segunda-feira, 16 de abril de 2018

Semana Santa em São Thomé das Letras

Imagem aproximada do Cruzeiro e da Pirâmide, ambos no Parque Antônio Rosa, na Semana Santa 


Por Ana Lúcia Dias

Em primeiro lugar vale ressaltar que nos feriados prolongados, como este na Semana Santa, sempre teve turistas em São Thomé das Letras, MG sem a necessidade de eventos. Os turistas vindos das grandes cidades, querem o aconchego de uma cidade pequena como é o caso de São Thomé das Letras, MG.

Localizada no Sul de Minas, São Thomé é uma cidade com aproximadamente 3200 habitantes na área urbana e 3800 na área rural, totalizando cerca de 7 mil habitantes. É uma cidade do interior do Minas com muitos atrativos naturais como cachoeiras, trilhas e grutas estas localizadas na área rural.

Já na cidade, os pontos turísticos são: todas as ruas que são revestidas de pedra, já que São Thomé das Letras é uma cidade no topo de uma montanha, o Cruzeiro que é o ponto mais alto da cidade e a Pirâmide  de onde pode ser visto um dos mais belos pores do Sol, de um lado e a Pedra da Bruxa e o Mirante de onde se tem uma visão de 360 graus da cidade do outro. Todos eles localizados no Parque Antônio Rosa, Patrimônio Cultural e Paisagístico do município.

Esses megaeventos só detonaram a imagem e o município de São Thomé das Letras, tinha muita gente na cidade, na sua maioria jovens, dormindo nos carros, e pelas ruas de pedra, em função das pousadas e hotéis de São Thomé estarem todos lotados, cerca de 150 pousadas. Estiveram mais de 20 mil pessoas em São Thomé.

Teve gente à 15km da cidade, que escolheu morar na área rural, em função do sossego e silêncio que não conseguiu dormir em razão do som super alto que vinha do estádio de futebol Arizão, onde foram realizado os shows. Quer dizer, uma falta de respeito.

No Parque Antonio Rosa, que é um bem tombado como Patrimônio Cultural e paisagístico do município pelo comphast - Conselho do patrimônio histórico de São Thomé - onde fica parte da mata nativa da cidade foi pisoteada, matando a vegetação raríssima da região. E com incêndio nos arredores da Pedra da Bruxa, o outro ponto turístico da cidade.

E mais, as cachoeiras ficaram tão lotadas de gente sem escrúpulos com a natureza. Foram deixadas latas de cerveja por todo o lado.

Será que isso que fizeram em São Thomé, é comum nas cidades deles. 
Com certeza não!

São Thomé das Letras não comporta megaeventos!



As imagens falam mais do que as palavras.

Parque Antônio Rosa, onde ficam dois pontos turísticos da cidade, o Cruzeiro, a Pirâmide

Parque Antônio Rosa, onde foram pisoteadas grande parte da mata nativa

O início de incêndio nos arredores da Pedra da Bruxa que fica também no Parque Antônio Rosa.
   O incêndio se alastrando... Se não fossem os brigadistas de São Thomé, imagine o que         teria acontecido, são aproximadamente 1km e meio a extensão do Parque Antonio Rosa 

   
      
       Local do show durante o dia   

     

Estrutura do local do show 




    Local dos shows a noite.


    Fila em frente ao Centro de Múltiplos Eventos, ao lado tem o "Lar dos Velhinhos", o asilo        e  na frente da Unidade de Saúde, o hospital de São Thomé! 

    
   Essa fila é continuação da outra. É mais perto da entrada para o show. 
   Detalhe: ninguém pode sair do show por determinado tempo estipulado pelo organizador
   do evento.

As cachoeiras estão todas localizadas na área rural. 
        
Cachoeira da Lua, a  mais gelada de todas. 

  

Mesmo assim o Pároco de São Thomé, o padre José Rodrigo, novo chefe da paróquia de São Thomé celebrou a missa, como é comum em praticamente todas as cidades do interior do país, principalmente em Minas, que o povo ainda preserva a tradição católica, em especial na Semana Santa.

Igreja Matriz de São Tomé (santo) em São Thomé das
Letras, MG 



Como se pode ver,  as  tradições religiosas em Minas Gerais
Prevalecem.























Abaixo segue uma petição dirigida à prefeitura e câmara municipal
para que se encerrem os megaeventos na cidade de São Thomé das Letras, MG Assine:

Pelo respeito ao município de São Thomé das Letras          



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!