domingo, 25 de fevereiro de 2018

Prefeita de São Thomé cassada!


Câmara Municipal lotada
Câmara Municipal lotada de pessoas
interessadas no assunto. 

Por Ana Lúcia Dias


Em 23 de fevereiro, na última sexta-feira a Câmara Municipal de São Thomé das Letras, MG aprovou a cassação da prefeita por 2/3 dos vereadores, no caso seis vereadores, pelos desatendimentos em 17 requerimentos enviados pela mesma. Isso caracteriza Infração Política Administrativa.


Em uma sessão extraordinária às 14h convocada pela Câmara, que costuma se reunir às terças-feiras, às 19h30 para que os habitantes do município possam comparecer.
Em uma demonstração de cidadania 




Foi uma sessão de aproximadamente 7h, que no final contou com uma manifestação em frente à Câmara de apoio à prefeita. O que tornou as últimas 2h da reunião tensa.  


Foram explicados durante praticamente 5h, os motivos que levou a Câmara legislativa do município à cassação do mandato da ex-prefeita Marisa Maciel de Souza (PT), que estava em seu segundo mandato. Ela foi eleita em seu primeiro mandato, em 2013-16 com 3001 votos, já no segundo mandato de 2017-20 com 1683 votos. O município têm cerca de 7 mil habitantes.



Pessoas esperando o resultado do lado da
Câmara Municipal de São Thomé
As pessoas interessadas no assunto que permaneceram do lado de fora da Câmara.
Municipal de São Thomé das Letras, MG

Pessoas interessadas esperando o resultado da
votação.

Está na Lei 201/67, por ser de 1967 levou três vereadores contra a cassação, a dizer: "que está lei era da ditadura militar!", Independente da Lei, seja essa ou aquela ou do tempo em que ela foi criada, pela primeira vez, a Câmara Municipal de São Thomé demonstrou coragem e Ética em realizar a cassação de um cargo majoritário do município, no caso o da prefeita.


Como está no regimento Interno da Câmara Municipal,  a Casa do povo tem um limite de 50 pessoas, foram distribuídas senhas para os primeiros que chegaram. Mas como o assunto interessava a todos, ficou muita gente do lado de fora, esperando o resultado.


Câmara com a lotação  máxima: 50 pessoas sentadas.

Câmara municipal lotada pelo assunto que
interessa a todos.
  
Guarda municipal em frente à Câmara
Municipal de São Thomé.                                          







Assista ao lado as explicações concedidas pelo assessor jurídico,  do poder Legislativo de São Thomé das Letras, MG


Assessor  jurídico da Câmara Municipal Dr. Adailton Gomes   

A posse do vice-prefeito Tomé Alvarenga como prefeito do município se deu imediatamente no sábado, 24 de fevereiro às 15h na Câmara Municipal. 

Um comentário:

  1. PT e suas porteiras abertas! Bom, espero agora que ela seja desligada do Partido. É o minimo.

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!