domingo, 2 de setembro de 2018

BONITO REALMENTE É BONITO



Por Bady Monte Líbano
Quando se falar da cidade de Bonito no Estado do Mato Grosso do Sul, realmente se espera encontrar algo Bonito e único, uma pequena cidade conhecida mundialmente por suas belezas naturais, fauna e flora abundantes, águas cristalinas, clima harmonioso e hospitaleiro, Bonito nos permite um grande contato com a natureza e para quem gosta de aventuras realmente é um lugar propício a tudo isso, ótimas opções de hospedagem e gastronomia.
Localizada a 330 km da capital do Mato Grosso do Sul, Bonito tem o charme de uma pequena cidade do interior e a rica em cultura e miscigenação de vários povos. É roteiro muito comum aos Europeus que buscam o contato com a Natureza abundante da qual Bonito oferece.

 A cidade de Bonito Mato Grosso do Sul possui as águas mais cristalinas do mundo, que saem do lençol freático filtrado por uma terra rica em calcário. Estas águas entram em erupção em nascentes de rios, que parecem de contos de fada com uma natureza muito exuberante. Estes rios são o paradeiro final de cardumes que sobem rios em piracema e outros peixes que resolveram nunca descer o rio, nascendo e vivendo neste paraíso vivo.    
Os rios que cortam o município de Bonito são de um verde esmeralda tão transparentes, que às vezes parece que a água é invisível. E quando descem, seus leitos mais radicais geram cachoeiras dignas de filmes, diversas vezes a cidade já serviu de cenários para famosas novelas e diversos documentários mundo a fora.

Toda esta beleza natural, aliada a uma organização turística criada para defender sua natureza e gerar um modelo sustentável que hoje é exemplo no mundo, e fazem Bonito ser tão especial.
Em uma área: 4.934 km² com altitude de: 315m, uma população estimada em 20 mil habitantes, com um clima tropical, em uma temperatura média de 30°graus, com uma vegetação de cerrado, sendo Bacia Hidrográfica: do Rio Paraguai, Sub-Bácias: do Rio Miranda e Rio Aquidauana, tendo como principais Rios, o Rio do Peixe, Formoso, Formosinho, Perdido e Sucuri.
Atividades econômicas do município são a Pecuária, Turismo, Agricultura e Mineração.

Bonito se mantém com vários eventos, no inverno o já tradicional Festival, há também festival gastronômico, festival da canção, diversos eventos e shows são realizados na cidade e já fazem parte de seu calendário anual, quem conhece Bonito com certeza a leva no coração, além de belas imagens que podem ser registradas facilmente, pois a beleza da cidade está por todos os cantos, Bonito é rica em um artesanato local e único, além de uma gastronomia farta em peixes de água doce além de poder provar uma iguaria local que é a exótica carne de Jacaré, já que no local a diversas fazendas especializadas na criação de jacarés para o abate e consumo da carne e confecção de diversos materiais com o seu couro.
Sem mais, fica aqui o convite a vocês para incluir em seu próximo roteiro de viagens à famosa e charmosa cidade de Bonito localizada no Pantanal Sul- mato-grossense.   
Até a próxima semana com novas dicas e um novo roteiro!
Bady Monte Líbano (foto) é Jornalista e nosso articulista dos domingos.






Bady Monte Libano é gaduado em Jornalismo pela CFJ- Centre de Formation des Jounalistes. Paris- França.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!