quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Minirreforma na Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados em Brasília
 Por Ana Lúcia Dias

Os Partidos políticos estão esquecendo que são eleitos e pagos pela população do Brasil, assim como todos os políticos, por intermédio dos impostos que pagamos, sejam municipais, estaduais e/ou federais.

Eles estão cometendo graves erros, por exemplo, não dando atenção ao projeto "Ficha Limpa" que foi enviado ao Congresso Nacional em 2010, em função da Ficha Limpa que há o afastamento por oito anos para qualquer político que cometa improbidade administrativa, ou seja, corrupção e/ou roubo do dinheiro público. 

Os deputados federais estão afins que os partidos tenham mais dinheiro para as eleições, não só isso, barrando os 30% exigidos para cada partido na participação de mulheres e/ou negras(os). Cadê a democracia? Com mais presença de mulheres na política, super necessário para haver igualdade de gênero. E de negros para haver uma maior diversidade. E acabar com o racismo estrutural tão falado atualmente, mas não é criada uma solução para tanto.

Apenas os deputados(as) do PSOL - Partido Socialismo e Liberdade pediram vista, ou seja, ganharam tempo para analisar a questão. Isto pode atrasar o envio antes do dia 06 de outubro ao Senado e a sanção do Presidente Lula.

Nós vamos ver os esforços dos partidos que querem perdão as suas dívidas de campanha eleitorais enfrentando madrugadas adentro para aprovação em tempo hábil de todas as questões, que não são poucas. Existem outras questões envolvidas.

Esta minirreforma no Congresso Nacional, quer dizer, como podemos confiar em deputados federais que legislam as leis do país dessa maneira? Eles fazem o que querem e somos nós quem pagamos, além dos salários, o auxílio gasolina, auxílio-paletó. E as viagens deles aos domicílios eleitorais. Ou seja, deste jeito devemos pensar muito bem mesmo antes em votar nestes deputados(as).

E ainda eles têm de aprovar essa minirreforma antes de 06 de outubro para dar tempo de enviar para o Senado Federal e para o Presidente Lula sancionar até 06 de outubro para valer para a próxima eleição municipal de 2024. 

Por isso que estão dando tanta prioridade, esquecendo as questões como a reforma tributária, que acaba e regula alguns impostos, o qual o país é campeão, que ficou para 18 de outubro. 

Vamos ver se os deputados dos diversos partidos, inclusive ditos progressistas, caem na real... Inclusive os partidos políticos têm de pensar nas eleições de 2018, que foi um atraso para o país na sua totalidade.  

E vamos nos lembrar do 1º Artigo de nossa Constituição Federal: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!