terça-feira, 15 de setembro de 2015

Você sabe o que é intolerância à lactose?










A intolerância à lactose é uma condição caracterizada pela dificuldade em digerir a lactose, açúcar presente no leite e em seus derivados.  Algumas pessoas, por motivos desconhecidos, apresentam deficiência de lactase, enzima necessária para a digestão da lactose, o que leva a desenvolver a intolerância aos laticínios, explica o blog "Meu prato saudável", do Instituto do Coração de São Paulo (Incor).

A lactose é o açúcar presente no leite e em seus derivados. Ela é formada por glicose e galactose, substâncias que o organismo não consegue absorver sem a ajuda da lactase, que é a enzima responsável por quebrar a lactose em porções menores para que seja aproveitada pelo corpo, sem causar prejuízos.

A digestão da lactose pelo organismo acontece no intestino delgado. Entretanto, nas pessoas que apresentam deficiência da lactase, os produtos lácteos vão direto para o cólon, parte do intestino grosso, sem a digestão da lactose.

Com isso, a substância é convertida em gordura, gás carbônico e hidrogênio pelas bactérias da flora intestinal, produzindo um processo de fermentação no intestino. É essa etapa da digestão dos produtos lácteos que causa os sintomas da intolerância à lactose.

De acordo com os dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia, mais de 40% da população brasileira tem algum tipo de intolerância aos produtos lácteos. Os mamíferos apresentam uma queda natural na produção de lactase, depois que são desmamados.

Sinais e Sintomas
Inchaço do abdômen (barriga)Gases Diarreia ou fezes amolecidas Aumento da acidez das fezes e como consequência assaduras na região anal Sensação de indigestão Desnutrição em casos de má absorção intestinal

Vale lembrar que os sintomas variam de intensidade e de pessoa para pessoa, uma vez que tudo vai depender da quantidade de lactose ingerida e da quantidade da enzima lactase deficiente.

O tratamento parece ser simples, ou seja, basta retirar da alimentação os produtos lácteos, incluindo o leite. Porém é justamente por meio da ingestão dos laticínios que obtemos o cálcio, mineral essencial para a formação e fortalecimentos dos ossos e dos dentes, funcionamento da função cardíaca, contração muscular, coagulação do sangue, entre outras funções.

Portanto, a restrição aos produtos lácteos é importante, porém é necessário investir em outros alimentos para repor o cálcio ou até usar, com prescrição médica, uma suplementação de cálcio.

Além da dieta restritiva, já existem suplementos de lactase, que devem ser ingeridos juntamente com o produto lácteo. Entretanto, são caros e necessitam de um período de adaptação do corpo. Só devem ser usados com prescrição médica.

Dicas
Pessoas com intolerância à lactose devem ficar atentas aos rótulos de todos os produtos industrializados (bolos, bolachas, molhos, etc.) e em alimentos preparados de forma caseira, que contenham leite, queijos, manteiga, creme de leite, requeijão e todos os tipos de laticínio. Outra dica importante é ficar de olho nos medicamentos, leia a bula para saber se eles contêm lactose.

No mercado brasileiro existem vários produtos sem lactose. Para substituir o leite de vaca é possível usar o leite de soja, de arroz ou ainda formulações de leite com baixa lactose. É válido caprichar na dieta, consumindo frutas, verduras, legumes e outros alimentos ricos em cálcio, como:

- Tofu
espinafre e vegetais verde-escuros em geral
oleaginosas como a amêndoa
ovos
frutas em geral
sardinha
semente de gergelim
salsinha
grão-de-bico
feijão
    - frutos do mar como o siri e o caranguejo”


Fonte: MSN – saúde e bem-estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!