terça-feira, 8 de abril de 2014

Energia elétrica mais cara


Hoje, terça-feira, 8 terá aumento da energia elétrica para todo o País. Em Minas Gerais, a CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais) promete um aumento de 14,24% um dos maiores, seguido  pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) que promete um aumento de quase 17%. 

De acordo com as empresas que produzem energia elétrica, esse aumento é em função do tempo seco, pois no Brasil a energia elétrica tem sua maior produção vinda das usinas hidrelétricas, que funcionam a partir da água. Em função também do desconto de energia elétrica que a presidente Dilma concedeu às residências no País, a partir de outubro de 2011.
                                                                       

Outro fator que aponta para este aumento da energia elétrica é o uso das termoelétricas que é "uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica/eletricidade a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor, com bagaço de diversos tipos de plantas, restos de madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio enriquecido e carvão natural."


"Assim como na energia hidrelétrica, em que um gerador, impulsionado pela água, gira, transformando a energia potencial em energia elétrica,2 nas termoelétricas a fonte de calor aquece uma caldeira com água gerando vapor d'água em alta pressão, e o vapor move as pás da turbina do gerador".

"A primeira usina termoelétrica do Brasil foi inaugurada em 1883, em Campos dos Goytacazes, com a potência de 52 kW.3"

Fonte: wikipédia

Na Eco 92, em São Paulo, o geólogo, Aziz Nacib Ab'Saber que foi também  professor universitário brasileiro. Considerado como referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e a impactos ambientais decorrentes das atividades humanas  disse em entrevista que se o Brasil não utilizasse a energia nuclear produzida por Angra 1 e Angra 2 passados 10 anos teríamos apagões. 

E de fato dali a 10 anos tivemos os apagões no País. Quem não se lembra dos apagões que houve em 2001-2002. Ele nasceu: 24 de outubro de 1924, São Luiz do Paraitinga, São Paulo e faleceu: 16 de março de 2012, Cotia, São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!