sexta-feira, 29 de julho de 2022

"Brasil registra primeira morte por varíola dos macacos e governo vê surto"

Varíola dos macacos fez sua primeira vítima do Brasil (Crédito: Pixabay)
 

Por Redação, IstoÉ

"O Brasil registrou a primeira morte por varíola dos macacos. O óbito, confirmado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (29), foi de um paciente adulto em Uberlândia, Minas Gerais, e ocorreu nesta quinta (28).

No mesmo dia, o Ministério da Saúde passou o usar o termo “surto” na divulgação de informações sobre a doença no país. O último boletim divulgado pelo órgão traz o registro de 1.066 casos da doença no Brasil.

+ Varíola dos macacos ficou mais contagiosa após mutações, diz estudo

“Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 41 anos, com imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer (linfoma), que levaram ao agravamento do quadro”, informou o ministério em nota.

A causa de óbito foi choque séptico, agravada pela varíola dos macacos.

Governo cria Centro de Operações

O governo vai ativar, nesta sexta-feira (29), o Centro de Operação de Emergências (COE) para elaboração do Plano de Contingência do surto de varíola dos macacos no Brasil.

O COE será coordenado pela pasta com a participação de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fiocruz.


“A pasta tem buscado as alternativas céleres para aquisição da vacina e articulado com a OPAS/OMS as tratativas para aquisição do imunizante”, diz o comunicado do Ministério da Saúde.

Fonte: IstoÉ

"Ministério da Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil"

Por Raquel Honorato e Gabriel Tibaldo, TV Globo e GloboNews

Ministério da Saúde confirma 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil

Fonte: globonews               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!