Por Laurence Knight
“Ter
uma cama em seu escritório e dormir naturalmente, na frente de todo
mundo, durante o horário de trabalho, requer cara de pau.
Na
década de 1990, Bhim Suwastoyo era um repórter trabalhando para a
Agência France Presse no escritório de Jacarta, na Indonésia, que
ficou famoso entre seus colegas por dormir embaixo de um armário,
atrás de sua mesa.
"Quando
alguém do escritório de Hong Kong visitava, a primeira coisa que me
pedia era 'me mostra sua cama'. Que reputação!", contou
Suwastoyo à BBC.
O
jornalista explicou que as sonecas do trabalho foram muito úteis em
1997, no auge da crise econômica da Ásia, quando a moeda da
Indonésia, a rúpia, perdeu metade de seu valor e o governo Suharto
desmoronou.
Suwastoyo
estava trabalhando direto para cobrir esta crise. Os telefones
celulares não eram tão populares na Indonésia naquela época,
então ele cochilava perto do telefone do escritório quando tinha um
momento mais sossegado.
Mas
o jornalista descobriu que mesmo em um dia mais tranquilo uma soneca
ajudava.
"Dá
mais energia para o resto do dia. É como começar de novo, de
manhã", disse.
E
ele não é o único com essa visão. No sul da Europa, a soneca da
tarde, a siesta, é uma instituição respeitada e a China tem algo
parecido.
No
Japão, cochilar em reuniões é, aparentemente, um sinal de status
pois mostra como o funcionário trabalha duro.
Alguns chefes até estariam fingindo cochilos para espionar os funcionários mais indiscretos - e os funcionários fingem indiscrições para agradar os chefes.
Alguns chefes até estariam fingindo cochilos para espionar os funcionários mais indiscretos - e os funcionários fingem indiscrições para agradar os chefes.
Ritmos
circadianos
O
corpo humano opera de acordo com os ritmos circadianos, o ciclo
diário de hormônios que governam o relógio biológico.
O
principal culpado é a melatonina. Quando os níveis dela estão
altos, você dorme. Mas quando você é exposto à luz do Sol, os
níveis de melatonina caem e você acorda.
"O
sono funciona como uma limpeza no cérebro, ajuda a limpar o lixo
metabólico e as toxinas do cérebro", explicou Natalie
Dautovich, especialista da Fundação Nacional do Sono dos Estados
Unidos.
E
é por isso que todos nós deveríamos dormir sempre entre sete e
nove horas por noite.
"Quanto
menos dormimos, mais impreciso fica o nosso julgamento sobre o efeito
da falta de sono em nosso desempenho", afirmou Dautovich.
Em
outras palavras: todos no escritório podem ver que estamos exaustos,
mas nós não conseguimos perceber, pois estamos exaustos.
Celulares
Para
piorar a situação existe a questão dos smartphones. Frequentemente
perco uma ou duas horas, já tarde da noite, sentado na cama lendo
posts no Twitter.
De
acordo com Natalie Dautovich este é um péssimo hábito.
O
problema é que as telas dos telefones emitem uma luz muito mais azul
que sua lâmpada comum e essa luz pode diminuir os níveis de
melatonina e te manter acordado.
Além
disso, seu cérebro começa a associar o quarto ao telefone, e, por
extensão, a seu escritório e sua vida social. E isto põem em cena
outras respostas bioquímicas que não ajudam - como o hormônio do
"estresse", o cortisol.
Então
um pouco mais de disciplina poderia ajudar. Largue o telefone e vá
dormir.
Estratégia
Existem
algumas estratégias básicas para quem quer cochilar no
trabalho.
A
primeira é óbvia: certifique-se que você tem a permissão do
chefe.
O
cochilo pode ser depois do almoço, naquele momento em que a
sonolência aumenta, entre 14h e 16h.
Também
é bom limitar sua soneca a 20 minutos para evitar sonolência que
pode ocorrer depois de um período de sono profundo. E tenha um prazo
de dez minutos para se recuperar do cochilo.
Se
você precisar de mais do que isso, reserve um período de 90
minutos.
Questão
de vida ou morte
A
BBC visitou um local de trabalho onde permanecer alerta pode ser uma
questão de vida ou morte.
O
Nats, o serviço nacional de controle de tráfego aéreo da
Grã-Bretanha, tem um departamento inteiro dedicado à questão do
sono dos funcionários.
E
isso é compreensível se levarmos em conta que este escritório é
responsável por um dos espaços aéreos mais movimentados do mundo,
o de Londres.
"Uma
coisa da qual nós somos muito, muito conscientes, é de que as
chances de ocorrer um incidente com um controlador de voo são
maiores quando ele está muito ocupado ou muito quieto", afirmou
Neil May, que trabalha no Nats.
O
serviço britânico afirma que consegue manter o equilíbrio entre
tédio e excesso de trabalho controlando o número de aeronaves que
cada funcionário guia.
Neil
May recebeu a reportagem em uma das salas de controle, a de Swanwick,
um local que foi criado para minimizar a distração dos
funcionários.
O
local tem luzes artificiais 24 horas por dia, sete dias por semana. E
o único som é o burburinho suave de centenas de controladores em
suas mesas, olhando em suas telas e falando com os pilotos em
aeronaves espalhadas pelo sul da Inglaterra.
Os
funcionários trabalham em duplas, não apenas para checar o trabalho
um do outro mas também para estimular a interação social e manter
suas mentes ativas.
E
a cada duas horas eles precisam fazer um "intervalo de 30
minutos livres de responsabilidades", segundo May, que é um
passeio até a cafeteria ou até uma soneca curta.
Dormitório
O
Nats tem uma atitude mais proativa em relação ao sono dos
controladores de voo. A sala de controle de Swanwick tem um
dormitório onde os funcionários que estão no turno da noite são
estimulados a tirar um cochilo de duas horas durante a madrugada.
"Queremos
que eles estejam com o máximo de sua capacidade entre 5h e 6h,
quando os voos estão chegando ao aeroporto de Heathrow",
explicou May.
Para
Natalie Dautovich, essa visão, assim como a de Bhim Suwastoyo, o
jornalista da Indonésia, mostra os benefícios de uma soneca durante
a tarde.
"Nós
ainda estamos presos a esta noção de que o sono é um luxo (em vez
de vê-lo como) um comportamento saudável e positivo com resultados
benéficos para a produtividade (dos funcionários)", explicou.
Em
outras palavras: a soneca no trabalho não deveria ser tratada como
um problema de disciplina.”
BBC
- Brasil
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