O
palestrante, oncologista, dr. Luiz Fernando Lopes, chegou
pontualmente às 9 h no Centro de Eventos de São Thomé das Letras,
para ministrar a palestra sobre sua especialidade no Hospital do
Câncer de Barretos, SP. O câncer infantojuvenil.
Com toda a sua
experiência de diretor da área de câncer infantojuvenil em Barretos, SP, na qual
é muito delicada, em função de serem vidas que nem começaram ou estão no
começo de sua trajetória. O atendimento vai de recém-nascidos até
jovens de 19 anos ou até de mais idade, dependendo da origem do
câncer.
As pessoas
interessadas, da áreas de saúde da região, chegaram mais cedo.
Quando o dr. Luiz Fernando Lopes chegou, o Centro de Eventos da
cidade tinha muita gente, tamanho é o interesse e necessidade nesta área
da medicina, que todos presentes permaneceram até a conclusão da
palestra e o mais interessante é que ficaram em silêncio absoluto durante a palestra.
Como o dr. Luiz Fernando é professor também, ele transformou sua palestra em uma aula para cerca de 100 pessoas, entre profissionais da saúde e interessados.
Ele começou sua
palestra falando da origem de São Thomé das Letras, de acordo com ele, sempre em todos lugares em vai ministrar palestra costuma fazer isso !
Dr. Luiz Fernando Lopes |
Depois explicou o que é o câncer infantojuvenil e a importância de um diagnostico rápido e bem feito e, portanto a importância dos agentes de saúde da família, aquelas moças que passam, pelo menos uma vez na semana em sua casa para ver se está tudo bem com você e com sua família.
Dr. Luiz Fernando Lopes |
Ainda reforçou que o tratamento, a internação, alimentação é tudo pago pelo SUS – Sistema Único de Saúde –. E das doações.
E contou a história do fundador do hospital do Câncer de Barretos, SP –Fundação Pio XII, mostrando fotos do hospital, em especial da Unidade da qual ele é o diretor, da Unidade de Câncer infantojuvenil.
Fundador do Hospital Pio XII
|
Hospital do Câncer de Barretos Unidade Infantojuvenil |
"A construção do Hospital de Câncer Infantojuvenil “Presidente Luiz Inácio Lula da Silva” foi realizada inteiramente por meio de doações obtidas através de duas edições da campanha televisiva “Direito de Viver” (transmitida pela Rede TV, Gazeta, Rede Vida e Canal Rural), e também por doações de empresas, pelo imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas do “Projeto Cuidar” – aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Barretos para a captação de recursos ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), conforme estabelece o Art. 260 da Lei 8.069/90. "
“O nome do Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido como forma de agradecimento pela sua colaboração ao Hospital de Câncer de Barretos durante sua gestão na Presidência da República”, explica o diretor geral da instituição, Henrique Prata. " Fonte: Hospital do Câncer de Barretos.
Dr. Luiz Fernando mostrou a partir de gráficos a maior incidência dos tipos de Cânceres que acometem as crianças e adolescentes.
Ana Claudia veio do Supermercado Noel, que também apoia este evento. |
Vieram de Três Corações, vários profissionais, dentre eles, um grupo vestido com camisetas cor de laranja, que chamou a atenção. Na camiseta deles está escrito: "Caminhada Passos que salvam. Todos em direção à cura do Câncer infantojuvenil".
Dr. Evandro Branquinho vestiu a camisa ! |
No final da palestra, o Dr. Luiz Fernando nos concedeu uma entrevista no Centro de Eventos de São Thomé das Letras, ao O Guardião da Montanha – Jornal on-line.
Em breve, neste blog, a palestra na íntegra sobre o câncer infantojuvenil, ministrado pelo Dr. Luiz Fernando Lopes, especialista e diretor da chamada Unidade Lulinha, em Barretos. Este nome foi dado em homenagem ao ex-presidente Lula.
Entrevista com
Professor–Doutor, Luiz Fernando Lopes, especialista em câncer infantojuvenil no hospital de Câncer de Barretos.
Apoio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!