Representantes de entidades, inclusive alunos e professoras |
Por Ana Lúcia Dias
Comissão de Direito Ambiental e Construção da subseção da OAB Poços de Caldas, e teve a participação da Associação Poços Sustentável e várias Lideranças da Sociedade Civil, Cidadãos, entre elas: "A Cidade Que Engole Rios", "Coopersul Reciclagem" e "SISAM Integração e Desenvolvimento Ambiental", "IFSULDEMINAS", "1URBano+URBano", "Planeta Solidário", "Trama Urbana" e representante do Legislativo e Executivo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcus Vinicius, "O Guardião da Montanha", "Verde Carinho".
A participação como ouvintes, dos jovens das Escolas Dr. João Eugênio de Almeida e de Caldas a Escola Estadual Vicente Landi Júnior, excelente ideia, pois eles são o futuro.
Eles que chegaram ao evento com uma novidade, em um transporte "rodoviário", um ônibus 100% elétrico da Cattani S/A, uma empresa de Transporte e Turismo, que possui filial, em Poços de Caldas.
Esse mesmo transporte atualmente utilizado pela Alcoa — sendo uma mineradora que extraí alumínio de Poços de Caldas e possui um trabalho dedicado de retorno ecológico e do meio ambiente, que emprestou o ônibus para que os alunos e alunas participassem do evento sobre o meio ambiente, na OAB, com ônibus ecologicamente correto - 100% elétrico.
Depois de concluída a Roda de Conversa, os participantes foram convidados pelo gerente da Empresa Cattani, Elton Arruda, muito gentil, para dar uma volta no quarteirão no ônibus elétrico. E foi um sucesso, saímos todos encantados com esse novo transporte 100% elétrico da Cattani, Transporte e Turismo.
Nota: os jovens já tinham sido entregues ao seu destino, em Caldas e Poços de Caldas.
E durante o nosso passeio, o gerente Elton Arruda se dispôs a responder perguntas sobre o ônibus elétrico:
— ônibus totalmente silencioso;
— capacidade de 40 lugares em poltronas bem confortáveis;
— Desempenho cerca de 300 km com a carga cheia, ou seja, com ônibus totalmente carregado por placas solares, quer dizer, com energia limpa, embora esse ônibus por estar em teste tenha sido carregado com energia elétrica comum.
Assista o gerente da Cattani, Elton Arruda expondo as vantagens desse veículo, de dentro do ônibus respondeu às perguntas dos participantes da Roda de Conversa.
Fonte: OGM - O Guardião da Montanha
Assim que chegamos a sede da OAB, no centro da cidade, pegamos carona com a TV Poços, que entrevistava a presidente da Comissão do Direito Ambiental e Construção, Isabel Spina, que substituiu o secretário de Meio Ambiente Marcus Vinicius.
Entrevista com a mestre Ambiental, Carolina Ferreira, ex-candidata a vereadora nas últimas eleições, por Poços de Caldas. Carol graduou-se em Administração, com mba em Gestão Financeira, mas decidiu fazer o mestrado no Meio Ambiente, na Unifal. Ela veio representando a “Associação Verde Carinho” e como conselheira da pasta do Meio Ambiente, que como disse em entrevista, a Isabel Spina a Secretaria de Meio Ambiente que era ligada ao Planejamento.
Fonte: OGM - O Guardiao da Montanha
Vamos dar sequência aos outros vídeos em que membros de outras entidades que foram a Roda de Conversa falam neste Dia Mundial do Meio Ambiente.
O dr. José Edilberto inicia expondo com slides, o motivo da roda de conversa, em especial aos alunos presentes das escolas de Poços Caldas e Caldas presentes no evento.
Fonte: OGM - O Guardião da Montanha
Apresentação dos convidados pela presidente da Comissão do Direito Ambiental e Construção, a Dra. Isabel Spina desta pasta tão importante do Meio Ambiente. E o Dr. José Edilberto que explica a função do Dia Mundial do Meio Ambiente. E diz da participação da sociedade civil e dos integrantes do poder legislativo e executivo, que participam da Roda de Conversa.
Por problemas técnicos - os malditos vírus -, no notebook apenas conseguimos publicar até o vídeo número 25, eram 75 vídeos que continham depoimentos de todos os participantes da Roda de Conversa, na OAB de Poços de Caldas, sobre o Meio Ambiente.
E com a falta de políticas públicas que tem o dever de evitar o desmatamento da cidade de Poços de Caldas, como, por exemplo, o corte das árvores da Av. João Pinheiro e/ou o desmatamento por parte da empresa responsável pela privatização dos pontos turísticos.
Então, vamos publicar o que conseguimos no jornal O Guardião da Montanha.
E boa sorte à presidente da Comissão da pasta do Meio Ambiente criada em março deste ano, Dra. Isabel Spina.
Sobre o funcionamento do ônibus 100% elétrico:
As marchas são acionadas por um toque. D, N, R.
O desempenho é perfeito. Ele com uma carga cheia percorre cerca de 300 km.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!