domingo, 30 de dezembro de 2012

Nação indígena em São Thomé

Cantora indígena Yaka e o Pajé Re Kan
Eles são da Nação Nokê Kuim (Katukina), índios reais do município Cruzeiro do Sul, no Acre, da Aldeia Samauma. Eles vieram a São Thomé para promover a medicina indígena. O terapeuta e curador da mostra para São Thomé, Diego Leite Teixeira trouxe o Cacique Shere, o Pajé Re Kan, a cantora indígena, Yaka e a índia Soninha.

Na primeira palestra  no receptivo de Turismo "João Antão",  às 20h30 de 29 de  dezembro, sobre medicina indígena, eles que falam o idioma Pano, mas também falam o português disseram que o interesse deles é divulgar a cultura indígena e a medicina que pode ajudar "os brancos" na cura de doenças sociais, como o stress, a depressão, síndrome do Pânico entre outras doenças da atualidade. 



Muitos turistas estavam no receptivo de turismo, assistindo ao vídeo e a palestra do 

Cacique Shere.


O Cacique Shere que teve ideia há sete anos de promover o vídeo exibido no espaço "João Antão", com algumas técnicas de cura, por exemplo, a vacina do sapo que é usada para o fortalecimento da imunidade do corpo na cura do stress,  depressão, síndrome do Pânico na chamada medicina do Kambô. Os índios da aldeia Samauma são os "Guardiões da Medicina do Kambô". Assim como em outras aldeias, eles detêm o conhecimento de seus ancestrais eles não escrevem nada, eles trazem o conhecimento de pai para filho, de família para família. "Eles são felizes... Qualquer acontecimento é motivo de festa", conta Luiz Saldanha.
Soninha e Luiz Saldanha


Durante a palestra do Cacique Shere, o carioca Luiz Saldanha, que frequenta a aldeia contou suas experiências desde  a primeira vez que foi até a aldeia Samauma dos índios da Nação Nokê Kuim (Katukina) no Acre. 






       Pajé Re Kan         Profa. Vivi      Cacique Shere


Eles vão ficar em São Thomé das Letras, MG até o carnaval, em fevereiro, para conhecer outras culturas. Assista a alguns trechos do vídeo e ao vídeo da palestra.


Os índios da aldeia Samauma ainda trouxeram o artesanato indígena para expor e vender em São Thomé das Letras, MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!