domingo, 22 de julho de 2018

BRASIL X PARAGUAI






                                        
Por Bady Monte Líbano

Falar de dois Países que são divididos por uma rua apenas, ou seja, fronteira seca é uma curiosidade, até mesmo uma excentricidade, que se olhando de cima parece um só, no caso estamos nos referindo à famosa cidade de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai).
Ponta Porã cidade do Mato Grosso do Sul   com pouco mais de oitenta mil habitantes localizada do Centro Oeste do Brasil a qual faz divisa com a também famosa cidade de Pedro Juan Caballero, que hoje conta com uma população de mais ou menos cem mil habitantes está localizada no Departamento de Amambay no Paraguai.

Atualmente as duas cidades que um dia foi território Paraguaio, hoje são divididas pela Linha Internacional ambos os países fazem parte do bloco do MERCOSUL, e são cidades turísticas conhecidas como roteiro de compras, tendo em Pedro Juan o maior Shopping de Importados da América Latina.
São também conhecidas como rotas do tráfico de drogas e contrabando de produtos diversos, vários brasileiros não somente comerciantes costumam atravessar a fronteira em busca de novidades e preços, no lado paraguaio a moeda aceita é o Guarani, moeda local do país, o Dólar Americano e o nosso precioso Real.


A fronteira seca atraiu diversos povos, incluindo Libaneses, japoneses, Coreanos, Chineses, que lá dominam o comercio local, movimentando fortemente a economia das duas cidades, com o passar do tempo tudo foi se adaptando, rede hoteleira, restaurantes de diversas variedades, e cada um que chegavam por lá foram agregando seus costumes.



Há também um fator fundamental para o desenvolvimento da região são as Faculdades de Medicina que estão repletas de Brasileiros em busca do sonho de se tornarem médicos, atualmente somente a cidade de Pedro Juan conta com sete unidades de faculdades de medicina, haja vista que no país vizinho não é exigido o famoso vestibular, porem aqueles graduados no país vizinho tem que realizar uma prova de revalidação do Diploma, para que possam exercer a profissão aqui no Brasil, há uma estima de 45 mil estudantes de medicina em todo o Paraguai, isso pela facilidade de ingressar no curso e pelos valores cobrados de mensalidade pelas Universidades Paraguaias.
A vinda desta população chamada de flutuante é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do comércio local das duas cidades, pois muitos estudam no lado Paraguaio e residem do lado Brasileiro.



Como já citei em outro artigo a Capital do Paraguai Assunção, Pedro Juan também tem suas peculiaridades, o comércio de rua, pratos típicos, costumes de cidade do interior, a influência de povos de diferentes países, principalmente os Árabes.
No ver vale muito a pena incluir estas duas cidades no roteiro de viagens, pois não é tão longe dos grandes centros urbanos, agora em Agosto haverá a troca de presidente da República do Paraguai, que segundo ele vai abrir mais as portas do País para quem quer investir, pois o PIB do Paraguai vem crescendo cada dia mais.
O que vimos através de matérias de jornais, sobre a violência, mortes, isso é algo atípico, pois existe uma rivalidade por facções criminosas que disputam o território, considerado de fácil trajeto para coisas ilícitas, mas para quem deseja apenas conhecer, fazer compras e desfrutar de dois países ao mesmo tempo vale muito a pena.
Despeço-me por aqui, deixo essa dica, e até as próximas semanas!
Bady Monte Líbano - Graduado em Jornalismo pela CFJ- Centre de Formation des Jounalistes. Paris- França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!