terça-feira, 18 de outubro de 2011

Imagens de 12 de Outubro de 2011


Nossa Senhora da Aparecida - Padroeira do Brasil

Imagem da Basílica


História

“O rio Paraíba, que nasce em São Paulo e deságua no litoral fluminense, era limpo e piscoso em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora Aparecida de suas águas. Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.

Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros.Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha. O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.”

(imagem do wikipédia)

A rainha e padroeira do Brasil


“Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI, sendo coroada.

Pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.


Rosa de Ouro


Em 1967, ao completar-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a “Rosa de Ouro”, gesto repetido pelo Papa Bento XVI que ofereceu outra Rosa, em 2007, em decorrência da sua Viagem Apóstolica ao país nesse mesmo ano, reconhecendo a importância da santa devoção.


O maior santuário mariano do mundo

Em 4 de julho de 1980 o papa João Paulo II, em sua histórica visita ao Brasil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada, revigorando a devoção à Santa Maria, Mãe de Deus e sagrando solenemente aquele grandioso monumento construído com o carinho e devoção do povo brasileiro.”        Fonte: Wikipédia



O Guardião da Montanha esteve em São Thomé das Letras, no feriado nacional de 12 de outubro, onde além de procissão nas ruas enfeitadas, os sinos da Igreja matriz de São Tomé badalaram muitas vezes, às 6h, às 12h às 18h acompanhada de uma grande queima de fogos. Em Baependi, Caxambu, São Lourenço e Cruzília além dos sinos e a queima de fogos aconteceram carreatas acompanhando a imagem da Nossa Senhora da Aparecida.


Em Cruzília, às 19h na Igreja da cidade, a matriz, que estava lotada de fiéis e o pároco o padre Vicente Deon celebrou a missa em comemoração ao Dia de Nossa Senhora da Aparecida – veja as imagens:











Em Cruzília, a igreja de São Sebastião toda iluminada e enfeitada para a missa celebrada às 19h em 12 de outubro pelo pároco da cidade,  pe. Vicente Deon,  em comemoração ao feriado nacional  da Padroeira do Brasil - Nossa Senhora  da  Aparecida.
Igreja Matriz de Cruzília - MG


Frente da Igreja de São Sebastião em Cruzília-MG
                                                       
Altar preparado para a Nossa Senhora da Aparecida

                  



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!