domingo, 24 de junho de 2012

Em defesa da PEC 33/09

Em defesa do diploma

Mobilização nacional pela votação da PEC dos Jornalistas      




“Os Sindicatos de Jornalistas preparam atividades para reivindicar, nas próximas sessões do Senado, a votação em 2º turno da PEC 33/09. O movimento “Aprove Já” busca assegurar, antes do recesso parlamentar de julho, a aprovação da proposta que restitui a exigência do diploma de jornalismo como requisito para o exercício da profissão.




Com todo o ritual de tramitação já cumprido, a PEC 33/09, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), está pronta para votação. A expectativa é de que a falta de quorum das sessões no plenário do Senado verificada em várias sessões seja revertida nos próximos dias, após a realização da Conferência internacional Rio + 20. Tal indicativo ficou mais fortalecido após reunião de líderes para definição do ritmo de trabalho e prioridades de votação antes do recesso parlamentar.


A orientação da Executiva da FENAJ e do GT Coordenação Nacional da Campanha pelo Diploma é de que cada Sindicato faça contato diário com os senadores do seu estado para solicitar que compareçam às sessões e garantam a votação antes do recesso. Foi orientado, também, o envio de mensagens por e-mail – movimento que deve ser ampliado com a participação de jornalistas, professores, estudantes de jornalismo e apoiadores da campanha - reivindicando a imediata votação, a exposição do selo da campanha, "PEC do diploma Aprove já", em "pop up" ou outra forma de destaque nas páginas eletrônicas das entidades e o incentivo à categoria e apoiadores a fazerem pressão via facebook, twitter, blogs e todas as redes sociais possíveis.


Foi encaminhada, ainda, solicitação às entidades do campo do Jornalismo como o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) para que fortaleçam o movimento estimulando Cursos de Jornalismo a também se manifestarem e organizarem ações, se possível ocupando espaços nas Rádios e TVs universitárias para divulgar a campanha.


Diretores da FENAJ e de Sindicatos de Jornalistas ampliarão, também, o acompanhamento diário das sessões no plenário do Senado, inclusive informando o total de assinaturas já arrecadado pelo abaixo assinado virtual, que até o final desta semana já somava mais de 12 mil apoios”.


Fonte: Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas


Obs. Quando é para aprovar aumento de salários de políticos, em qualquer esfera existe quórum. Quando é para votar um assunto que vem se arrastando desde 2009, ou seja, há quatro anos, não há interesse. Como este é um ano eleitoral, o senado e os políticos no geral deveriam pensar na Ética na Política, que tem a ver também e, principalmente com a profissão do Jornalista, aquele que dedicou pelo menos quatro anos de sua vida para aprender a profissão.                                  Ana Lúcia Dias – MTB. 24989-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!