sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Férias! Ruídos no veículo: descubra possíveis problemas

Da Redação, com assessoria - Garagem 360


Durante o funcionamento do veículo, o ideal é que o carro emita o mínimo de ruídos possível. O motorista deve prestar atenção em chiados, assovios e rangidos que podem indicar a necessidade de manutenção em alguma parte do veículo. Pensando nisso, a DPaschoal, empresa que presta serviços automotivos, listou os principais barulhos que os automóveis apresentam e que podem sinalizar uma visita ao mecânico:

Ronco
Semelhante ao barulho de um ventilador elétrico, esse ruído geralmente se manifesta com o veículo em movimento. Com sonoridade grave e abafada, pode estar relacionado ao desgaste dos rolamentos da roda. Caso o proprietário do veículo não procure por manutenção, há chance de travamento e de avarias na ponta de eixo, aumentando bastante os custos para consertar, além dos riscos de acidentes.

Estalos
Comuns no motor ou no câmbio, os estalos geralmente acontecem no momento da partida no carro, após o motorista engatar a marcha. Esse ruído pode indicar danificação no coxim do motor ou no câmbio, partes essenciais para manter as vibrações e o veículo no lugar.

Outra situação em que os estalos podem se manifestar é durante a manobra dos carros. Na maioria dos casos, a origem do barulho vem da ajunta homocinética, que precisa ser trocada.

Grilo
Vindo da correia do carro, esse barulho geralmente incomoda ao motorista também no momento da partida ou na aceleração do carro. Pode indicar que essa parte do veículo está ressecada e você pode recorrer a duas saídas: se a correira estiver dentro da vida útil, um spray vai resolver o problema do barulho. Entretanto, se esse não for o caso, o motorista precisará trocar esse item do carro.

Agudos
Alguns até falam que os pneus cantam e esse ruído pode dar a impressão que o carro está em alta velocidade em uma curva, por exemplo. Contudo, esse barulho pode ser um indícios de que o veículo está desalinhado, dessa forma, vale uma visita ao mecânico.

Rangidos e Batidas Secas
Esses ruídos geralmente são associados à suspensão do carro. Vão desde um simples batente protetor de amortecedor até uma complexa caixa de direção, passando por pivôs, barras, bandejas e buchas. Sendo assim, é necessário que o proprietário do veículo encoste o carro no mecânico para evitar problemas em outras áreas automóvel.

Assovio
Presente quando o motorista freia o veículo, esse ruído pode indicar a necessidade de troca de pastilhas do freio. Elas estão diretamente ligadas à frenagem do carro e usá-las desgastadas pode aumentar o tempo que o automóvel demora para frear.”

Fonte: garagem 360


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