Cursinho pré-vestibular Educafro Foto: Felipe Martins |
Por Daniel Souza Luz
As inscrições para a turma de 2023 do cursinho pré-vestibular comunitário Educafro em Poços de Caldas serão abertas na próxima segunda-feira, dia 27 de fevereiro, e ocorrerão até o dia três de março, das 19h às 22h, na sala 22 do prédio administrativo do IFSULDEMINAS, localizado na Avenida Dirce Pereira Rosa, 300, Jardim Esperança. Para efetuar a inscrição gratuita, o(a) candidato(a) deverá levar uma foto 3x4, cópias dos comprovantes de renda familiar e cópias do comprovante de escolaridade (histórico escolar ou diploma do ensino médio). As atividades são presenciais em uma sala cedida pelo campus local do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, na zona sul.
As aulas terão início em 13 de março. O curso é destinado a estudantes de baixa renda provenientes do ensino médio da escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares. A seleção será feita entre 6 e 7 de março, quando serão convocados os selecionados, seguindo não só critérios socioeconômicos, mas também étnicos e de idade; ou seja, ser negro, indígena e/ou estar há mais tempo longe das salas de aula conta para ser selecionado prioritariamente, pois o curso tem caráter inclusivo.
Aula no cursinho pré-vestibular Educafro Foto: Felipe Martins |
Apesar de ser formalmente ligado aos franciscanos, o curso é laico, não sendo a religião, ou mesmo a ausência dela, critério para a seleção. Todos os professores e coordenadores são voluntários.
O Educafro é um movimento social que atua em rede e foi fundado pelo Frei David Santos na Baixada Fluminense, no município carioca de São João do Meriti, em 1993. Por essa razão o cursinho possui em sua grade a disciplina Cultura e Cidadania, na qual são abordadas questões sociais como identidade de gênero, racismo, homofobia, transfobia, misoginia, direitos reprodutivos e outras temáticas relativas aos Direitos Humanos. O núcleo do Educafro em Poços foi fundado há vinte anos, a serem completados em julho deste ano, e chama-se Laudelina de Campos Melo, batizado em homenagem à poços-caldense que foi a fundadora do primeiro Sindicato de Domésticas do Brasil e, também, militante antirracista que se voluntariou a lutar contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial.
Cursinho pré-vestibular Educafro Foto: Felipe Martins |
Fonte: Daniel Souza Luz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!