sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

No Chile: Boric anuncia seu ministério com a maioria de mulheres

Gabriel Boric, o novo presidente do Chile
Por Ana Lúcia Dias

Gabriel Boric, 35 anos, um jovem presidente que tem a garra e vontade de transformar o Chile. Ele terá pela frente agora em março aprovação da nova Constituinte no Chile. A nova Constituinte no Chile foi conseguida com o povo na rua em plena pandemia, na 1a onda da covid, depois de 50 anos de uma Constituinte elaborada pela ditadura Pinochet, na qual o ministro da economia do Brasil, Paulo Guedes, também participou na pasta da economia e que deixou o povo chileno sem condições de sobrevivência com sua "economia neo liberal" que visa a privatização de todas as instituições públicas, do Estado e que o povo continua pagando para a manutenção delas, mas sem retorno algum, ou seja, nada em troca. Com  aliança da esquerda e centro-esquerda. Nenhum neo liberal, assim será o governo de Boric no Chile, um pais com o povo mais politizado, em função da Educação, quer dizer, o que torna o povo muito mais difícil de ser enganado.

Festa no Chile quando Boric venceu as eleições


Por 247


Dos 24 ministros anunciados pelo presidente chileno, 14  são mulheres que ocuparão ministérios estratégicos dentro do governo. Destaque a neta de Allende que que ocupará  o ministério da defesa.

É essa a grande diferença da Esquerda para Direita. A Esquerda pensa nas pessoas, a Direita pensa nos mercados.

O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, apresentou nesta sexta-feira (21) os nomes de 24 ministros que irão compor o seu governo, cuja posse está marcada para o dia 11 de março. Boric cumpre a promessa de campanha de uma composição paritária  e, dos 24 ministros, 14 serão mulheres, entre elas a neta de Salvador Allende, Maya Fernanda Allende, deputada do Partido Socialista, que ocupará a pasta da Defesa. O governo será uma aliança dos partidos de esquerda e movimentos sociais que levaram o povo chileno às duas nos últimos anos com o Partido Socialista, de centro-esquerda.


O Ministério do Interior, um dos mais importantes do governo, pela primeira vez será comandado por uma mulher. A sanitarista Izkia Sichel, porta-voz da campanha no segundo turno,  foi a escolhida por Boric. A chancelaria também ficará sob a liderança de uma mulher, Antonia Urrejola, informa O Globo.

Além de uma composição feminina expressiva, o governo de Boric também se destaca por integrar partidos de centro-esquerda e sociais-democratas na órbita do Partido Socialista (PS), ausentes da coalizão que elegeu Boric."

Fonte: 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!