quarta-feira, 1 de julho de 2015

Barulho no trabalho

Um projeto de Isolamento Acústico bem elaborado que previna a interferência de ruídos externos e internos entre ambientes, pode ter impacto imediato na qualidade de vida dos trabalhadores.
A qualidade de vida no trabalho é constantemente debatida em seminários e congressos nacionais e internacionais. Parece que até que enfim as corporações perceberam que as empresas são feitas de PESSOAS.
Estudos desde a metade do século passado mostram que a produtividade esta ligada diretamente a qualidade de vida das pessoas que trabalham no local.
Hoje os estudos vão além dos portões da empresa e tentam identificar fatores na vida social do funcionário para saber o que pode ser melhorado e como ele pode ser mais “feliz” no trabalho, e lógico, produzir e contribuir mais para o sucesso da empresa.
A causa de constantes dores de cabeça e pouco rendimento dos funcionários no trabalho pode estar em alguns decibéis a mais.
E não é preciso ser um operador de britadeira para estar sujeito a esse tipo de problema. Uma pesquisa realizada pela RH Med, especializada em medicina do trabalho, aponta que os ruídos em excesso em escritórios acabam causando prejuízos à produção das empresas e, principalmente, à saúde dos empregados.
Cada pessoa tem um nível de aceitação dos ruídos. Algumas são mais resistentes, outras têm o aparelho prejudicado com mais facilidade.
 Barulho no trabalho, impacto na produção e causador de estresse.
 Dificilmente você vai conseguir medir o ruído da sua sala de trabalho sem um aparelho apropriado.
Mas existem algumas formas de saber se o barulho está além do limite: quando você tem que gritar para se fazer ouvir; se você sentir que o barulho machuca os seus ouvidos; se perceber zumbidos depois, em lugares mais silenciosos.
Consequências: O principal alerta feito pelos médicos é que, normalmente, quando a pessoa tem sintomas que possam indicar problemas no ouvido, como zumbidos ou queda progressiva da audição, a lesão já existe e é irreversível.
Os médicos alertam que pessoas que passam o dia inteiro no meio do barulho, seja onde for, têm maior propensão a problemas cardiovasculares e hipertensão.
Há um aumento da produção de adrenalina, cortisol e outras enzimas que causam distúrbios metabólicos e consequentemente alteram o humor.
Alguns Sintomas:

  • Distúrbios do sono
  • Ansiedade
  • Estresse
  • Perda da capacidade auditiva
  • Surdez
  • Dores de cabeça
  • Distúrbios digestivos
  • Irritabilidade
 Fonte: Mariane Ferroni – Barulho no Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!