No Brasil, o fenômeno poderá ser visto em alguns estados do Nordeste e sudeste, mas terá uma cobertura baixa do nosso satélite natural. Veja como ele acontece.
Eclipse será visível principalmente em alguns estados do Nordeste do Brasil, onde a Lua entrará parcialmente na sombra da Terra.
Visibilidade do eclipse depende da localização geográfica e das condições climáticas, com o pico do evento previsto por volta das 17h no horário de Brasília.
Durante o eclipse parcial, a Lua entrará na penumbra da Terra, obscurecendo 6% de sua superfície.
Durante um eclipse lunar, é a sombra da Terra que obscurece a Lua. E essa sombra tem dois tipos: a umbra e a penumbra. Veja a imagem abaixo:
Fonte: g1/Ciência
"A umbra é a sombra escura que não recebe nenhuma luminosidade do Sol. Já a penumbra é a sombra clara que ainda recebe luminosidade do Sol.
Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse lunar penumbral e quando ela vai entrando na umbra temos o parcial. Já o total acontece quando ela está totalmente mergulhada na umbra.
Por isso, neste sábado (28), os espectadores sortudos de alguns estados terão a chance de ver o segundo fenômeno: o parcial, por exemplo, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte poderão observar um eclipse parcial da Lua.
O fenômeno, que também será visível em parte dos estados de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí.
Horário e visibilidade
"Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, o eclipse parcial deste sábado durará aproximadamente 1h.
O pico do evento será perto das 17h no horário de Brasília, mas o eclipse deve começar perto das 15h (a fase penumbral).
Durante esse sábado, o nosso satélite natural vai escurecer por um tempo, mas não desaparecerá completamente."
Fonte: G1/Ciência
Grata pela informação do eclipse e recomendações a respeito da paciência e cuidado c os outros bastante útil l e preventivo obrigada
ResponderExcluirPor nada, nós que agradecemos a leitura.
ResponderExcluir