sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

DOCUMENTÁRIO - OFÍCIO: VEREADOR O Papel da Câmara Municipal de SP na ditadura militar de 1964-1985

Fonte: Documentário TV cultura, SP

"EM "OFÍCIO: VEREADOR", EX-PARLAMENTARES RELEMBRAM FATOS POUCO CONHECIDOS DA CÂMARA MUNICIPAL. VAI AO AR NESTA QUINTA-FEIRA (21), ÀS 23H

A TV Cultura exibe o documentário inédito Ofício: Vereador, coprodução da emissora com a TV Câmara. A obra explora histórias pouco conhecidas da Câmara Municipal de São Paulo, contadas por ex-parlamentares que passaram pela casa em períodos marcantes para a cidade e para o país, como o movimento das Diretas Já, a CPI da Máfia dos Fiscais e o incêndio do Edifício Joelma – que levou à modernização do código de obras do município pela câmara.
Dentre os entrevistados, estão figuras conhecidas da política paulistana e brasileira: Luiza Erundina, José Eduardo Cardozo, Aldo Rebelo, Andrea Matarazzo, José Aníbal, Marcos Cintra, João Carlos Meirelles, Flávio Bierrenbach, Pedro Dallari, Eduardo Suplicy, Walter Feldman, o atual prefeito Ricardo Nunes e muitos outros. Eles revelam detalhes da atuação da Câmara durante as gestões de prefeitos como Mario Covas, Jânio Quadros – que chegou a considerar a possibilidade de renunciar ao cargo, assim como fez no papel de Presidente da República -, Paulo Maluf, Celso Pitta, Marta Suplicy, José Serra, Gilberto Kassab e Fernando Haddad.
Os depoimentos foram concedidos ao programa Vossa Excelência, a Memória, apresentado pela jornalista Viviane Cezarino e veiculado pela Rede Câmara São Paulo desde 2021. Sobre as falas coletadas pelo programa, Cezarino diz: "Comecei a perceber nas entrevistas que, sem o peso dos mandatos, os ex-vereadores se abriam para contar bastidores que praticamente moldaram a história política e eleitoral de São Paulo, como o fato da Câmara Municipal ter sediado e participado intensamente da campanha pelas Diretas Já e episódios de racismo contra o ex-prefeito Celso Pitta durante as apurações da CPI da Máfia dos Fiscais de 1999, por exemplo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!