sábado, 30 de dezembro de 2017

XII - Caminhada de Mulheres de Fé - de São Thomé à Baependi - Nhá Chica


Por Ana Lúcia Dias 

A Caminhada para Nhá Chica é sempre nos dias 8 à 10 de dezembro, em função da comemoração do dia 8 de dezembro ser o dia da padroeira de Baependi, a Nossa Sra. da Imaculada  Conceição, da qual a Santa Nhá Chica era devota.

O Ano passado foram cerca de 150 mulheres até a Igreja da Nossa Sra. da Imaculada Conceição, mais conhecida por Igreja da santa Nhá Chica em Baependi,em função da Nhá Chica ter construído ao lado da sua casa, a capela da Nossa Sra. da Imaculada Conceição. A cada ano se supera a quantidade de mulheres, que caminham cerca de 50km em estrada de "chão" como é chamada na região, a estrada de terra.



Este ano, em função da chuva forte, que caiu em São Thomé das Letras, bem na hora combinada para a saída da caminhada da cidade, que era para ser às 20h, mas não foi problema para elas, essas mulheres de fé, desceram a montanha eram 21h. Muitas mulheres deixaram de ir devido a chuva.
 As mulheres foram preparadas. Todas com capa de chuva, se protegendo da chuva mais forte na "Lanchonete da Dinha e Pedro", que fica na saída da cidade em direção à estrada de "chão".


Elas, se despendem dos companheiros, que incentivam e  fazem questão de estar na saída, desejando a elas que Deus esteja com elas. Ele sempre está!  Elas  estão felizes, pois irão nessa aventura, que a maioria conhece bem, por terem ido em outros anos. Embora a cada ano aumente o número de novatas na Caminhada.

A chuva passou e elas desceram a montanha. Saíram da cidade 56 mulheres que ainda iriam encontrar mais mulheres que estão no "Bar do Jonnhy", o primeiro ponto de encontro com as mulheres que moram na área rural.

Neste local, elas todas oram e pedem a proteção de Deus e a santa Nhá Chica. A coordenadora da caminhada, Neide Marie conta o número de mulheres estão indo na caminhada,  quantos carros de apoio, que levam as bagagens das moças, os lanches e água e frutas fornecidos pelos mercados da cidade. Desta vez em função da chuva, foram  56 mulheres e 6 carros de apoio.

56 mulheres de São Thomé das Letras em direção à Baependi pela estrada de "chão". São cerca de 50 km pela área rural de São Thomé. Eita mulheres corajosas! E lá vão elas...




Antes de sair para a Caminhada de São Thomé das Letras até Baependi, ainda na cidade de São Thomé a reportagem de O Guardião da Montanha fez entrevista com a coordenadora da Caminhada de Mulheres de Fé, há 12 anos, Neide Marie, 55 sempre animada, mesmo com a chuva.    
                                                  

Desta vez a reportagem de O Guardião da Montanha não pode acompanhar a caminhada de Mulheres de Fé, como fez em 2012, então, pedimos aos companheiros de mulheres que foram como carros de apoio para fotografarem as mulheres na caminhada. O que foi feito por Delleon de Souza Santos e Antonio Rodrigues, conhecido como Mumu.  Eles foram além, até filmaram a chegada das mulheres com narração e tudo. Ficou muito bom!

 VII Caminhada de Fé de Mulheres de São Thomé até Baependi

 no caminho...











  Depois de uma noite inteira caminhando, amanhece o dia!

E elas continuam a caminhada. 

 Quando chegam a Baependi, ainda tem uma caminhada até a Igreja de Nossa Sra da Imaculada Conceição, a igreja da Nhá Chica.

Chegando a Baependi pela estrada de "chão" - ou de terra, que pode ser vista atrás . Algumas mulheres descansam um pouco no trevo, para depois subirem até a Igreja de Nossa Sra. Imaculada Conceição. E, por último elas assistem a missa, daí termina a Romaria com chave de ouro. Só o ano que vem...


                                                                                 
História: a Capela de Nossa Sra da Conceição em Baependi, MG


A filmagem e a narração do primeiro clipe é do Delleon.

A segunda filmagem, e narração do clipe é do Mumu (José Antonio)
                                                 


                                                                                                        Imagem: OGM


Mirna Dias - Imagem: OGM
Depoimento de Mirna que também é devota da santa Nhá Chica, ela veio de Campinas, SP para participar da  XII -Caminhada de Mulheres de Fé. Depoimento: Fé na Santa Nhá Chica
por Mirna Galesco Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!