quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ETA - declara um declara um cessar-fogo definitivo





ETA - declara um  declara um cessar-fogo definitivo




"As detenções continuarão e seguiremos com a perseguição daqueles que não respeitam as leis"
José Luis Rodríguez Zapatero, chefe do governo espanhol
"Duas pessoas foram detidas na Espanha e na França por suspeita de envolvimento com a organização terrorista ETA. As detenções ocorrem um dia depois de o ETA declarar um cessar-fogo "permanente, geral e verificável.”
Os detidos, especialistas em informática, são um homem, identificado como Iraitz Guesalaga e presona  cidade francesa de Ciboure, e uma mulher, Itsaso Urtiaga que foi detida na localidade espanhola de Zarautz. A Guarda Civil os acusa de ter dado aulas sobre o uso de computadores a membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do grupo separatista basco na Venezuela.
O chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, mostrou descrença diante do anúncio de "trégua" do ETA, e afirmou que a política antiterrorista do país será mantida. "Ou seja, as detenções continuarão e seguiremos com a perseguição daqueles que não respeitam as leis”, destacou. Ele disse ainda que não permitirá ser "enganado" pela organização armada".
"O comunicado do ETA não serve: tem que dar passos muito mais contundentes e definitivos: não vamos permitir que nos enganem", completou, deixando claro que o governo espanhol e diversas forças políticas consideraram insuficiente o anúncio porque não declara o fim definitivo da violência no país. Zapatero ainda deixou claro que "não haverá nenhum tipo de diálogo" com a organização armada e que não será aceita "nenhuma condição política que possa servir para os objetivos do grupo terrorista".
(Com agência EFE)

História


- ETA - O grupo terrorista separatista basco ETA foi criado em 1959 durante a ditadura de direita do general Francisco Franco. Sigla para a frase em basco, Euskadi Ta AskatasunaPaís Basco e Liberdade, o grupo foi fundado com o objetivo de conseguir independência para o País Basco --região que abrange o norte da Espanha, parte da região de Navarra e o sudoeste da França.




Menino passa de bicicleta por símbolo do ETA em Alsasua
O ETA surgiu como uma dissidência do Partido Nacionalista Basco (PNB), fundado em 1894 para obter, pelas vias políticas, a independência da região. O partido conseguiu sobreviver, ilegalmente, pela ditadura de Franco com a manutenção de um quartel general em Paris, na França.


Um grupo de jovens partidários, cansados da falta de conquistas do partido e de sua rejeição ao confronto armado, fundou o ETA. Nos próximos anos, a nova organização desenvolveu-se com a ajuda dos marxistas e estabeleceu o socialismo revolucionário como objetivo.


Em 1966, na quinta conferência do grupo, o ETA dividiu-se ideologicamente em duas alas: os nacionalistas, ou ETA-V, que mantiveram o ideal original de autonomia basca, e os ideologistas, ou ETA-VI, que favoreciam a linha marxista de independência basca e engajaram na campanha de violência e assassinatos.


Cerca de dois anos depois da divisão, o grupo começou efetivamente sua campanha de violência na Espanha --principalmente com atentados com carros-bomba e assassinatos de alvos específicos. A primeira vítima foi Meliton Manzanas, chefe de polícia na cidade basca de San Sebastian. Ele foi morto a tiros em 7 de junho de 1968.


Atualmente, o grupo é responsabilizado por ao menos 850 mortes.


O regime de Franco tentou acabar com o ETA nas Províncias bascas com prisões, espancamentos e até mesmo tortura. Até o começo dos anos 70, os principais líderes haviam sido presos pela polícia e submetidos a julgamentos em tribunais militares na cidade de Burgos.


Nas duas décadas seguintes, contudo, o ETA receberia a adesão de cerca de mil membros de uma população regional de cerca de 2 milhões. O grupo alternava entre as medidas políticas e os atentados violentos na luta pela independência regional.


Depois da morte de Franco, em 1975, os governos democráticos da Espanha fizeram avanços no estabelecimento da autonomia regional das Províncias bascas e ofereceram perdão aos membros do ETA que renunciassem ao terrorismo.


Na década seguinte, contudo, o número de mortes em atentados a bomba e assassinatos do ETA aumentaram significativamente --a maioria dos alvos eram militares, juízes e membros do governo.


Nos anos 90, a França ampliou a cooperação com a Espanha na campanha contra os terroristas --que tradicionalmente buscavam refúgio no país vizinho.


Os partidos políticos ligados ao ETA também foram banidos. Anteriormente, partidos como Batasuna conseguiam cerca de 12% dos votos.


Em setembro de 1998, o ETA declarou cessar-fogo, que durou 14 meses. Em março de 2006, anunciou uma trégua permanente. Em dezembro do mesmo ano, contudo, o grupo realizou um ataque a bomba no aeroporto de Madri que deixou vários mortos. Em junho de 2007, cancelou oficialmente o cessar-fogo.


Em janeiro de 2008, sob aceno do ETA por um novo acordo, o presidente do governo espanhol, Jose Luis Rodriguez Zapatero, fecha a porta para o diálogo e diz que o único caminho é a rendição unilateral.


Em 30 de janeiro deste ano, o ETA anunciou que continuará lutando no aniversário de 50 anos de sua fundação.


As autoridades realizaram desde então uma série de prisões de líderes importantes do ETA e afirmam que o grupo basco foi reduzido e enfraquecido a um grupo pequeno de comandos com dois ou três membros cada.


A lista de detidos inclui Jurdan Martitegi, ex-líder militar do ETA conhecido como "o gigante", um suposto líder do grupo Mikel Albisu Iriarte, conhecido como Mikel Antza, e o líder Francisco Javier Lopez Pena, conhecido como Thierry.


Há, atualmente, cerca de mil membros do ETA em prisões da Espanha e França.


Com Associated Press, Reuters e Enciclopédia Britannicam setembro de 1998, o ETA declarou cessar-fogo, que durou 14 meses. Em março de 2006, anunciou uma trégua permanente. Em dezembro do mesmo ano, contudo, o grupo realizou um ataque a bomba no aeroporto de Madri que deixou vários mortos. Em junho de 2007, cancelou oficialmente o cessar-fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!