sexta-feira, 14 de junho de 2013

Reportagem na íntegra: Minha Casa, Minha Vida na área rural de São Thomé das Letras, MG

Minha Casa, Minha Vida na área rural de São Thomé das Letras, MG

Secretário da ADESLAGO, Walysson Nascimento
O secretário da ADESLAGO – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Lago de Furnas -, Walysson Nascimento esteve em São Thomé a pedido da Prefeita para esclarecer aos departamentos da Prefeitura, como o CRAS, a EMATER e áreas afins como funciona o programa “Minha Casa, Minha Vida” – das áreas: rural e urbana.

As informações e elucidações aos funcionários dos departamentos: CRAS e EMATER aconteceu dentro da gabinete da prefeita, Marisa.

A Prefeita de São Thomé das Letras, Marisa Maciel estabeleceu no primeiro momento, Minha Casa, Minha Vida Rural, seguindo o que foi estabelecido quando esteve em Brasília. Veja entrevista exclusiva da Prefeita para O Guardião da Montanha, jornal online de São Thomé e Região logo que voltou da capital Federal, muito esperançosa e feliz, com a chegada da primeira máquina, a Retroescavadeira de última geração, no mês passado (22).

A retroescavadeira é para ser usada apenas na área rural de São Thomé das Letras. Um presente do Governo Federal, que na mesma semana enviou cerca de 50 máquinas, distribuídas para as cidades da região.

Aproveitando a intenção do PACS 2 Programa de Aceleração do Crescimento -2 do Governo Federal, que visa deixar, quem nasceu, trabalha e gosta da  produção rural tenha condições de permanecer no campo. Como? Beneficiando o pequeno produtor, por intermédio do PNHR.

O Programa Nacional de Habitação Rural do Ministério das Cidades é gerenciado pela Caixa Econômica Federal e destinado ao produtor rural de baixa renda, que possua área rural e queira construir sua casa própria nessa área.


Quais são os documentos que o produtor rural necessita para participar deste Programa Nacional de Habitação Rural: 

- Carteira de Trabalho;

- Contrato de Trabalho;

- Declaração em papel timbrado da Cooperativa / Sindicato / Associação que o produtor rural participa com firma reconhecida em cartório.



As reuniões para esclarecimento do programa vão começar na próxima quinta-feira (20) às 9hda manhã, para as comunidades rurais: Pontinha, Batinga, Mata Boa vIsta, Laje e Lajinha.  A reunião será na igreja da Batinga.


A segunda reunião será também na próxima quinta-feira (20) às 16h, para as comunidades rurais: João Pedro, São Sebastião, Cobra, Samambaia, Barro branco, Pico do Gavião, Goiabeira, Óleo e Seis Paus. A reunião será na igreja da Barra Mansa.


A reunião será com o  secretário da ADESLAGO – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Lago de Furnas -, Walysson Nascimento. Ele vai dar a palestra e esclarecer todas as dúvidas do pequeno agricultor interessado em participar do Programa Minha Casa , Minha Vida - Rural do Governo Federal.

As próximas reuniões para as outras comunidades rurais serão marcadas o mais rápido possível, de acordo com a Prefeita Marisa Maciel. E em um segundo momento, o Programa Minha Casa, Minha Vida se estenderá para a área urbana.


Se você é:

- Pequeno Produtor;
- Possui o Cartão de Produtor Rural;
- Possui área rural;
- Possui o DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) no valor máximo de 15 mil reais, rebatidos anualmente.



Você pode ser beneficiário do Programa Minha Casa, Minha Vida - Rural.  Compareça!!!





Assista ao clipe para saber mais sobre quem pode participar do Programa





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!