terça-feira, 14 de maio de 2024

Reportagem local: prazer, sou a Rita Von Hunty

    Prazer, sou a Rita Von Hunty interpretada por Guilherme Terreri, convidado pela 19ª                Flipoços, em 2024, para falar da Literatura LGBTQIA+.

Por Ana Lúcia Dias, OGM

Logo na entrada da Flipoços, à direita, está o Palco SESC Suforosa, onde na quinta-feira, 2 de maio, às 17h30 se apresentou o ator-professor Guilherme Terreri, criador da personagem Rita Von Hunty, o maior sucesso no YouTube com cerca de um milhão e quinhentos mil seguidores.

Eram 16h52m, a apresentação do Guilherme Terreri estava marcada para às 17h30m

Veio um monte de gente, no espaço do SESC dedicado à 
Memória e a Imaginação a partir da leitura, na 19ª Flipoços — Feira Literária de Poços de Caldas 
. Quem chegou bem antes do início do evento teve a oportunidade de ver o Guilherme Terreri mais perto.

Quando chegamos, estava assim tranquilo, mas ninguém, nem a coordenadora do evento, a Gisele Ferreira, imaginava que viriam tantas tribos. Não apenas os LGBTQIA+, o que já era esperado, por ser o Guilherme ser quem é, assumidamente LGBT. É um ator e professor, com conhecimento intrínseco e coerente. E com uma memória, que nem se fala. 

Depois, foi chegando gente e mais gente… 

Fonte: OGM, O Guardião da Montanha, Jornal on-line

Ele é lindo não só aparência, mas também em sua essência como ser humano coerente em suas ideias, íntegro, muito inteligente, gentil e LGBT. Apenas para você, leitor(a) ter uma ideia, ele nos recebeu para uma entrevista, depois do evento, no Hotel Ibis Style, parceiro da Flipoços, onde se hospedaram os convidados da 19ª Feira de Literatura de Poços de Caldas. 
 
Após jantar, ele ainda recebeu um grupo de estudantes de jornalismo da PUC, que o entrevistaram. Depois, já eram quase 23h, foi a vez do nosso Jornal OGM. Imagine como ele devia estar cansado, mas mesmo assim, muito gentil, nos concedeu a entrevista. Assista.

Fonte: OGM - O Guardião da Montanha, Jornal on-line


Estudantes de Jornalismo da PUC 
E, ainda, no final do evento, ele ainda se deixou ser fotografado com os fãs. Em off, conversando com ele, perguntei se estava cansado, com monte de gente querendo seu autógrafo e ser fotografado com ele, disse: “não. É uma troca. Ao mesmo tempo que ficaram ouvindo e participando por cerca de 1h e meia, por que não dar autógrafos e fotografar com eles, e atender à imprensa?” Agradecemos a ele a disposição… e o carinho em nos receber.

 Fila para tirar fotos e autógrafos com Guilherme Terreri 

Essa Sra. da foto, ao lado, a Célia, ela e o esposo estavam passando ao lado e perguntaram quem é? Respondi a ela, é o Guilherme Terreri, a Rita Von Hunty. Ela disse: “adoro ela” e foi até a fila. Logo em seguida lá estava ela sendo fotografada com o Guilherme, pelo esposo Luiz Carlos. Quando voltou, perguntei a ela como havia conseguido tal proeza, ela disse que havia sido uma moça super gentil que a deixou passar na frente. O casal é de Piracicaba, SP.

Algumas das muitas pessoas que quiseram ser fotografadas com Guilherme Terreri. Em especial, reparem no André Marinho, o qual é PCD, que escreveu um lindo texto sobre o evento.
Fonte: OGM - O Guardião da Montanha - Jornal onl-line

Guilherme, já conhecia Poços de Caldas, quando pequeno, em função da sua família vir para Águas da Prata,SP divisa com Poços de Caldas, “sempre acabávamos dando uma passada em Poços de Caldas”, conta ele.

Fonte: OGM - O Guardião da Montanha, Jornal on-line

Mas desta vez, aos 33 anos, ele veio até à Flipoços falar sobre a literatura LGTBQIA+ acabou dando uma aula e que aula! Ele falou de política… Do dia do Trabalhador, que foi no dia anterior. Deu espaço à Dani Silva para denunciar a situação do único ambulatório, o Celso Patelli, para o público Transexual da cidade e região, em que foram demitidos os médicos e enfermeiros responsáveis. Resultado, a comunidade Trans, que trata com hormônios e outros medicamentos necessários, ficou totalmente sem assistência médica. Guilherme visitou o ambulatório no dia seguinte, (3) antes de visitar a Flipoços e voltar para Sampa.

Fonte: OGM - O Guardião da Montanha, Jornal on-line

Fonte: OGM - O Guardião da Montanha, Jornal on-line

Tanto é que quando o mediador, o jornalista e escritor Valmir Moratelli começou a apresentação, perguntando sobre a contradição. Que no decorrer da explanação, Guilherme respondeu à questão. Houve respeito e todos ficaram em silêncio. Mas o Guilherme logo começou a agitar o pessoal questionando, brincando. Imagine uma aula dele, deve ser uma delícia como foi essa, que além de transmitir conhecimento, aliás como ele faz sempre com a Rita Von Hunty no YouTube, ele transmite com humor.

E depois no final de sua “apresentação”, ainda veio um pessoal da UEMG, trazendo cartazes, aproveitando apresentação lotada e, que o Guilherme deu todo apoio e espaço ao movimento, como educador e valoriza a Educação como algo essencial à dignidade humana.  Fizeram muito bem, ao comunicarem o motivo da paralisação pela UEMG, que é Estadual e todas as Universidades e Institutos Federais no país, estarem em greve. Guilherme os chamou no palco.

Fonte: OGM, O Guardião da Montanha — Jornal on-line 

Guilherme segurando um dos folders da Educação
Assessora do Guilherme, a
Sarah e a coodenadora da
Flipoços, Gisele Ferreira. 
Foto: OGM
        









                                                                  
                                                  
Não perca, na íntegra, a Literatura LGBTQI+, 
com Guilherme Terreri.
  
    Fonte: equipe de produção da FLIPOÇOS 

Nos Bastidores do Evento: Gisele Ferreira e Sílvia Schmidt 

Enquanto a movimentada agenda de Gisele Ferreira, coordenadora do evento, a mantinha ocupada recebendo convidados, nos encontrávamos na expectativa de uma entrevista exclusiva com ela para o Jornal O Guardião da Montanha, na Sala de Imprensa. 


No meio do entre e sai da produção do evento na sala de imprensa, surge Silvia Schmidt, uma renomada escritora de São Paulo com fortes laços familiares em Poços de Caldas.

Silvia Schmidt é uma verdadeira polivalente do mundo literário. Com uma trajetória que atravessa múltiplos campos;
Sílvia Schmidt
ela é professora, escritora, livreira, editora independente e curadora. Sua jornada acadêmica começou com uma formação em Letras em Lorena,SP seguida por especializações em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, Sociologia e Política na USP e Ontopsicologia em SC. Sendo esta uma “ciência aplicada que
 representa hoje uma novidade em termos de teoria e aplicação científica. Sua metodologia é aplicada nos campos econômico, político, médico, artístico, científico e pedagógico. A intuição ativa de soluções para o social, com impacto relevante de desenvolvimento econômico, social, cultural e científico.” Fonte: Antonio Menghetti 

Sua vida é uma aventura que a levou pelos recantos do nordeste e sul do Brasil. Mas foi em Florianópolis que ela abraçou o estilo de vida nômade digital, explorando novas cidades, países e culturas em busca de liberdade, independência e inspiração.

Em 2014, Silvia criou o selo “Símbolo@digital”, uma editora dedicada a livros eletrônicos. Além disso, estabeleceu a 'Livraria Mulherio das Letras', um espaço para a comercialização e distribuição das obras literárias das escritoras integrantes do “Movimento Mulherio das Letras”.

Desde 2016, ela vem desempenhando um papel importante como mediadora em eventos literários, trazendo sua vasta experiência para enriquecer discussões e debates. Seus textos, que abrangem poesia, romances, contos, ensaios e muito mais, são publicados em diversas antologias, coletâneas e revistas literárias.

Para Silvia, sua carreira como escritora e editora é o resultado natural de duas décadas de experiência em sala de aula, ministrando a disciplina de Literatura Brasileira. Com mais maturidade e criatividade, ela busca agora expandir suas fronteiras literárias e cartografar os territórios do tempo.

E é com esse espírito de exploração e descoberta que ela lança na Flipoços seu livro: “Encontros” — uma cartografia do tempo — 2ª Edição ampliada. Não perca a oportunidade de assistir à entrevista e mergulhar no universo fascinante de Silvia Schmidt.

Entrevista com Sílvia Schmidt. Estamos em frente da Sala de imprensa.
Fonte: OGM, O Guardião da Montanha - Jornal on-line

Gisele Ferreira
A coordenadora da Flipoços Gisele Ferreira convidou a Ministra do Supremo Tribunal Federal – STF, a ministra Carmem Lucia para comparecer à Flipoços, já estava confirmada a presença dela, mas na última hora, a Ministra alegou outro compromisso e não pode comparecer. Foi uma pena o que ela perdeu.

Fonte: OGM, O Guardião da Montanha – Jornal on-line    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!