quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Em São Paulo, o prefeito estabelece limites para o barulho

Doria diz que carnaval de rua vai deixar Vila Madalena: 'Já deu o que tinha que dar'

"Prefeito anunciou que folia vai se mudar para a Avenida 23 de Maio. Blocos vão seguir da Praça da Bandeira até o Parque Ibirapuera.

 Carnaval de rua vai mudar de endereço em 2018, segundo Doria (Foto: Will Soares/G1
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou em entrevista à Rádio Trianon que o carnaval de rua da capital paulista vai deixar de vez a região da Vila Madalena, na Zona Oeste da cidade. A folia já tem novo endereço definido: a Avenida 23 de Maio. “A Vila já deu o que tinha que dar”, disse o tucano.

Nós não teremos carnaval de rua na Vila  Madalena. Quero deixar bem claro isso. A Vila já deu o que tinha que dar. Ou seja, ela se tornou pequena para o tamanho, para a dimensão que ganhou o carnaval de São Paulo”, anunciou na entrevista.

De acordo com Doria, a decisão foi tomada porque o bairro boêmio da Zona Oeste já não tem “condições físicas, nem de segurança, nem de respeito aos moradores que ali residem para manter o carnaval”. “Nós tivemos 1,7 milhão de pessoas nos carnavais de rua aqui em São Paulo. Um número estrondoso. Não há condição realmente”, completou.

Carnaval vai deixar Vila Madalena em 2018 (Foto: Will Soares/G1)
O tucano citou até a formação geográfica das ruas da Vila Madalena como um empecilho para a continuidade da folia por lá. Segundo ele, as “ruas estreitas, tortuosas, altas e baixas” não têm capacidade de abrigar um “volume tão grande de público”.

Doria afirmou que carnaval de rua paulistano vai passar, então, a ser realizado na Avenida 23 de Maio. “Onde há amplitude, beleza e uma capacidade de absorção de público”, justificou. O prefeito já definiu até qual será o trajeto dos blocos: “O sentido será sempre Centro-bairro, com a dispersão em frente ao Parque do Ibirapuera”.

"Eu diria que é uma emoção até, você descer a 23, começando na Praça da Bandeira e terminando no Parque do Ibirapuera. É algo contagiante", vislumbrou o tucano. Para a Doria, a mudança "vai aumentar ainda mais o número de pessoas que irão às ruas". Ele espera que, agora, o público possa bater a marca dos 2 milhões em 2018.
Questionado nesta quarta-feira (11) sobre o carnaval na Vila Madalena, o secretário das Prefeituras Regionais, Bruno Covas, disse: "Nós estamos em conversa ainda com os blocos e nós vamos ter os horários estabelecidos. O princípio é tudo o que for causar qualquer tipo de problema a gente vai passar para um lugar mais seguro e que provoque menos ruídos, que é a 23".

"Agora, é claro que nós vamos compatibilizar isso com uma série de agentes. A Prefeitura não vai em nenhum momento impor isso ou impor aquilo, o que temos certeza é que vamos fazer um carnaval ainda mais organizado", afirmou Bruno Covas." 
Fonte: O Globo

Em São Paulo as leis nacionais são respeitadas. Na capital paulista são cerca de 11 milhões de habitantes, enquanto em São Thomé das Letras, são cerca 3.350 habitantes. Antes eram 3500, mas agora em função do barulho, dos bares que permanecem mais de 24h abertos, sem isolamento acústico e com alvará expedido pela prefeitura até às 3h da manhã, importunando aos moradores da cidade, em função disso, os moradores da cidade estão  se mudando para a área rural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!