terça-feira, 4 de setembro de 2018

"Um povo sem memória é um povo sem história..."



 Por Ana Lúcia Dias

Diante desta situação alarmante que se encontram os nossos museus por falta de manutenção, precisamos votar em um presidente e em um novo legislativo que pense na memória histórica do país. 

E, que delegue funções a um bom ministro da Cultura e de Educação e que tenhamos um novo congresso nacional que aprove e que esteja preocupado com essa questão. Um povo sem memória é um povo sem história e um povo sem história e sem cultura está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado.

Sem isso não teremos um país, e sim um esboço mal feito. Por este motivo que temos que renovar a política, pois se votarmos sempre nos mesmos, não vai ter renovação alguma. E eles, políticos se aproveitam da pouca memória e ou do pouco interesse em ver esse país melhor e, vão empurrando com a barriga. Para se ter uma ideia, o Aécio Neves, depois dos vários escândalos é candidato a deputado federal por Minas. 

Nós temos de exigir que este país seja melhor, pois, elegemos cidadãos comuns para serem nossos representantes. E esperamos que façam o melhor, como se fôssemos nós. E quem paga todos os políticos? Somos nós com os impostos que não são poucos. Desde os prefeitos e vereadores, governadores, os deputados estaduais e federais e senadores e o presidente da república enfim, todo o funcionalismo público.

E, se eles levassem a sério o compromisso que têm com o país, e com quem votou neles, por uma questão de Ética, tão falada e não aplicada não se candidatariam novamente, mas não isso que ocorre.


Precisamos de uma reforma política, não só para diminuir o número de partidos, mas também o número de componentes no congresso nacional. Para que 513 deputados e 81 senadores? Se resolvessem alguma coisa, o país não estaria na crise econômica que se encontra, não teríamos mais de 13 milhões de desempregados.

Democracia representativa no Brasil
"O Brasil é um país que é governado sob o regime de uma democracia representativa, com voto obrigatório. Os cidadãos brasileiros são obrigados a votar nos representantes que acharem mais adequados para representá-los. Caso o cidadão não queira votar, este deverá justificar o não comparecimento às urnas de votação, com o risco de pagar multas ou sofrer restrições em alguns direitos cívicos, como participar de concursos públicos.  
Como o Brasil é uma república democrática, a população elege os principais representantes que, além do Presidente da República, são formados por governadores, senadores, deputados, vereadores, prefeitos e etc. 

Democracia participativa

Como uma alternativa para a crise que se encontra em alguns exemplos de democracia representativa, onde os representantes eleitos pelo povo não conseguem abranger todas as necessidades da população, nasceu o conceito da democracia participativa ou democracia semidireta
A democracia participativa se desenvolve a partir da democracia representativa, sendo um modelo que faz com os cidadãos possam interferir em algumas questões políticas de modo mais ativo, por meio de referendos, plebiscitos, audiências públicas e etc. 
O objetivo principal da democracia participativa é fazer com que todas as variedades de grupos sociais que convivem dentro de uma mesma comunidade possam ser ouvidos e, consequentemente, que se desenvolvam ações para atender as necessidades de todos. 
O Brasil pode ser considerado uma democracia representativa e participativa, pois promove audiências e referendos públicos para decidir algumas das principais questões de interesse da população."
Principais diferenças entre democracia e ditadura
DemocraciaDitadura
EleiçõesDiretasIndiretas
EstadoÉ democráticoÉ autoritário, antidemocrático
PoderDividido entre Executivo, Legislativo e JudiciárioConcentrado em uma pessoa ou um grupo
DireitosSão respeitados e protegidosPodem ser cancelados
Manifestações popularesSão permitidas, é um direito constitucionalSão proibidas e reprimidas
CensuraNão existeExiste
Participação dos cidadãos nas decisões 
ExisteNão existe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!