quarta-feira, 24 de maio de 2023

Meio ambiente: nesta quarta-feira, 24 de maio, às 18h30 "Do lixo à inclusão social: ações concretas em pauta no Governo Lula III"

Fonte:GGN TV
Legislações maravilhosas o Brasil tem aos montes, em vários setores da sociedade. Já sua implantação de forma completa e adequada é outra história. A reciclagem de resíduos sólidos é um exemplo: a Política Nacional de Resíduos Sólidos vai completar 13 anos em agosto. De todos os seus itens, quantos efetivamente foram colocados em prática? Quantos estados e municípios assumiram suas responsabilidades nesse assunto e trabalham para que haja destinação correta dos resíduos sólidos e apoio à cadeia produtiva da reciclagem? Quais ações o atual governo federal está desenvolvendo para o setor? E as empresas, “já” assumiram a responsabilidade por recolher e tratar os resíduos gerados por suas atividades?
 Estamos falando de um universo de 800 mil catadores e, principalmente, catadoras de materiais recicláveis, uma vez que a estimativa é que 70% sejam mulheres, segundo o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Qual o impacto social que ações mais eficazes teriam na nossa sociedade, tão profundamente desigual? 

 Para debater todas essas questões, convidamos:

Alexandro Cardoso* - catador de materiais recicláveis e membro do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), é formado em Gestão de Resíduos pelo Instituto Tecnológico Brasileiro (ITB), em Gerenciamento de Resíduos pelo IFRS e é autor do livro do Lixo a Bixo;

Marcia Hirata - graduada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (USP) e em Edificações pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Atualmente é docente na graduação em Arquitetura da Universidade Federal de São João del-Rei na graduação em Arquitetura e no Programa Interdepartamental de Pós-graduação interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da mesma instituição;

Nina Orlow - arquiteta e urbanista, coordena o Movimento Nacional pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Estado de São Paulo; é membro do GT Meio Ambiente da Rede Nossa SP e da Aliança Resíduo Zero Brasil;

Sônia Dias é especialista global em resíduos da rede internacional Mulheres no Trabalho Informal Globalizando e Organizando, WIEGO (em inglês) é  doutora em Ciências Políticas,  especialista em resíduos sólidos.  Trabalha entre outros temas com gênero e saúde da mulher.

 O âncora do debate será Carlos Henrique Oliveira, arquiteto urbanista (FAUUSP), com pós graduação em Gestão Ambiental (Unicamp). Trabalhou com consultor do Meio Ambiente (períodos entre 2007 a 2012 e 2016 a 2018) e da reelaboração participativa do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Cidade de SP (2013-2014), é cofundador da Aliança Resíduo Zero Brasil e assessor parlamentar da deputada estadual Marina Helou (Rede/SP) na pauta socioambiental.

Para saber mais sobre a *FADS*, acesse nossos perfis *https://www.facebook.com/falafads* e *https://www.instagram.com/fads.br*.

#ResíduosSólidos #CatadorasECatadoresDeRecicláveis
“Reciclagem #Agenda2030 #AliançaResíduoZeroBrasil
#Socioambiental #MeioAmbiente #TvGGn #GGn #RodaFADS
#FalaFADS#FrenteAmplaDemocráticaSocioambiental #FADS
Fonte: FADS.BR      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!