quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Libertada a ativista brasileira detida na Russia

Libertada a ativista, a bióloga  brasileira,  Ana Paula Maciel que estava presa na Russia desde 19 de setembro por participar , de uma manifestação contra a prospecção e produção de petróleo no Ártico, na costa russa. Ela e mais 29 pessoas, foram detidas.


De acordo com o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) essa exploração aumenta o risco de vazamento de óleo em uma área onde existem três reservas naturais.  Suplicy informou que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), mandou carta à presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Rússia, Valentina Matvienko, para solicitar que a ativista brasileira seja libertada.
                                                                                         
Além disso, o governo federal instruiu o embaixador do país em Moscou, Fernando Barreto, a assinar uma “carta de garantia” pela ativista brasileira do Greenpeace presa na Rússia. O governo brasileiro pede que a ativista aguarde as investigações em liberdade. O pedido, feito por recomendação do ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, garante às autoridades russas que ela terá bom comportamento e que se apresentará à Justiça quando for requisitada, disse o senador do PT paulista.
                                                                                          

Uma carta de Ana Paula Maciel foi lida pelo senador, Eduardo Suplicy. Na correspondência, a bióloga faz um apelo pela proteção ao Ártico. Propõe ainda uma mudança no comportamento da humanidade por um planeta mais sustentável, com a redução do consumismo. “Promete que vai tentar. E eu vou saber que esse mês presa não foi em vão”, escreveu a brasileira.


Fonte: Agência Senado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!