quinta-feira, 2 de junho de 2011

cartão de crédito tem novas regras a partir de 1º de junho

“Brasileiros gastam, por ano, cerca de R$ 320 milhões no cartão de crédito”
,

Entre as novas regras estabelecidas, o número de tarifas permitidas para o cartão de crédito caiu de 80 para cinco. O pagamento mínimo sobe para 15% da fatura, e será de 20% a partir de dezembro. Além disso, as administradoras terão de informar a taxa efetiva total (juros e outros encargos) no financiamento do saldo devedor.
De acordo com o professor da UFMG e coordenador  do Ipead-MG), Wanderley Ramalho, a redução do número de tarifas trará mais transparência, o que permitirá que o consumidor avalie melhor na hora da comprar. “Havia dois anos ou mais aconteceu o mesmo com as tarifas bancárias. O cliente vai saber o que vai pagar”, 
O número de tarifas era muito grande e o consumidor não entendia o que estava pagando. Com as novas regras,  o consumidor poderá tomar as decisões porque haverá mais segurança. “Ele vai poder comparar preços pelas diversas administradoras de cartões”,
O conceito de juro não é trivial, e o cliente não costuma prestar atenção: “ele presta atenção à prestação, se ela cabe no salário, não percebendo o prejuízo que um juro alto faz no salário”, explicou. 
As novas regras são válidas para cartões adquiridos a partir de 1º de junho de 2011. Para os cartões antigos, a nova regra entra em vigor a partir de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!