domingo, 5 de agosto de 2018

BELÉM DE ONTEM, HOJE E SEMPRE

Vista Central
Por Bady Monte Líbano  
Em meados de Março deste ano tive o privilégio de conhecer a famosa Capital da Amazônia, a tão histórica Belém do Pará, a terra das castanhas, do Buriti do Araçá do Tacaca, do Carimbó e do Boi Bumbá. Banhada pelo rio Amazonas em meio a Floresta surge uma linda cidade.


Em 12 de janeiro de 1616, nascia a cidade de Santa Maria de Belém do Grão- Pará, instaurando, assim, a verdadeira entrada da AMAZÔNIA, nos quadros da história brasileira e da história mundial. Seu fundador, Francisco Caldeira de Castelo Branco, inscreveria o seu nome nos relatos da vida amazônica e da vida brasileira colonial.
Centro histórico
O ponto de partida da história de Belém foi à fortificação, o Forte do Presépio, assim denominado em alusão ao Natal de 1615, ainda vivido no Maranhão por aqueles homens que, saídos de São Luís em direção à foz do rio Amazonas, fundaram Belém. O Forte do Presépio era uma praça de guerra localizada onde hoje é o Forte do Castelo, na cidade velha, ponto de partida da edificação da cidade de Belém do Grão- Pará. No interior do Forte do Presépio, o comandante Castelo Branco fundou o núcleo batizado como Feliz Lusitânia, considerado como origem da história de Belém.
     
Açaí
 Com os olhos voltados para o futuro, os primórdios da sua história são marcados pela luta dos conquistadores portugueses contra os Tupinambás, assim como pelas primeiras iniciativas de criar espaços fora das paliçadas do Forte do Presépio. O primeiro desses espaços foi aberto para os lados da Una, um centro de apoio a necessitados, um hospício instalado por quatro padres da Ordem dos Capuchos de Santo Antônio.
Mercado Ver Peso
Isso explica a forte colonização de origem portuguesa na cidade, uma colônia forte e consolidada na região, e olha que estive em um restaurante onde pude apreciar um bacalhau que não se deixa a desejar em nada comparado aos feitos em Portugal.
Belém teve seus altos e baixos, hoje é considerada a Capital da AMAZÔNIA, Belém hoje é uma cidade complexa com todas as vantagens e todos os problemas das grandes metrópoles. A Belém de hoje diz respeito não somente as realidades do seu tecido urbano, mas se projetam sobre sua economia interna e de exportação. Afinal, o Estado do Pará é um dos grandes produtores de minérios do mundo, assim como constrói a Hidrelétrica de Belo Monte, que será a maior geradora de energia em escala Planetária.   
As Docas
Belém tem um patrimônio natural e arquitetônico de grande relevância para o Brasil e para o Mundo, não é atoa que os olhares do mundo se voltam para tal região, o futuro está aberto para Belém.
Eu particularmente fiquei apaixonado por tudo, a cultura, a arquitetura, a culinária e seu povo, passei quatro dias em Belém, não pude conhecer metade desta rica Capital do Brasil e o que tem a oferecer, pretendo em breve voltar com mais tempo e desfrutar desta maravilha da AMAZÔNIA.
Cara amigo e leitor tendo a oportunidade inclua em seu roteiro de viagem Belém do Pará, meu coração hoje bate no ritmo do coração de todos os Paraenses, valeu cada minuto, cada descoberta, realmente um tesouro encravado em meio à farta Natureza.
Até a próxima semana com mais um roteiro.
BADY MONTE LÍBANO








Bady Monte Libano é gaduado em Jornalismo pela CFJ- Centre de Formation des Jounalistes. Paris- França.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!