Por Ana Lúcia Dias, OGM
Na última segunda-feira, 12, que foi um dia de folia facultativa, com a maioria dos estabelecimentos comerciais funcionando no centro de Poços de Caldas. E os blocos continuaram a desfilar. Foi benéfico para o público, especialmente o turista, assistir aos blocos e compreender o motivo pelo qual as pessoas se reúnem para desfilar, despertando a consciência sobre a importância de cuidar do planeta tão maltratado, que podemos sentir nas emergências climáticas.
Foi um trabalho conjunto da ONG de resíduos reaproveitáveis, coordenada pelo Toninho “catador” e por Fábio Guedes, do Ateliê Claudio Guedes, onde foram confeccionadas as fantasias e adereços com materiais reaproveitáveis como o plástico, os adereços e garrafinhas PETS grandes e pequenas, latinhas de alumínio. Veja na imagem na concentração do bloco “Gigantesco Reino Vegetal”, que teve como atração principal Bloco “Gigantes de Casa dos Bonecos”, que também é feito com material reciclável, em Brazópolis, há 160 km de Poços de Caldas, localizada na microrregião de Itajubá, Sul de Minas.
Imagens da Concentração:
Adereços na grama feitos com todo o tipo de plásticos Toninho "catador"
Adereços recicláveis utilizados pelo Bloco “Gigantes do Reino Vegetal" e Toninho "catador", que coordena a ONG Resíduos Reaproveitáveis, no bairro de Vila Nova, em Poços de Caldas, MG
Na foto ao lado: o papelão utilizado como adereço para fazer a cabeça do personagem.
No ateliê Claudio Guedes, que foram elaboradas as fantasias e adereços para o bloco com a participação de todos do bloco e mais voluntários. E também na ONG de Resíduos Recicláveis onde os participantes do bloco foram pegar material para confecção das fantasias e adereços.
Ateliê Claudio Guedes |
Além das velhas marchinhas de carnaval, que todo o mundo conhece. Foi um desfile que chamou atenção do público, o turista que aproveitou o comércio aberto para ver e comprar artigos típicos da região. E em especial o bloco "Reino Vegetal" chamou muita atenção por demonstrar os adereços e fantasias que se pode fazer com o que jogamos fora.
E os Bonecos Gigantes que encantaram a todos, gente grande e gente pequena ficaram fascinadas.
Fonte: O Guardião da Montanha, OGM
A concentração dos blocos foi na Praça do Relógio, seguiram pela Rua Francisco Salles em direção à Av. Assis Figueiredo, no Centro de Poços de Caldas.
Na concentração, os bonecos gigantes sendo fotografados pelo público |
Essa família observando todo o trabalho na concentração |
Essas imagens acima são da concentração dos Blocos "Reino Vegetal e Bonecos Gigantes".
O público que estava nas lojas, na maioria turistas, também interagiram com os blocos, aplaudindo a iniciativa e fotografando, cantando junto as famosas marchinhas de carnaval, na Av. Assis Figueiredo o desfile continuou nesta avenida – a principal do centro de Poços de Caldas –, onde além dos comércios mais tradicionais também pode-se encontrar o Banco do Brasil, o Itaú e nas travessas o Santander, o Bradesco e a Caixa Econômica.
Desfile a caminho da av. Assis Figueiredo |
Bloco "Reino Vegetal entrando na Av principal do centro de Poços de Caldas |
Carros da Guarda Municipal dando cobertura ao desfile. |
Moça cantando as marchinhas junto com os blocos |
Até nos bares, havia gente se divertindo. |
As imagens acima são do desfile na av. Assis Figueiredo
O desfile terminou na Rua Barros Cobra, em frente o Hotel Nacional INN, onde os hóspedes e o público pararam para ver e fotografar os blocos: "Reino Vegetal e os Bonecos Gigantes"
Procuramos um lugar com um pouco mais de silêncio para realizarmos a entrevista com o Junior, muito gentil, topou sentar a beira de um jardim. Ele é de Brazópolis é também o responsável pelos bonecos gigantes. De acordo com ele, os bonecos são feitos com material reciclável, portanto, não pesam muito e são diferentes dos bonecos de Olinda, Pernambuco, por serem habitáveis. Assista a entrevista. Fonte: O Guardião da Montanha - Jornal on-line Vamos torcer para que as pessoas percebam com essa iniciativa do Blocos: "Reino Vegetal e da Casa dos Bonecos Gigantes", neste carnaval em Poços de Caldas, MG e comecem a reciclar mais em todo o mundo, para a preservação do Planeta, a nossa única casa! Vamos cuidar da nossa casa com mais amor! Afinal não existe planeta B. Nem a IA – Inteligência Artificial – será capaz de criar um novo planeta. |
Gostei demais de ver as Fotos do Carnaval de Poços de Caldas. Achei fantástico os Bonecos Gicantes e como não podia deixar de ser a Entrevista com o Junior que trouxe os Bonecos.
ResponderExcluirQue bom que você gostou, Eliana... Agradecemos ao seu comentário e visita.
Excluir