sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Meio Ambiente: "Energia nuclear: Brasil corre para construir depósito definitivo para rejeitos radioativos"

Depósito de resíduos de baixa e média radioatividade, no complexo de usinas nucleares de Angra, Foto: Alexandre Cassiano

"Há décadas, a Cnen planeja o repositório definitivo como solução para o problema. Recentemente, ele recebeu o nome de Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental (Centena).

A atualização dos estudos focará no cronograma e nos investimentos, segundo Clédola Cássia Oliveira de Tello, coordenadora do Projeto Centena na Cnen. A versão mais recente, de 2015, estimou o investimento em R$ 300 milhões.

O local de instalação – questão mais sensível, dado o risco ambiental de longo prazo – ainda não está definido, informou Clédola Cássia. A coordenadora preferiu não citar os nomes dos cincos locais em estudo, para evitar “especulações políticas e imobiliárias”, *mas disse que todos estão no Sudeste, entre Rio, São Paulo e Minas.* A ideia é usar um terreno público.

– Estamos finalizando a escolha do local – disse Clédola Cássia. Segundo ela, a expectativa é ter o projeto atualizado no início de 2025. – É um trabalho de quatro meses, com a produção de um relatório final."

"Hoje, o país só tem armazéns nas próprias unidades. Nas usinas de Angra, capacidade vai até 2030. Governo estuda cinco cidades, todas no Sudeste, para abrigar centro que receberá descarte de todos os setores" 

Por  — Angra dos Reis–RJ e Rio

"Brasil estuda depósito rejeitos radioativos no Sudeste: desafios e investimentos

Brasil busca construir depósito final para rejeitos radioativos, com preocupações sobre capacidade de armazenamento até 2030. Governo estuda 5 cidades no Sudeste. Eletronuclear investe em depósitos temporários. História do Césio 137 e desafios de armazenamento em Angra. Riscos e investimentos em energia nuclear."

Fonte: O Globo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!