segunda-feira, 8 de junho de 2020

"Coronavírus: onde acompanhar os números da pandemia no Brasil após apagão de dados do governo"

Profissional de saúde cuida de paciente em hospital



"Na sexta-feira (05/06), o governo federal deixou de divulgar os números acumulados de casos e mortes de covid-19 no Brasil, tanto nos seus boletins diários quanto no site criado para informar sobre a pandemia no país.
A mudança foi muito criticada por cientistas, políticos e integrantes do Judiciário, e repercutiu mal internacionalmente, sendo inclusive mencionada pelo diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, que manifestou preocupação com a situação.
Acusado de ocultar dados, o governo brasileiro negou que esteja dificultando o acesso a informações sobre a pandemia e afirmou que os dados continuam disponíveis em bases públicas.
Segundo o Ministério da Saúde, houve uma alteração na forma de divulgar os casos e mortes, ao passar a levar em consideração a data em que ocorreram de fato e não mais quando foram notificados às autoridades. A pasta disse ainda estar criado uma nova plataforma com números detalhados.
Em reação ao governo, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) decidiu criar seu próprio painel sobre a covid-19 no Brasil, lançado no domingo."

  

"Coronavírus: mortes no Brasil passam de 37 mil após controvérsia sobre dados"


"O Brasil tem 37.134 mortes e 707.412 casos de covid-19 desde a chegada do novo coronavírus ao país, segundo dados nacionais compilados até esta segunda-feira (08/06)."
"Nas últimas 24 horas foram confirmadas 679 novas mortes pela covid-19 no país. No mesmo período, foram registrados 15.654 novos casos de infecção pelo novo coronavírus.
Os dados são do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) — a entidade criou uma plataforma para registrar os dados sobre o coronavírus no país, após o ministério ter passado a divulgar os números por volta das 22h, na semana passada.
Os estados com mais mortes acumuladas no Brasil são: São Paulo (9.188), Rio de Janeiro (6.781), Ceará (4.120), Pará (3.772) e Amazonas (2.271).
Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde, que desde a semana passada começou a divulgar o número próximo às 22h, divulgou os dados às 19h. A retomada do antigo horário de divulgação dos dados acontece após sucessivas críticas à postura da pasta em relação ao atraso na divulgação dos números."
Fonte: BBC - News Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!