quinta-feira, 13 de abril de 2023

Caso você saiba de algum "ataque à Escolas, siga estes procedimentos

Pintados por alunos do muro da Escola Municipal Conde Pereira Carneiro
 

"1. Estão circulando em grupos e redes vídeos, áudios e textos com ameaças de ataques a escolas. *Não divulguem nem compartilhem!* O objetivo de quem cria esses boatos é causar medo, pânico, caos. Quando receber essas ameaças de ataque, enviem para as autoridades de segurança.

2. Se a postagem tiver informações exatas, como cidade/escola do suposto ataque, ligue para o 190 e forneça para a autoridade local o maior número de informações possíveis. Se a postagem não trouxer essas informações, não adianta acionar a autoridade local, pois a suposta ameaça pode ser de qualquer lugar do país. Assim como não adianta ligar na escola onde seu/sua filho/a estuda, se a ameaça não é específica em relação a este local.

3. Se a postagem estiver ativa em alguma rede social, obtenha o link para *encaminhar a denúncia para o Ministério da Justiça - Escola Segura, que criou um canal de denúncias e está monitorando os casos.
  
4. Procure informações específicas e confiáveis, com a polícia local ou com a Secretaria de Educação regional, ou com a Direção da escola. Divulgue a informação correta, principalmente se as ameaças já foram oficialmente descartadas, para colocar fim ao pânico geral.

5. Não envolva as crianças nesse processo de averiguação das informações e de denúncia. Procure distraí-las com outra atividade. Elas não têm maturidade emocional para lidar com boatos dessa natureza. MANTENHA A CALMA 🙏 e aja com cautela.
 
Além dessas ações, é muito importante que os alunos sejam acompanhados e orientados no ambiente escolar e familiar, o monitoramento dos pertences pessoais que os alunos trazem para o Colégio deve ser feito pelo responsável diariamente antes do acesso à escola."   

Fonte: Ministério da Justiça        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!