Fonte: correspondente na Europa, Sandra Regina Bordignon
Em Portugal o povo celebra a Revolução dos Cravos que derrubou a ditadura de Antonio Salazar que durou cerca de 40 anos. Foi a ditadura mais longa em toda a Europa.
"Revolução dos Cravos foi um levante militar e popular que ocorreu em Portugal, no dia 25 de abril de 1974, e encerrou a longa ditadura liderada por Antônio Salazar. Nos anos 1970, os portugueses enfrentavam uma grave crise econômica, o que gerou insatisfação com o governo português. Além disso, as lutas pela independência das colônias portuguesas na África fizeram com que essa insatisfação se intensificasse."
"O salazarismo seguiu características semelhantes do fascismo que Mussolini aplicou na Itália"
"Soldado com um cravo colocado em sua baioneta em alusão à Revolução dos Cravos, que ocorreu em 1974.
Os principais símbolos da revolução foram os cravos, colocados nas pontas das baionetas dos militares, e a música “Grândola, Vila Morena”, que serviu de anúncio do começo da revolução. Na madrugada de 25 de abril de 1974
"A ditadura salazarista durou até 1974, quando estourou a Revolução dos Cravos, mas Antônio Salazar governou Portugal até 1968 e foi afastado por questões médicas, falecendo em 1970. A ausência de Salazar na política portuguesa animou os opositores do ditador a buscarem a redemocratização do país. Quem assumiu o poder logo após o afastamento de Salazar foi Marcelo Caetano, que não tinha a mesma força política do seu antecessor.
Além da ausência de Salazar no poder português, outro motivo da Revolução de 1974 foi a guerra colonial. Entre 1960 e 1974, vários destacamentos das forças armadas portuguesas foram enviados para Angola, Guiné-Bissau e Moçambique para reprimir os grupos armados dispostos a obterem suas independências mediante a força. O êxito da Revolução dos Cravos fez com que as tropas portuguesas deixassem as colônias e a independência fosse negociada de forma amistosa." Fonte: Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!