segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Não só os EUA devem pedir desculpas pelo golpe no Chile? Neste caso o Brasil também

         O Projeto Memória e Resistência 

"Às vésperas do 50º aniversário do golpe militar que derrubou o governo de Salvador Allende, as atenções voltam-se para as ações de Washington no passado e no presente." Fonte: BBC 

O presidente do Chile Gabriel Boric pretende encontrar e resgatar os desaparecidos políticos.

Por Ana Lúcia Dias

Como sabemos, os Estados Unidos estiveram envolvidos em todas as ditaduras civil/empresariais militares na América Latina.

Os piores anos, no Brasil, durante a vigência do AI-5 de 13 de dezembro de 1968 a outubro de 1978. O país era comandado pelo governo Médici, nos "Anos de Chumbo", de 1969-1974. Depois Geisel e depois Figueredo. Cada militar tinha o mandato de seis anos.

Na década de 1960, os Estados Unidos começaram com o Brasil, um país continental. Em 01 de abril de 1964 até 1985, sendo uma das ditaduras mais longas, durou 21 anos. 

O Brasil também deveria pedir desculpas pelos assassinatos e torturas e por tornar o socialismo cada vez mais distante da América Latina

Mas o Brasil, nesta época, mandava torturadores que haviam aprendido alguns métodos de tortura com os norte-americanos, mas tornaram bem mais cruéis as torturas aplicados no Brasil e, por isso, foram levados ao Chile e em função da estreita ligação de Médici, Figueredo e Geisel com o governo norte-americano, na época Nixon e o diplomata e Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos Henry Kissinger que arquitetaram o golpe no Chile.

Foi em 11 de setembro de 1973, portanto há 50 anos que Salvador Alliende, socialista presidente do Chile, foi morto e começou a ditadura chilena. Ele dizia: "Construir as alamedas por onde passarão mulheres e homens livres". Fonte: artigo no Instagram do advogado em Poços de Caldas, Lucas Rafael Chianello

Em 1975, com o governo de Pinochet no poder, foi assinado em Santiago do Chile a "Operação Condor" que tinha como objetivo não deixar nenhum chamado "subversivo(a)", vivo(a) no cone sul. Ou na América Latina. O Brasil participou ativamente deste episódio cruel da história. Foram 19 países afetados por ditaduras impostas pelos Estados Unidos, entre eles: 
Brasil;
Argentina;
Bolívia;
Guatemala;
El Salvador;
Uruguai;
Paraguai

Por quê? Pela guerra fria, que "foi um período de tensão geopolítica entre a União Soviética e os Estados Unidos e seus respectivos aliados, o Bloco Oriental e o Bloco Ocidental, após a Segunda Guerra Mundial. Considera-se geralmente que o período abrange de 1947 até a dissolução da União Soviética em 1991, que buscava conter o avanço do comunismo junto aos chamados "elos frágeis" do sistema capitalista." Fonte: Wikipédia

"O golpe de Estado liderado por Augusto Pinochet (1915-2006), que governou o país com mão de ferro entre 1973 e 1990, portanto, 17 anos.


"Para o embaixador chileno nos Estados Unidos, Juan Gabriel Valdés, afirma que a preocupação de seu país é obter acesso aos arquivos norte-americanos sobre o golpe que ainda permanecem em confidencialidade.

Mas ele diz que receberia com apreço um gesto de arrependimento ou pedido de desculpas de Washington, mesmo sem apresentar uma reivindicação formal." 


No final de agosto, o atual presidente chileno, Gabriel Boric, lançou um plano para que o Estado chileno comece a procurar mais de 1.100 pessoas desaparecidas durante o regime militar e que não foram encontradas até hoje.


Ao longo dos anos, esta tarefa vem sendo conduzida unicamente pelas famílias das vítimas e por grupos de defesa dos direitos humanos." Fonte: BBC News  


 Como ocorre no Brasil até os dias atuais.



Este filme-documentário do mesmo autor do "Dia que durou 21 anos", Camilo Tavares conta os bastidores do Golpe no Chile e participação do Brasil nas negociações com o governo norte-americano, em especial em função do Know-how  nas torturas e assassinatos. 


Fonte: globonews          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!