Matérias interessantes
domingo, 31 de março de 2024
História do Brasil: "Arqueologia no DOI-Codi: rompendo o silêncio"
"Operação dos EUA contra golpe militar no Brasil", no "governo" Bolsonaro
Fonte: g1/Política
Notícias locais: Senac em Poços de Caldas promove – Viva Saúde de 01a 05 de abril
Senac Poços de Caldas |
"Presente na região há mais de 25 anos e atendendo cerca de 20 municípios no Sul de Minas, o Senac em Poços de Caldas é referência em ensino e qualificação profissional e possui um amplo portfólio de cursos técnicos, cursos livres, Aprendizagem Comercial e MBA, além de ser polo de Educação a Distância (EAD).
Com uma infraestrutura completa, a instituição, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC - Confederação Nacional do Comércio, possui laboratórios de informática, estética, enfermagem e um salão de beleza-escola, além de salas de aula bem equipadas e atualizadas, buscando sempre o aprimoramento dos alunos e do aprendizado."
O público terá acesso a uma semana de atividades e serviços gratuitos, incluindo terapias integrativas, aferição de pressão, teste glicêmico, oficinas de dança, yoga, orientações de saúde, segurança no lar, roda de conversas e atendimentos do Rede de Carreiras, portal gratuito do Senac que reúne currículos, criado para facilitar o encontro de empresas e profissionais de forma moderna e rápida.
A iniciativa será realizada, das 9h às 21h, na unidade da instituição localizada na Rua Cerro Azul, 525 - Jardim dos Estados.
“O evento proporcionará uma oportunidade para comunidade se envolver com questões importantes relacionadas à saúde e bem-estar, além de oferecer orientações e práticas para uma vida mais saudável e equilibrada”, comenta Lina Landi, Diretora do Senac em Poços de Caldas."
Confira a programação:
✅ 01/04 – Segunda-feira: Palestras, ações comunitárias de terapias integrativas, orientações para o combate ao câncer, vacinação, aferição de pressão, teste de glicemia, saúde e segurança no lar.
✅ 02/04 – Terça-feira: Ações comunitárias de terapias integrativas, aferição de pressão, orientações de saúde, oficina de dança, alongamento.
✅ 03/04 - Quarta-feira: Ações comunitárias de terapias integrativas, palestra sobre prática de esportes, oficina de yoga.
✅ 04/04 – Quinta-feira: Roda de Conversa sobre trabalho e saúde física e mental, oficina de pilates.
✅ 05/04 – Sexta-feira: Roda de Conversa sobre cuidados com a saúde física e mental.
Para outras informações, entre em contato com a Central de Relacionamento da unidade pelo telefone (35) 2101-3150 ou via WhatsApp 31 3057-8600.
Senac Viva Saúde em Poços de Caldas
Quando: De 1 a 5 de abril, das 9h às 21h.
Onde: Senac em Poços de Caldas - Rua Cerro Azul, 525 - Jardim dos Estados.
Mais informações: (35) 2101-3150 /
whatsApp: 31 3057-8600
sábado, 30 de março de 2024
Clélia Lara Barcellos, mãe da militante Dora - Bloco 2 de 2 (2007)
"Clélia Lara Barcellos, mãe da militante Dora - Bloco 1 de 2 (2007)"
"Sequestrados políticos contam sobre torturas a que foram submetidas no DOI-Codi"
Manipulação é sutil
"A manipulação é sutil, às vezes demora anos para a pessoa se perceber manipulada. ANOS. Isso porque ela se manifesta invisível, quase uma mosca-branca que entra na sala de estar trazendo doença, mas como não é vista, a vítima, apesar de sofrer, não compreende a causa e por fim, atribuí a si a culpa."
Por Ana Paula Ferreira
"É mês do dia internacional da mulher e é necessário falarmos de um tema, nem sempre comum de ser debatido, justamente porque não é claro, e, portanto, não é tão facilmente percebido. Trata-se da manipulação psicológica, que faz parte de uma das violências na qual a mulher geralmente é alvo mais fácil, justamente pelas relações assimétricas de poder. A manipulação é sutil, às vezes demora anos para a pessoa se perceber manipulada. ANOS. Isso porque ela se manifesta invisível, quase uma mosca branca que entra na sala de estar trazendo doença, mas como não é vista, a vítima apesar de sofrer, não compreende a causa e por fim, atribuí a si a culpa.
E como pode ocorrer de maneira tão velada? Trago aqui 3 pontos importantes da manipulação: a falta de transparência, o controle e a vitimização. A fim de ilustrar cada um deles eu uso o filme “Gaslight” que, aliás, inspirou a ideia de abuso psicológico, diante da distorção da realidade. Resumidamente, a história se passa numa casa na qual a esposa percebe que luz estava falhando e o marido, passa a questionar a sanidade mental da mulher, sendo que, na verdade, ele sabia que isso ocorria e que ele mesmo quem provocava.
Essa é uma das características principais da manipulação: falta de transparência. Tudo fica às escuras, sem luz suficiente e, portanto, não se consegue tatear a realidade com precisão. A informação vem do manipulador, ao ponto de a vítima passar a duvidar do que viu, da sua própria memória, como se tudo não passasse de coisas da sua cabeça. Nesse jogo de enganação, o marido galanteia a funcionária, convida-lhe para outros espaços sem ser o do trabalho, elogia, passatempo fechado sozinho com ela na sala.
Enquanto isso, faz juras à esposa que se preocupa com a saúde dela, quando, na verdade, a real intenção é deixá-la insegura, incapaz de tomar as próprias decisões. Tal qual a lâmpada que ora ilumina, ora cede à escuridão, o manipulador seduz, joga charme, é gentil, prestativo, pois precisa de pessoas que cedam à sua vontade. Ao mesmo tempo, faz cortina de fumaça para ludibriar, mente e engana, tanto a esposa quanto com a funcionária, pois seu objeto final era o poder, e por isso a necessidade de uma imagem imaculada, de homem distinto, perfeito.
Ora, se o objeto é o poder, precisava do outro ponto da manipulação... o controle. No filme a vida da mulher é milimetricamente calculada, reduzindo sua rede de apoio para facilitar a opressão. O manipulador evita que a casa seja frequentada por amigos, maldiz cada um deles como se não fossem boas companhias, evita sair publicamente com a companheira e quando saem, ele quem decide os lugares, persuadindo que ela participou da decisão. Controla a correspondência, as visitas, os passeios, pois ao isolá-la, lhe fragiliza ao ponto de sentir dependente emocional do manipulador.
Por fim, o abuso psicológico ocorre também pela vitimização do algoz. Sim. Apesar de enganar, ele irá distorcer em tamanha proporção e sob toda uma dramatização ao ponto de a vítima pedir desculpas, considerando-se de fato egoísta ou paranoica. Essa terceirização da responsabilidade é atrelada ao perfil do manipulador que geralmente não manifesta empatia, tem pouco apreço pela dor alheia, nem se comove com o sofrimento da própria companheira.
As consequências disso na vida da vítima são várias. Por tender a acreditar que está perdendo a habilidade mental, omite o que acontece para os mais próximos, com receio de estar sendo injusta com o parceiro. Fica tão vulnerabilizada emocionalmente que perde a essência, deixa de fazer coisas que gosta, de criar planos, sofre de insônia, sentimento de inferiorização, irritabilidade, dependência emocional e baixa autoestima.
Diante disso, o gaslight é uma violência grande, no qual o manipula-dor, brinca com os sentimentos alheios, como se estivesse brincando com lego, em que cada peça só lhe interessa na construção de seus projetos, afinal não tem responsabilidade afetiva com aqueles ou aquelas que lhe depositaram confiança. Que entendamos para não repetir esse papel e muito menos em minimizar o sofrimento de quem já passou por essa manipulação."
Ana Paula Ferreira |
Militante do Coletivo Feminista Mulheres Pela Democracia, Além de mestre em Educação.
"60 anos do golpe 1964-2024 – sem memória não há futuro". E nem presente!
Por Tatiana dias, Intercept
|
Museu sobre a ditadura no Brasil
|