domingo, 16 de fevereiro de 2025

Notícias locais:OPINIÃO | USO DE CELULARES NAS ESCOLAS


Está sendo amplamente discutido o uso do celular nas salas de aulas em todo o Brasil e no mundo.

Fonte: Opinião, TV Cultura, SP

"O Opinião dessa semana busca discutir a Lei 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas. Diversos estudos apontam que o uso excessivo de telas pode prejudicar o desempenho acadêmico, reduzir a interação social e aumentar índices de ansiedade e depressão entre crianças e adolescentes​.

Para debater o tema, ao lado da apresentadora Rita Lisauskas, o programa recebe Cristiano Nabuco, psicólogo e fundador do Grupo de Dependências Tecnológicas de Psiquiatria da USP, e Carina Rodrigues, advogada especializada em direito digital e proteção de dados. Juntos, os especialistas discutem os impactos da nova lei na vida acadêmica durante esse e os próximos anos, além de compreender como a comunidade escolar está reagindo à mudança por meio de depoimentos de pais e responsáveis por estudantes em fase escolar. Temas como cyberbullying e o efeito do uso excessivo das tecnologias no comportamento humano também são abordados no programa."

É Lei federal

Escolas de Poços de Caldas Terão Autonomia Para Decidir Sobre Uso de Celulares em Sala de Aula

Por Ana Lúcia Dias

Ao contrário de outras cidades do Brasil e do mundo, Poços de Caldas permitirá que cada escola decida de forma autônoma sobre a liberação ou proibição do uso de celulares em sala de aula. A responsabilidade pela aplicação da Lei Federal que regula o tema ficará a cargo dos diretores das instituições de ensino.

A decisão também reforça o papel das famílias na educação digital, cabendo aos pais e responsáveis estabelecer limites para o uso dos dispositivos pelos filhos.

Em escolas públicas e particulares onde o uso de celulares é restrito, observa-se maior atenção dos alunos durante as aulas, além de uma redução nos níveis de ansiedade, o que favorece a saúde mental dos estudantes.

Enquanto outras localidades adotam medidas mais restritivas, Poços de Caldas opta por deixar a decisão nas mãos das escolas, que poderão avaliar a melhor forma de lidar com a questão em seu ambiente de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!