terça-feira, 5 de setembro de 2017

Saiba reconhecer os sintomas do câncer de colo do útero

Publicado em 9 de agosto 2017



​”O câncer de colo do útero é uma doença que evolui de forma lenta e tende a passar despercebida. Os sintomas geralmente levam tempo para incomodar e, quando se tornam perceptíveis, a condição já está avançada. Por isso, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é o quarto tipo da doença que mais mata mulheres ao redor do mundo.
O colo do útero está identificado como "cervix" e o endométrio como "endometrium".
Existem dois tipos de câncer de útero: o que atinge o colo e o que ataca o endométrio. O primeiro tem maior incidência no Brasil e o segundo é mais frequente em mulheres de países desenvolvidos.
O HPV, causado pelo papilomavírus humano, é apontado atualmente como um fator relevante no desenvolvimento do câncer de colo do útero. "Cerca de 90% das mulheres diagnosticadas contraíram o vírus", explica a médica no centro de oncologia no Hospital Sírio-Libanês Daniele Assad.
A doença demora a exibir os sintomas e se manifesta através de dores abdominais e sangramentos. "Esse é o grande problema. Normalmente, diagnosticamos quando o câncer já está em estágio avançado", ressalta a doutora. Por isso, é essencial apostar na prevenção. "A vacina do HPV é importante tanto para meninas quanto para meninos acima de 9 anos de idade", aconselha Daniele.
A cartilha do Inca sobre o assunto aponta como melhor forma de prevenção o exame Papanicolau. "Quando as alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir a doença em 100% dos casos", afirma o instituto. O procedimento que coleta amostras do colo do útero com uma espátula é rápido.
O tratamento envolve cirurgias, sessões de radioterapia e/ou quimioterapia. Elas podem estar combinadas entre si ou serem feitas separadas, depende da situação de cada paciente e do quão avançado o câncer está.”

Fonte: METRÓPOLES/BRASÍLIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!