terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Saúde: um têmpero, uma erva que combate as câimbras

    Você não precisa ser atleta para incluir essa erva poderosa à sua dieta regularmente se deseja aproveitar todos os seus benefícios  

Por Clarice Muniz, Tudo Gostoso    

"Os atletas não dispensam essa erva aromática. E o motivo? Dentre tantos benefícios que oferece à saúde, ela é uma ótima opção para evitar cãibras. Muita gente lida com esse problema quando vai praticar exercícios, seja uma corrida, seja andar de bicicleta, uma partida de futebol ou mais atividades.

E para quem ainda acredita que a banana é o alimento mais indicado para casos de cãimbras, é porque não conhece outras opções muito eficazes para esses casos, assim como a mostarda e o orégano.    

O orégano possui compostos bioativos, como antioxidantes, flavonoides e óleos essenciais, que têm efeitos anti-inflamatórios e podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea, o que, indiretamente, pode aliviar ou prevenir câimbras musculares. Conheça mais benefícios!

O orégano ajuda a gerar colágeno e previne a artrite

Essa erva aromática é mais do que um simples tempero culinário. Ela tem uma variedade de propriedades positivas para o corpo por ser rica em antioxidantes e compostos benéficos à saúde.

Exatamente por ser rico em antioxidantes, o orégano se destaca por seu poder de estimular a produção de colágeno.

Por que o orégano evita câimbras?

As cãibras musculares surgem quando há uma contração involuntária e prolongada dos músculos, e isso acontece por muitas causas:

  • O excesso de perda de líquidos prejudica o funcionamento muscular;
  • Os baixos níveis de sódio, potássio, cálcio ou magnésio podem levar à disfunção muscular;
  • O uso excessivo dos músculos durante exercícios intensos aumenta o risco de cãibras;
  • Movimentos intensos e sem condicionamento adequado podem desencadear cãibras.

Como essa planta é rica em minerais como o cálcio, importante para a contração muscular, e o magnésio, fundamental para a função muscular adequada, ela ajuda na prevenção de câimbras.

Embora a erva seja uma aliada para evitar o problema, é importante lembrar que um bom equilíbrio de eletrólitos (como potássio, cálcio e magnésio), hidratação adequada e um regime de alongamento e fortalecimento muscular são fundamentais. 

Conheça algumas propriedades benéficas do orégano

Se você costuma consumir o orégano apenas na hora da pizza, é bom conhecer um pouco mais das suas propriedades para introduzir à sua dieta com mais frequência. Essa planta saborosa é valiosa para a saúde.

  • Rica em antioxidantes: estimula a produção de colágeno;
  • Reduz o colesterol: ajuda na redução do colesterol "ruim", graças às propriedades antioxidantes;
  • Melhora a digestão: é um bom antiespasmódico e aumenta a produção de sucos gastrointestinais, melhorando a digestão;
  • Reduz dores musculares: ajuda a relaxar os músculos e a reduzir dores, como o torcicolo;
  • Ajuda a reduzir o peso: os componentes antioxidantes e anti-inflamatórios promovem a redução da inflamação e das gorduras no corpo.
  • Previne o envelhecimento precoce: os compostos antioxidantes, como vitamina C e flavonóides, ajudam a neutralizar o excesso de radicais livres, evitando os danos às células e mantendo a pele mais jovem e saudável;
  • Previne artrites: a presença de compostos anti-inflamatórios, como timol e carvacrol, ajuda a reduzir a inflamação nas articulações, sendo benéfico para doenças como artrite. 
  • Orégano além do tempero: benefícios do chá com a especiaria à noite são vários."
Fonte: Tudo Gostoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!