Treze atitudes para se conseguir uma liderança estável
Por Luisa Melo
“Ser chefe é fácil: basta mandar e amedrontar quem não estiver alinhado com suas ideias. Todos conhecem intuitivamente a diferença entre um chefe e um líder, desses capazes de pedir que você fique além do expediente para concluir uma tarefa e você... fica, por entender a importância do pedido e por se sentir estimulado a dar sua contribuição para determinado projeto.
12 Preparar
sucessores
Por Luisa Melo
“Ser chefe é fácil: basta mandar e amedrontar quem não estiver alinhado com suas ideias. Todos conhecem intuitivamente a diferença entre um chefe e um líder, desses capazes de pedir que você fique além do expediente para concluir uma tarefa e você... fica, por entender a importância do pedido e por se sentir estimulado a dar sua contribuição para determinado projeto.
É claro que há
líderes natos, que sabem por intuição como se portar e como conduzir outras
pessoas. Porém, especialistas consultados por EXAME.com dizem que é possível
aprender a liderar por meio de práticas desenvolvidas ao longo do tempo. Veja
13 atitudes para se conseguir uma liderança estável:
1 Ter
consciência de que líder também erra
Uma das premissas do
mundo dos negócios é que os maiores resultados provêm de grandes riscos. Assim,
liderar uma empresa implica necessariamente em arriscar-se, ou seja, lidar com
a possibilidade de não dar certo. O gerente do escritório da Michael Page no
Rio de Janeiro, Marcelo Ceullar, diz que, para ter uma liderança estável, quem
está no comando precisa ter a consciência de que em algum momento vai errar e
deve estar pronto para tomar uma atitude quando isso acontecer. “É preciso se
jogar no mar e estar disposto a engolir água. Se nadar só na piscina, não
aprende a ser líder”.
2 Ser empático
É consenso entre os
especialistas que uma liderança estável depende de quanto o líder conhece quem
ele lidera. E, para isso, ser empático é fundamental. “Ele precisa se colocar
no lugar de pessoas que enfrentam o que ele não enfrenta. Não quer dizer que
ele terá que concordar com tudo que o outro faz, ou ceder sempre, mas assim ele
poderá argumentar”, diz Ceullar.
3 Ter
autoconhecimento
Para saber entender
as necessidades do outro, é preciso conhecer bem a si mesmo. “O líder tem que
ser consciente do profissional que ele é para poder executar ações que
favoreçam a empresa”, diz a professora e coordenadora de gestão de
pessoas da Fundação Dom Cabral, Clara Linhares.
4 Estar atento
às expectativas do grupo
“A liderança se caracteriza pela capacidade de
superar as expectativas do grupo. Para conseguir isso, é preciso estar atento e
saber reconhecer quais são essas expectativas”, diz o coach organizacional
Homero Reis.
5 Traduzir o
discurso em atitudes
É o que o coach
Homero Reis chama de “autoridade relacional”. Segundo ele, o líder tem por
obrigação mostrar com atitudes aquilo que prega.
6 Partilhar
informações
Um time conduzido às
cegas não dá resultados. Quanto mais os funcionários de uma empresa souberem o
que acontece dentro dela, mais eficientes eles serão. É o que defende Mariella
Gallo. “A sensação de exclusividade, de saber tudo, não é interessante para
quem lidera. Quanto mais o líder delegar e compartilhar informações, mais
respeitado ele será”.
“As pessoas precisam
saber para onde estão indo. O líder tem que compartilhar as informações que
embasam suas decisões”, reforça o sócio da consultoria Atingire, Fernando Jucá.
7 Estar em
constante processo de aprendizagem
Líder parado no tempo
não é líder. Quem está no comando precisa manter o grupo sempre alimentado de
novidades, defende Reis. “É muito importante estar em uma educação continuada,
demostrar que está sempre pesquisando, estudando e inovando”.
8 Não tratar
todo mundo igualmente
Um bom líder não é
aquele que define uma maneira única de conduzir todas as pessoas. Ele precisa
identificar quais são as necessidades de cada um e saber lidar com elas, para
fazer a empresa crescer. “Um funcionário profissionalmente imaturo, inseguro,
precisa que o líder transmita muita confiança, que o conduza. Já um
profissional que é muito confiante no que faz precisa de liberdade”,
exemplifica o professor de liderança da Business School São Paulo, Gilberto
Guimarães. “Um líder que trata todo mundo igual é injusto”, reforça Ceullar.
9 Fazer uma boa
gestão do tempo
No mundo dos
negócios, as mudanças ocorrem muito rapidamente e carregam um grau de
informação enorme. De acordo com a coach Mariella Gallo, um líder eficiente
precisa saber administrar essas mudanças, filtrar o que é importante e tomar
atitudes.
10 Saber
"definir o futuro"
Não se trata de
adivinhação e sim de percepção. Um líder precisa tomar as decisões mais certas
possíveis. Para isso, ele tem de estar atento aos sinais que indicam o que pode
acontecer no futuro. “É fazer uma leitura do que está acontecendo agora para
descobrir quais são as tendências. Se a meteorologia diz que vai haver um
inverno rigoroso, significa que vou vender menos sorvete”, exemplifica Gilberto
Guimarães.
11 Ser humilde
Um bom líder reconhece a importância de cada pessoa. “O inverso disso é
arrogância. O arrogante não escuta o outro e, por isso, comete muitos erros.
Quem é arrogante é chefe, não é líder, porque só cria medo e não respeito, e o
medo diminui a produtividade. Pessoas com medo são incapazes”, revela o
professor Gilberto Guimarães.
Clara Linhares
defende que líder eficiente é o que não tem medo de perder a função e nem as
pessoas. “Ele precisa reconhecer na equipe quem poderão ser os seus sucessores.
É uma tarefa muito difícil, mas cada vez mais necessária”.
13 Ter uma
“franqueza educada”
Muita gente confunde
franqueza com falta de educação. Fernando Jucá defende que uma liderança
precisa de “franqueza educada”. “É ir direto ao ponto, mas sem grosserias”."
Luisa Melo |
Fonte: Exame.com
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