quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Direito de Resposta vai impedir uma imprensa livre e ética !

       Projeto de lei aprovado no Senado

Texto prevê que empresa ou pessoa que se sentir ofendida poderá pedir a publicação de resposta com o mesmo destaque e dimensão da reportagem. Original. E os veículos como TV, Revistas, Jornais, Rádios e na internet. A resposta deve ser publicada em até sete dias. Caso contrário, o assunto poderá ser levado para a Justiça.


Quando estava em discussão na Câmara, os deputados retiraram do texto um artigo que permitia que no caso da televisão e rádio, essa resposta poderia ser feita pessoalmente pelo próprio ofendido. Mas, os senadores trouxeram esse artigo de volta ao texto. O projeto vai agora para sanção da presidente Dilma Rousseff.


A ABI – Associação Brasileira de Imprensa – disse que deve questionar artigos que atentam contra a liberdade de expressão. A Abert, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV, lamentou o resultado da votação, pois esse ponto do texto poderá inviabilizar o trabalho dos veícul os de comunicação limitando a atividade jornalística a obrigar que as emissoras transmitam a resposta do ofendido pessoalmente, entendendo que essa medida pode macular o princípio da liberdade de imprensa. A Abert também diz que a mídia está sempre disposta a corrigir os erros.


A solução para isso seria a aprovação do Diploma de Jornalista que o STF – Supremo Tribunal Federal descartou no lixo, em 2009 !


Falando nisso, o Senado também aprovou o diploma de jornalismo, para o exercício da profissão, mas ainda os faltam os deputados aprovarem na segunda votação, pois na primeira eles foram unânimes em aprovar o diploma !  Quando é para construir um ex-shopping, agora anexo para eles aprovação é tão rápida que quase ninguém fica sabendo, agora, quando a questão envolve outras categorias, como a dos Jornalistas diplomados, o interesse muda, há um verdadeiro descaso !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!