O fato de haver crianças sem competências básicas, no que se refere a ler parágrafos simples e extrair informações deles, é o que eu consideraria uma nova definição de analfabetismo", diz ela à BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC.
"No mundo de hoje, ter um nível mínimo de alfabetização já não é (apenas) saber ler o próprio nome e escrever algum fato da vida cotidiana. Carecer de compreensão leitora é uma espécie de incapacidade de se inserir na sociedade, poder votar e entender as propostas dos candidatos, entender seus próprios direitos e deveres como cidadão. Afeta todas as dimensões."

Por que os alunos latino-americanos tem tanta dificuldades

Ausência de infraestrutura adequada é um dos problemas observados pela especialista da Unesco

E, prossegue Montoya, a leitura é uma habilidade básica, sobre a qual se constroem as demais capacidades estudantis.
"Sem essa competência, estamos gerando crianças e adolescentes que vão (vivenciar) diretamente muitas frustrações pessoais e de integração social e profissional. Sem entender textos, é muito difícil avançar em qualquer área."
A situação se agrava quando se leva em consideração o grau de exigências do mundo atual, em que a informação disponível é complexa e tem diferentes graus de qualidade e confiabilidade - o que exige leitores com senso crítico e habilidade de interpretação.

Uma escola que não funciona

E se antes o desafio da América Latina era o da inclusão dos alunos ao sistema de ensino, hoje a questão é mais qualitativa do que quantitativa.
O desperdício de potencial humano evidenciado pelos dados confirma que levar as crianças à sala de aula é apenas metade da batalharelatório da Unesco
O relatório da Unesco afirma que "o desperdício de potencial humano evidenciado pelos dados confirma que levar as crianças à sala de aula é apenas metade da batalha. Agora, temos de garantir que todas as crianças naquela sala de aula estejam aprendendo as habilidades básicas de que precisam em leitura e matemática, no mínimo".
"Agora, a realidade é que as crianças estão dentro do sistema educativo, mas há uma inabilidade da escola em dotá-los do nível de aprendizado razoável e mínimo para as circunstâncias que demanda o mundo hoje e no futuro", afirma Montoya.
E isso é resultado de uma série de problemas, como formação deficiente que não prepara os docentes para lidar com os desafios de sala de aula, problemas de infraestrutura, numerosas perdas de dias letivos por conta de greves e outras questões - além, também, da própria situação socioeconômica dos estudantes, que "podem vir de lares de baixa renda e contar com menor apoio familiar".
"Há uma combinação de fatores que podem variar em cada lugar, mas evidentemente há uma ausência de políticas específicas para enfrentar o problema", afirma Montoya.
Ela agrega que é preciso analisar os currículos, a formação de docentes - para garantir que sejam capazes de ensinar crianças vindas de contextos sociais difíceis -, contar com um ambiente e uma infraestrutura adequados e ter uma rede de políticas sociais de apoio.
No Brasil, uma nova base nacional curricular, documento do Ministério da Educação que vai definir diretrizes de ensino, está atualmente em fase de consulta pública.

América Latina avançou na inclusão de alunos, mas agora precisa de avanços qualitativos no ensino

"Não há como resolver (o problema da educação) sem uma visão integral do sistema educacional", opina Montoya.
O problema não se restringe à América Latina - é um drama global.
O relatório da Unesco calcula que, no mundo, haja 617 milhões de crianças e adolescentes - o equivalente a três vezes a população total do Brasil - incapazes de entender minimamente um texto ou resolver problemas matemáticos básicos, o que seria esperado em sua idade escolar.
Na África Subsaariana, 88% dos alunos concluem os estudos equivalentes ao fundamental com problemas de compreensão em leitura. Para efeitos comparativos, esse índice cai para 14% na América do Norte e na Europa."
Fonte: BBC Mundo