No domingo de madrugada o movimento "Poços com Árvores" impediu o extermínio dessas seis árvores saudáveis |
E mais, as árvores foram arrancadas sem autorização do Codema - Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – CODEMA é um órgão colegiado, consultivo, deliberativo e normativo. Ele é o órgão responsável por isso, sem laudo, não existe prova de que essas árvores arrancadas hoje estivessem com risco de queda.
Árvores saudáveis exterminadas hoje, 21 às 4h, em frente à Urca |
"São dezenas de regras e leis que estão sendo desrespeitadas e que ferem os princípios da administração pública.
O prefeito Sérgio Azevedo e demais órgãos que fecharam os olhos para este crime ambiental devem ser responsabilizados."
No último domingo, 17, às 5h30 de uma madrugada super gelada, estava marcando 3 graus, imagine a sensação térmica? Mesmo assim, o "Movimento Poços com Árvores" estava a postos para impedir o corte de árvores. Eita gente valente e corajosa.
A guarda municipal coloca aqueles cones para impedir que os veículos de trafegarem pela av. João Pinheiro, ou seja, em pleno domingo. Talvez por isso a operação de matança de árvores tenha começado tão cedo.
Cones colocados para impedir o trânsito em plano domingo |
Alguns membros do "Movimento Poços com Árvores", já estavam esperando um pouco mais para baixo, na Vila Cruz, o ponto de encontro. Mas um rapaz que chegou de carro avisou que estavam se preparando para corte de árvores saudáveis em frente à Urca.
Eles matam literalmente as árvores com tratores com umas lâminas afiadas, ou seja, quebram a árvore primeiro e depois arrancam com outras ferramentas, retiram as sobras e raízes delas.
Tratores no domingo, 17 |
Mas quando chegaram na Urca já estavam ligados os tratores, daí perguntei para um funcionário, o que achava disso? Ele me disse em off, "que ele, como poços-caldense, era contra o corte de árvores saudáveis, mas que como funcionário cumpria ordens e que apoiava o movimento "Poços com Árvores".
Então fomos todos para impedir o corte de árvores saudáveis. O que eles alegam? "É que as raízes das árvores impedem o caminho para os pedestres; por isso, matam as árvores.
Para impedir o corte dessa e das demais árvores saudáveis |
A especialista com mestrado em Meio Ambiente, membro do Codema – E também conselheira da pasta do Meio Ambiente, Carol Ferreira explica como deve ser feito para manter as árvores vivas e arrumar as raízes para não ficarem expostas, "atrapalhando" o caminhar dos pedestres.
Na verdade, sabemos o porquê de o prefeito querer matar as árvores que ficam em frente ao elefante branco - o monotrilho - é para ficar mais fácil para privatizá-lo também, como se não bastasse todos os pontos turísticos privatizados, inclusive para a população que têm de pagar para utilizar o que antes era de graça. Quer dizer, a prefeitura de Poços de Caldas está limitando os seus habitantes de utilizarem os recursos naturais da cidade, como se os habitantes de Poços de Caldas não pagassem impostos altíssimos, por exemplo, o IPTU - Imposto Territorial Urbano -.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!