Foto: Lúcio Bernardo Jr |
Por Maria Beatriz Vaccari - Garagem 360
“Em
primeiro lugar, o futuro motorista deve estar seguro para transitar
com o veículo, além de saber fazer uma baliza bacana e um meio fio
sem pegar a roda. Caso não esteja se sentindo pronto, o ideal é não
se apressar. E ter completado as aulas obrigatórias não é garantia
de que se está realmente apto a passar no teste, então, se não
estiver confortável, a sugestão é adiar o teste e optar por
algumas aulas extras.
“Ter
um desempenho positivo no dia do exame prático será reflexo da
dedicação durante todo o processo de habilitação. Por isso, é de
suma importância que o candidato realize todas as etapas do processo
e se dedique às aulas, prestando atenção nos ensinamentos do
instrutor. A aprendizagem correta é uma preparação para o teste e,
posteriormente, para o dia a dia nas vias públicas”, explica
Maxwell Borges, diretor de Habilitação do Departamento Estadual de
Trânsito (Detran) de São Paulo.
O
especialista destaca que as principais falhas que levam à reprovação
são: não sinalizar manobras com antecedência, avançar sobre o
meio fio, avançar ou derrubar os cones sobre o balizamento e
interromper o funcionamento do motor sem motivo justo.
Mantenha
a calma
Para
se sair bem no dia do exame, é necessário, além de estar
preparado, manter a calma. “Na hora, recomendo que a pessoa
pense em mostrar o que fez na última aula com o instrutor. Tudo o
que repetiu várias vezes”, aconselha Raquel Almqvist, doutora
em psicologia do trânsito da Associação Brasileira de Medicina de
Tráfego (Abramet).
Outra
dica, se for possível escolher, é ser um dos primeiros a fazer
o teste. O tempo de espera e a reação das pessoas que já o fizeram
podem causar medo, insegurança e comprometer o desempenho. Mesmo
assim, Raquel destaca que o ideal é fechar olhos e ouvidos para a
ansiedade dos outros candidatos.
O
percurso
Ao
entrar no veículo, o futuro motorista deve ficar atento a alguns
itens obrigatórios, e, para não esquecer de nada e acabar
perdendo pontos, a sugestão é criar uma sequencia na cabeça.
“Antes
de dar a partida, é preciso ajustar o banco, os espelhos
retrovisores externos e interno e colocar o cinto de segurança.
Depois deve-se ligar o motor, soltar o freio de mão, engatar
a primeira marcha e dar a seta, sinalizando que vai se mover
para a lateral. O cidadão deve, ainda, observar a via para checar se
existe condições de sair de forma segura. Caso estejam passando
veículos, pedestres ou ciclistas, por exemplo, é preciso esperar”,
ensina o diretor de Habilitação do Detran-SP.
A
legislação federal de trânsito indica que a baliza deve ser
completada em até cinco minutos ou três tentativas dentro desse
limite de tempo. Se o automóvel ficar torto, não se deve ter
receio de arrumá-lo dentro da vaga. Na hora de sair, pode-se dar ré,
se necessário, e o candidato tem de ligar a seta, virar o volante e
não esquecer de olhar no espelho retrovisor. A sinalização também
deve ser usada para entrar e sair do meio fio.
Também
é importante ficar ligado nas lombadas e nas valetas. Quando for
passar por elas, é necessário reduzir a velocidade e a marcha. E,
ao final da prova, será preciso estacionar o veículo no lugar
indicado. O processo é o seguinte: ligue a seta para encostar, pise
no freio suavemente e depois na embreagem até que o carro pare, puxe
o freio de mão, coloque o veículo em ponto morto e desligue-o.
Pronto, depois é só comemorar.”
Fonte:
Garagem 360
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