terça-feira, 3 de setembro de 2013

Voto aberto em todas as votações no Congresso


     Câmara aprova a PEC do Voto Aberto no Congresso

Foram unânimes, os 452 deputados presentes que votaram a favor; texto vai ao Senado. Iniciativa foi resposta à votação que livrou Natan Donadon da cassação.



Como também mediante as iniciativas de manifestações nas redes sociais para o Dia da Independência do Brasil - 7 de Setembro - O Congresso Nacional em Brasília “não quer ser vidraça novamente”.  E não vamos nos esquecer que vamos ter eleições ano que vem.


Após livrar da cassação o deputado Natan Donadon (sem partido-RO) em uma votação secreta, a Câmara aprovou (3), por unanimidade dos 452 votantes, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que determina voto aberto em todas as votações do Congresso Nacional. O projeto ainda precisa ser aprovado em dois turnos pelos senadores.


Esta proposta estava engavetada na Câmara desde 2006, à espera da apreciação em segundo turno. Mas, por falta de acordo, a PEC  foi retirada de pauta diversas vezes ao longo dos últimos sete anos.


“A  solução que encontrei, para uma resposta rápida desta Casa, foi recorrer a uma PEC votada  há sete anos para o voto aberto para todas as configurações. Sei que alguns consideram, respeitosamente, os prós e contras de todos os votos serem abertos. Mas, nesta hora, esta Casa não pode vacilar. Essa resposta tem de ser dada hoje à noite. Por isso, tive a ousadia de colocar essa proposta em votação", afirmou  presidente da Câmara,  Henrique Alves (PMDB-RN)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!