sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Encontro das Pastorinhas com as Cias de Reis em São Thomé das Letras, MG

O Encontro das Pastorinhas e as Companhias de Reis de São Thomé das Letras aconteceu na tarde de 25 de janeiro na Praça do Rosário. As Pastorinhas é a Folia de mulheres. Elas saem juntas no dia 25 de dezembro, anunciando o nascimento de Jesus Cristo e passam pelas casas da comunidade da cidade e área rural, cantando e orando pelas pessoas. Faz parte da cultura popular do povo de São Thomé, juntamente com as Cias de Reis, que é composta de homens.



Elas são em 12 mulheres atualmente e se reúnem há 12 anos sob a coordenação da Rita e fazem a chegada em 6 de janeiro como as cia de Reis. Para se ter uma ideia, as Pastorinhas de São Thomé existe há pelo menos 50 anos. Assista a entrevista da chefe das Pastorinhas, Rita.









De acordo com a Prefeita de São Thomé das Letras, Marisa Maciel este Encontro vai fazer parte do calendário oficial do Município e a prefeitura se propõe a ajudar no que for preciso para que essa tradição do povo não se acabe. É a cultura popular. Veja a seguir no clipe o que a Prefeita diz a respeito. E a chefe do depto. de Cultura, Adriana Martins confirmando as intenções da prefeitura e anunciando as Pastorinhas.




Chegou a vez das Companhias de Reis que participaram deste encontro mostrarem porque são tão famosas no município. Vinda da área rural, a Serraria com seus componentes, vem mostrar seus versos na cidade.Ela foi a primeira Cia de Reis a se apresentar, depois foi a Cia de Reis da Barra Mansa, também da área rural de São Thomé das Letras. A última Cia de Reis que se apresentou foi a Cia de Reis, Estrela do Oriente, a única da cidade. Vamos torcer para que não se acabem as Folias de Reis e as Pastorinhas, afinal elas fazem parte da Cultura popular do povo sãothomeense ou letrense como preferem alguns...


                                                                                                                                                           




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!